Alonso não cogita mudar abordagem agressiva nas largadas
Mesmo que seus únicos abandonos tenham sido em acidentes na primeira volta, espanhol se diz "muito calmo"
Os dois únicos abandonos de Fernando Alonso na temporada ocorreram da mesma maneira, com acidentes logo na primeira curva dos GPs da Bélgica e do Japão, mas o espanhol nem pensa em mudar sua abordagem nas largadas para se precaver nas duas etapas que restam, nos Estados Unidos e no Brasil.
“Tem a ver com a posição em que você larga. Se larga da pole position, evita 99% das batidas”, lembra Alonso, cuja posição média no grid é o sexto lugar. “Precisamos melhorar nosso ritmo aos sábados e tentar largar mais à frente para evitar esse tipo de coisa, mas não tenho que mudar nada nas minhas ações para a primeira volta. Sempre fomos muito calmos, sem assumir muito risco, e os abandonos que tivemos foram por coisas completamente fora de nosso alcance.”
O espanhol, que ganhou 25 posições somando todas as primeiras voltas dos 18 GPs até aqui, acredita que não há motivos para que seu azar nas primeiras voltas nestas duas provas se torne sorte. “Aconteceu conosco, mas também pode acontecer com os demais. No final do ano, tudo fica equilibrado.”
Segundo Alonso, os acidentes não são necessariamente decisivos, só fazem com que ele e a equipe não possam mais cometer erros.
“Isso me fez perder a vantagem de poder cometer um erro e não perder muitos pontos. Mesmo depois do que aconteceu em Suzuka, seguimos fortes no campeonato, só não temos a chance de ter uma quebra ou algo do tipo. Se acontecer isso, pagaremos muito caro, assim como pagamos no Japão.”
O campeonato pode acabar já no GP dos Estados Unidos caso Vettel abra mais 15 pontos em relação a Alonso. Se o espanhol não completar, um terceiro lugar basta ao alemão. Se Vettel for segundo, Alonso não pode ser mais que nono e, se vencer, o piloto da Ferrari evita o tricampeonato do rival chegando no mínimo em quarto.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.