Abiteboul minimiza chances de entrada da Hyundai na F1 em 2026: "Prioridade é o WRC"

Agora na direção dos programas de automobilismo da montadora, Abiteboul disse que presença no esporte acompanhará necessidades da marca no mercado

Cyril Abiteboul, Team principal Hyundai World Rally Team

O novo responsável pelos programas de automobilismo da Hyundai, Cyril Abiteboul, minimizou os rumores referentes a uma possível entrada da montadora sul-coreana na Fórmula 1 em 2026, afirmando que o rally segue sendo a prioridade da marca no momento.

A chegada recente de Abitebouol à Hyundai, após anos na F1 como chefe de equipe na Caterham e na Renault, ajudou a alimentar rumores de que a montadora poderia estar visando uma ida para a categoria no futuro

Leia também:

Os chefes da F1 falam há tempos sobre várias montadoras terem demonstrado interesse em entrar para a categoria no início da nova era de motores, em 2026. O nome da Hyundai sempre esteve entre os rumores, mas Abiteboul disse que é muito prematuro para ele estar olhando para algo do tipo.

Na verdade, ele diz que os esforços da Hyundai no Campeonato Mundial de Rally da FIA (WRC) segue sendo o foco da marca, por casar melhor com a venda de carros de rua. Porém, Abiteboul sugere que, com os esforços da marca para aumentar suas vendas no mercado nos próximos anos, outros projetos no esporte podem casar melhor.

Falando com a imprensa, incluindo o Motorsport.com sobre correr em outras categorias como carros esportivos ou F1, Abiteboul disse: "Não há um plano particular. Claro, a Hyundai é uma marca que está vivendo um desenvolvimento fantástico em escala global, com uma nova linha de produtos e mais. E o automobilismo está aqui para sustentar os negócios".

Dani Sordo, Candido Carrera, Hyundai World Rally Team Hyundai i20 N Rally1

Dani Sordo, Candido Carrera, Hyundai World Rally Team Hyundai i20 N Rally1

Photo by: Romain Thuillier / Hyundai Motorsport

"Então, eu preciso entender, junto com o resto da empresa, o que os negócios precisam, e como podemos ajudar no momento. O rally tem sido a melhor solução para apoiar o segmento de carros de rua, o segmento A.  Precisamos entender como que o segmento A irá atuar adiante, para garantir que o rally siga sendo relevante".

"Essa é certamente a prioridade agora. Estamos nos preparando. Temos que vencer e garantir que o rally siga cumprindo os interesses dos negócios".

Pressionado sobre o fato da Hyundai ter seu nome ligado à F1 há algum tempo, Abiteboul disse que seria errado dizer que está fora das cartas. Mas, igualmente, disse que é cedo demais para sugerir que isso é algo seriamente considerado.

"Não quero dizer sim, porque aí vocês vão escrever dizendo que a Hyundai estará na F1. Quero voltar à minha resposta anterior. Precisamos ter certeza de que isso serve ao nosso negócio. No momento, o rally está cumprindo esse papel, e a prioridade é que siga assim, trabalhando com a FIA e os organizadores".

"Se precisarmos fazer algo a mais, veremos com o tempo. Mas essa não é a prioridade agora. A prioridade é vencer no rally".

A Hyundai está em sua segunda passagem pelo WRC, retornando à categoria em 2014. A companhia também tem uma presença regular nos carros de turismo sob as regras do TCR desde o lançamento da categoria, em 2017.

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #213 – Briga por 11ª equipe escancara crise entre FIA e F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Diretor da F1 traça paralelo entre Senna, Schumacher e Alonso
Próximo artigo F1: De Vries enfrenta processo de magnata holandês por empréstimo de 250 mil euros

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil