Lando Norris reclama de carros atuais da F1 e cobra mudanças

Piloto alega questões de saúde e segurança para que FIA se preocupe com o conforto dos condutores

Lando Norris, McLaren MCL38

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

O retorno dos carros com efeito de solo em 2022 e a forma como a altura da suspensão traseira é tão importante para o desempenho no momento significam que as equipes estão tendo que deixar os carros de Fórmula 1 em configurações baixas e rígidas.

Isso significa que as condições podem se tornar desconfortáveis para os pilotos, e tem havido reclamações frequentes de várias estrelas importantes sobre a situação que não deve ser aceita a longo prazo.

Leia também:

À medida que a FIA começa a trabalhar na elaboração dos regulamentos de 2026, Lando Norris acredita que um aspecto que precisa ser levado em conta é ajudar a evitar problemas físicos excessivos.

Perguntado pela Autosport se o conforto do piloto precisava ser melhorado, o piloto da McLaren disse: "Poderia ser melhor? E era melhor há alguns anos, com os carros antigos? 100%. Definitivamente, há algumas pessoas que acham que não é ruim e que costumava ser pior há muitos anos e todas essas coisas, mas acho que os tempos mudaram.", declarou.

"Acho que às vezes reclamamos, mas certas coisas também têm um bom motivo, para nosso próprio corpo e para a segurança e a saúde. Portanto, acho que há áreas que podem ser melhoradas, com certeza."

Norris disse que não é responsabilidade das equipes se concentrar no conforto do piloto, pois o trabalho delas é produzir carros que andem o mais rápido possível.

Lando Norris, McLaren F1 Team, talks to the media

Lando Norris, da equipe McLaren F1, fala com a mídia

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Em vez disso, ele acreditava que cabia à FIA criar regulamentos que garantam que as equipes não precisassem levar as coisas ao extremo.

"Acho que isso precisa ser um pouco melhorado, porque as equipes simplesmente fazem os carros mais rápidos e depois nós os dirigimos", acrescentou Norris.

"Há certos momentos em que isso começa a ter um preço. Definitivamente, não é tão ruim quanto era há dois anos. As coisas melhoraram desde então, com o porpoising e tudo isso. Mas você ainda tem que dirigir os carros extremamente baixos e rígidos, e todas essas coisas", explicou. 

"Tenho muita dificuldade com meu corpo, minhas costas e todas essas coisas. E tenho que fazer muita coisa agora, o que não precisava fazer há alguns anos. Eu não diria que é diretamente por causa do carro, acho que um pouco disso é natural para mim, eu tenho que trabalhar nisso, mas acho que as coisas a longo prazo precisam ser melhoradas, especialmente se eu quiser ficar aqui por muitos anos.", encerrou Norris.

O companheiro de equipe de Norris na McLaren, Oscar Piastri, concorda que, embora as coisas estejam melhores em comparação com os últimos anos, definitivamente há mais coisas que podem ser feitas para ajudar os pilotos.

"Dirigi o carro 2022 no início do ano e, sem dúvida, demos alguns passos à frente em termos de porpoising e melhoria do conforto e coisas do gênero para nós. Portanto, não é tão ruim quanto era quando esses regulamentos entraram em vigor.", analisou Piastri.

"Mas não é tão confortável quanto os carros antigos eram. Portanto, acho que esse é um ponto válido para nós. Vamos dirigir o carro como ele for mais rápido e nunca perder tempo de volta para não ficar com o corpo dolorido depois da corrida. Por isso, precisamos de regras que nos impeçam de fazer isso, porque somos tão competitivos que vamos buscar o melhor tempo de volta, custe o que custar.", alertou.

"Sinto que houve um bom trabalho para resolver o problema, mas é algo que precisamos observar no futuro.", finalizou Piastri.

Quem MAIS ENTENDE do carro da RBR? Em meio a RUMORES, Rico Penteado DETALHA como funciona a equipe

Confira o episódio de estreia do PÓDIO CAST, o novo videocast sobre motociclismo!

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #273 - Quem está fazendo 'hora-extra' na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Diante de começo ruim na temporada de 2024, Alpine acredita que mudança na equipe pode reverter cenário
Próximo artigo ANÁLISE: Qual equipe de F1 teve maior salto na performance em 2024?

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil