ANÁLISE: Qual equipe de F1 teve maior salto na performance em 2024?
Embora ainda seja muito cedo para conclusões definitivas sobre a ordem das forças na Fórmula 1 em 2024, algumas tendências se tornaram aparentes sobre quais equipes fizeram a lição de casa melhor do que outras
Sob regulamentos estáveis, a nova temporada da Fórmula 1 está apresentando semelhanças com o final de 2023. Atrás da Red Bull, a Ferrari parece ser a segunda mais rápida, mantendo seu ritmo de classificação, mas acrescentando um grande passo no desempenho de corrida para se distanciar do pelotão intermediário.
Após duas rodadas em circuitos diferentes, a disputa entre a Mercedes e a McLaren continua acirrada, com os pontos fortes e fracos de ambos carros exibidos na Arábia Saudita.
Há ainda a Aston Martin, a revelação da primeira metade de 2023 que continuou melhorando, mas não tanto quanto seus rivais mencionados anteriormente e, portanto, caiu para quinto, enquanto um abismo parece ter se aberto atrás dela.
Desempenho na classificação 2023 vs. 2024
Equipe | Bahrein | Arábia Saudita |
Red Bull | -0.6s | -0.8s |
Ferrari | -0.85s | -0.7s |
Mercedes | -0.8s | -0.5s |
McLaren | -1.5s | -1.2s |
Aston Martin | -0.8s | -0.8s |
Alpine | -0.1s | +0.3s |
Williams | -1.2s | -1.0s |
RB | -1.3s | -1.4s |
Haas | -1.0s | -0.4s |
Sauber | -0.7s | -0.3s |
Em comparação com o ano passado, a Alpine é claramente a equipe que mais perdeu rendimento. Ela foi a única que conseguiu ser mais lenta em Jeddah em relação a 2023.
De outro lado, está a McLaren, que pode disputar com a RB o título de equipe que mais melhorou nos últimos 12 meses.
A McLaren é uma das equipes que mais melhoraram nos últimos 12 meses
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
No caso da McLaren, uma boa parte dos cerca de 1,2 a 1,3 segundos que ela encontrou veio em 2023, com atualizações importantes na Áustria e em Singapura, permitindo que a equipe fechasse o ano como a segunda mais rápida.
A RB também obteve ganhos em 2023 graças ao desenvolvimento contínuo do assoalho e a uma mudança na suspensão que a tornou uma das melhores equipes em curvas de baixa velocidade.
Mas, de acordo com os comentários de Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo, a equipe anglo-italiana ainda tem mais tempo para encontrar com cargas elevadas de combustível.
Em ritmo de uma volta, a Williams é a terceira equipe que mais melhorou, reforçando a crença de que os resultados virão quando ela conseguir completar finais de semana de corrida mais limpos do que Bahrein e Jeddah.
Das quatro últimas equipes do ano passado, a Sauber foi a que teve o início mais decepcionante, conseguindo um tempo de volta razoável, mas não tanto quanto seus rivais diretos, mostrando o quão brutal pode ser o jogo relativo da implacável corrida de desenvolvimento da F1.
O acerto de corrida é o verdadeiro ganho para a Ferrari, mas será que a Mercedes realmente resolveu seus problemas?
A Ferrari deu um passo à frente no ritmo de longa duração
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
No papel, Red Bull, Ferrari, Mercedes e Aston melhoraram por uma margem semelhante no ritmo de uma volta, mas foi o desempenho de corrida da Ferrari e da Mercedes que foi particularmente problemático no ano passado e, portanto, o desempenho delas em uma distância de corrida é muito mais revelador.
A Ferrari claramente conseguiu eliminar a maior parte de seus pontos fracos em corridas, com o SF-24 mais fácil de pilotar e mais robusto em várias condições, com Carlos Sainz e Charles Leclerc conquistando lugares incontestáveis no pódio no Bahrein e em Jeddah, respectivamente.
A Mercedes também produziu um carro melhor em relação ao do ano passado, mas a pista lisa da Arábia Saudita trouxe alguns problemas alarmantes nas curvas de alta velocidade e saltos que prejudicaram a luta com a Scuderia tanto na classificação quanto na corrida.
A F1 agora é uma série de dois níveis
A Alpine se afastou drasticamente das cinco principais equipes
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
A Alpine muitas vezes definhou na terra de ninguém ao terminar 2023 em sexto lugar na tabela de classificação dos construtores, e seu consequente fracasso em uma hierarquia estável abriu ainda mais a divisão entre as cinco equipes superiores e inferiores.
Isso significa que, como diria um cínico, quem vencer Lance Stroll, da Aston, ganhará efetivamente um ponto se não houver nenhum incidente grave. Stroll terminou em 10º lugar no Bahrein, mas sua batida em Jeddah abriu a porta para uma batalha gigantesca pelo último ponto, vencida por Nico Hulkenberg, da Haas.
Parece improvável que essa perspectiva mude tão cedo. Os dados da corrida do Bahrein sugeriram que a Haas poderia batalhar com a Aston Martin, mas a última mostrou um ritmo de corrida mais forte em Jeddah para cortar essa teoria pela raiz por enquanto.
Embora a corrida em Albert Park, em Melbourne, terá um terceiro layout de pista exclusivo que trará mais respostas, muitas equipes já estão de olho na quarta etapa, no Japão, para ter uma ideia mais clara de onde realmente estão.
Suzuka não é apenas uma pista de testes ideal, com sua desafiadora variedade de curvas de alta, média e baixa velocidade, divididas por uma longa reta, mas o GP do Japão também acontece muito antes da data de setembro do ano passado. Isso significa que teremos uma visão melhor de como as equipes se desenvolveram durante o inverno, em vez de compararmos com 12 meses atrás.
"Do jeito que o calendário está este ano, acho que em quatro corridas teremos uma boa ideia. Temos o Japão, que é um circuito e tanto para medir um carro. Nesse tipo de circuito, você vai descobrir muita coisa...", alertou o veterano da Ferrari, Jock Clear.
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