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Análise técnica de Giorgio Piola
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Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica: saiba como a Ferrari deu a volta por cima na F1

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Análise técnica: saiba como a Ferrari deu a volta por cima na F1
Por:
Traduzido por: Vital Neto
2 de out de 2019 11:45

Alterações no conceito aerodinâmico e evolução do motor explicam crescimento da equipe, enquanto Mercedes foca em 2020

Desde o fim das férias de verão, a Ferrari virou o jogo contra seus rivais na Fórmula 1, não apenas conquistando vitórias em circuitos de baixa pressão aerodinâmica, onde se esperava um bom desempenho do time, mas também onde acreditava-se que ficariam para trás. Os resultados na Rússia podem não ter sido favoráveis, mas a escuderia deu sinais de que brigará com a Mercedes com frequência até o fim da temporada.

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O SF90, com o novo pacote de alta pressão aerodinâmica, deu um passo à frente e enquanto as atualizações aerodinâmicas resultaram em claros avanços em termos de arrasto, a equipe foi capaz de explorar toda a superioridade de sua unidade de potência e manter uma relativa vantagem de velocidade em relação à Mercedes.

O avanço da Ferrari chegou como uma tempestade para as flechas de prata, cuja terceira atualização falhou em elevar as expectativas e exige que o motor opere abaixo do limite para garantir a confiabilidade. O time italiano, que já possuía um trunfo em termos de potência, acrescentou mais performance com a nova versão do motor, inaugurado na Itália, e continuou a crescer nas etapas seguintes.

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A Ferrari conseguiu liberar potência não apenas durante as corridas, mas trouxe mais um pequeno impulso para os treinos classificatórios também. Charles Leclerc se aproveitou bem das modificações e arrancou quatro poles consecutivas após as férias da F1, indicando que existe uma margem a ser explorada em termos de ajustes do carro e de estilo de pilotagem.

O mais importante fator, e talvez aquele que o time procurava, é que a atualização aerodinâmica implementada pela Ferrari é agora capaz de extrair performance dos pneus de um modo que não conseguia antes. Parece que antes, o SF90 era incapaz de gerar o calor necessário nos pneus dianteiros, o que significava ter de trabalhar em uma janela de performance muito estreita, o que reduzia o desempenho e a vida útil dos compostos, se comparado ao que seus rivais conseguiam fazer.

Aparentemente, o conceito geral do carro deste ano, levando em conta as mudanças aerodinâmicas do regulamento de 2019, não havia levado em conta a menor espessura dos pneus Pirelli, que havia sido reduzida em 0,4 mm, o que já havia sido alterado em 2018. As atualizações introduzidas em Singapura parecem ter resolvido suas fraquezas em pistas de baixa velocidade, mas nem a Ferrari esperava que o carro respondesse tão bem quanto fez.

Aqui estão as mudanças que elevaram o desempenho da Ferrari:

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Ferrari SF90, comparação na asa dianteira

Ferrari SF90, comparação na asa dianteira
1/4

Foto de: Giorgio Piola

A atualização centra em uma solução que tem sido vista se proliferando no grid desde que a Mercedes trouxe o conceito no início de 2017, uma capa inferior no nariz do carro. No caso da Ferrari foi a capa foi inserida à estrutura prévia do bico, eliminando os pilares vazados que existiam previamente.

Ferrari SF90, área inferior do bico do carro

Ferrari SF90, área inferior do bico do carro
2/4

Foto de: Giorgio Piola

A estrutura, similar a um trenó, não apenas influencia no caminho do fluxo de ar a jusante - amplificando o desempenho de estruturas aerodinâmicas importantes , como os direcionadores laterais de ar – mas também reposicionando o centro de pressão, aumentando um pouco mais a que é exercida sobre o bico, ajudada pela quilha dividida abaixo do bico.

Ferrari SF90, assoalho

Ferrari SF90, assoalho
3/4

Foto de: Giorgio Piola

Para tirar vantagem da performance do novo conjunto dianteiro, e para equilibrar e melhorar a estabilidade do fluxo ao redor da traseira do carro, a equipe endureceu as ranhuras nas extremidades do assoalho, incorporando elementos de metal nas áreas suscetíveis a serem flexionadas, o que poderia reduzir a efetividade das saias laterais que direcionam o ar na região dos pneus traseiros (destacadas em amarelo).

Ferrari SF90 detalhe do difusor traseiro

Ferrari SF90 detalhe do difusor traseiro
4/4

Foto de: Giorgio Piola

A Ferrari também aproveitou a oportunidade para revisitar o desenvolvimento de seu difusor traseiro que foi testado na França e que não havia entregado a performance esperada. As mudanças centram nas aletas fixadas nos flaps que costumam ser fixadas nas extremidades das seções superiores e inferiores dos difusores.


 

Mercedes aposta no longo prazo

Enquanto a ressurgência da Ferrari ao longo das últimas corridas adicionou algo ao espetáculo da F1 e traz esperanças de um fim de temporada mais empolgante, a Mercedes já está mirando nos ganhos que poderá ter em 2020.

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Mercedes AMG F1 W10 detalhe da suspensão dianteira

Mercedes AMG F1 W10 detalhe da suspensão dianteira
1/2

Foto de: Giorgio Piola

As regras vão se manter relativamente estáveis para 2020, mas teremos uma mudança da Pirelli em como os pneus entregam performance e os times vão precisar se ajustar adequadamente. Com isso em mente, a Mercedes, que tem estado na vanguarda dos elementos de suspensão hidráulica desde antes da era híbrida, começou a testar um elemento modificado.

Red Bull Ring RB 14, suspensão dianteira

Red Bull Ring RB 14, suspensão dianteira
2/2

Foto de: Giorgio Piola

A solução que a Mercedes está testando tem sido continuamente usada por outras equipes ao longo dos últimos anos, como a Red Bull


Red Bull volta a ser terceira força

Apesar de ter passado por circuitos onde se esperava que a equipe austríaca repetisse o bom desempenho de antes das férias de verão, a Red Bull se viu relegada à terceira posição do grid em termos de desempenho, enquanto a Ferrari lhe roubou a posição de principal desafiante da Mercedes.

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Red Bull RB15 direcionadores do fluxo de ar

Red Bull RB15 direcionadores do fluxo de ar
1/2

Foto de: Giorgio Piola

A Red Bull ficou um pouco para trás dos rivais, parcialmente devido a penalidades por trocas das unidades de potência e parcialmente devido ao grau de desenvolvimento realizado. No entanto, em Singapura o time introduziu uma atualização, atualizando os perfis das extremidades dos direcionadores laterais do fluxo de ar e expondo os divisores.

Red Bull Racing RB15 detalhe do difusor

Red Bull Racing RB15 detalhe do difusor
2/2

Foto de: Giorgio Piola

Isso foi acompanhado de uma mudança na traseira do carro, já que o time acrescentou dois elementos na base dos dois reforços traseiros, enquanto alterou essas estruturas, colocando-as na vertical.

Ferrari completa 90 anos e passa por jejum

A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. Por isso, vitórias de Vettel e Leclerc têm sabor ainda mais especial. No entanto, a equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen em 2007, o único da era pós Schumacher. Relembre todos os carros da lendária equipe na F1:

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Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.

Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.
1/72

Foto de: Ferrari

1950: Ferrari 125

1950: Ferrari 125
2/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Giovanni Bracco, Raymond Sommer, Luigi Villoresi, Peter Whitehead

1950-1951: Ferrari 375

1950-1951: Ferrari 375
3/72

Foto de: Ferrari Media Center

Piloto: Alberto Ascari, Dorino Serafini, Luigi Villoresi, Piero Taruffi, Jose Froilan Gonzalez, Chico Landi

1952-1953: Ferrari 500

1952-1953: Ferrari 500
4/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, André Simon, Piero Taruffi, Luigi Villoresi

1953-1954: Ferrari 553 Squalo

1953-1954: Ferrari 553 Squalo
5/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Piero Carini, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Robert Manzon

1954-1955: Ferrari 625

1954-1955: Ferrari 625
6/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Eugenio Castellotti, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Piero Taruffi, Maurice Trintignant

1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo

1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
7/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Giuseppe Farina, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Harry Schell, Piero Taruffi, Maurice Trintignant

1956-1957: Lancia-Ferrari D50

1956-1957: Lancia-Ferrari D50
8/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Juan Manuel Fangio, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Luigi Musso, André Pilette, Wolfgang von Trips

1957: Lancia-Ferrari 801

1957: Lancia-Ferrari 801
9/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Luigi Musso, Cesare Perdisa, Maurice Trintignant, Wolfgang von Trips

1958-1960: Ferrari 246

1958-1960: Ferrari 246
10/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Cliff Allison, Jean Behra, Tony Brooks, Peter Collins, Olivier Gendebien, Ritchie Ginther, Jose-Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Mike Hawthorn, Phil Hill, Willy Mairesse, Luigi Musso, Wolfgang von Trips

1960: Ferrari 246P

1960: Ferrari 246P
11/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Ritchie Ginther

1961-1962: Ferrari 156

1961-1962: Ferrari 156
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Foto de: Sutton Motorsport Images

Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Olivier Gendebien, Richie Ginther, Phil Hill, Willy Mairesse, Pedro Rodriguez, Ricardo Rodriguez, Wolfgang von Trips

1963: Ferrari 156/63

1963: Ferrari 156/63
13/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Willy Mairesse, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

1964-1965: Ferrari 158

1964-1965: Ferrari 158
14/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, John Surtees, Nino Vaccarella

1964-1965: Ferrari 1512

1964-1965: Ferrari 1512
15/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Pedro Rodriguez, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

1966: Ferrari 246/66

1966: Ferrari 246/66
16/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Ludovico Scarfiotti

1966-1967: Ferrari 312

1966-1967: Ferrari 312
17/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Mike Parkes, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

1967-1968: Ferrari 312/67

1967-1968: Ferrari 312/67
18/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Lorenzo Bandini, Derek Bell, Andrea de Adamich, Jacky Ickx, Ludovico Scarfiotti, Jonathan Williams

1968-1969: Ferrari 312/68

1968-1969: Ferrari 312/68
19/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Derek Bell, Jacky Ickx, Pedro Rodriguez

1969: Ferrari 312/69

1969: Ferrari 312/69
20/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Tino Brambilla, Pedro Rodriguez

1969-1971: Ferrari 312B

1969-1971: Ferrari 312B
21/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Mario Andretti, Ignazio Giunti, Jacky Ickx, Clay Regazzoni

1971-1973: Ferrari 312B/2

1971-1973: Ferrari 312B/2
22/72

Foto de: Lucien Harmegnies

Piloto: Mario Andretti, Nanni Galli, Jacky Ickx, Arturo Merzario, Clay Regazzoni

1973: Ferrari 312B3-73

1973: Ferrari 312B3-73
23/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Jacky Ickx, Arturo Merzario

1974-1975: Ferrari 312B3-74

1974-1975: Ferrari 312B3-74
24/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni

1975-1976: Ferrari 312T

1975-1976: Ferrari 312T
25/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni

1976-1978: Ferrari 312T2

1976-1978: Ferrari 312T2
26/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann, Gilles Villeneuve

1978-1979: Ferrari 312T3

1978-1979: Ferrari 312T3
27/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Carlos Reutemann, Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

1979: Ferrari 312T4

1979: Ferrari 312T4
28/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

1980: Ferrari 312T5

1980: Ferrari 312T5
29/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

1981: Ferrari 126CK

1981: Ferrari 126CK
30/72

Foto de: Ercole Colombo

Piloto: Didier Pironi, Gilles Villeneuve

1982: Ferrari 126C2

1982: Ferrari 126C2
31/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Mario Andretti, Didier Pironi, Patrick Tambay, Gilles Villeneuve

1983: Ferrari 126C2B

1983: Ferrari 126C2B
32/72

Foto de: Ercole Colombo

Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay

1983: Ferrari 126C3

1983: Ferrari 126C3
33/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay

1984: Ferrari 126C4

1984: Ferrari 126C4
34/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Rene Arnoux

1985: Ferrari 156/85

1985: Ferrari 156/85
35/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, René Arnoux, Stefan Johansson

1986: Ferrari 156/85

1986: Ferrari 156/85
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Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Stefan Johansson

1987: Ferrari F1-87

1987: Ferrari F1-87
37/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger

1988: Ferrari F1-87/88C

1988: Ferrari F1-87/88C
38/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger

1989: Ferrari 640

1989: Ferrari 640
39/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Gerhard Berger, Nigel Mansell

1990: Ferrari 641

1990: Ferrari 641
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Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Nigel Mansell, Alain Prost

1991: Ferrari 642

1991: Ferrari 642
41/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Alain Prost

1991: Ferrari 643

1991: Ferrari 643
42/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gianni Morbidelli, Alain Prost

1992: Ferrari F92A

1992: Ferrari F92A
43/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli, Nicola Larini

1992: Ferrari F92AT

1992: Ferrari F92AT
44/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli

1993: Ferrari F93A

1993: Ferrari F93A
45/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

1994: Ferrari 412T1

1994: Ferrari 412T1
46/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger, Nicola Larini

1994: Ferrari 412T1B

1994: Ferrari 412T1B
47/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

1995: Ferrari 412T2

1995: Ferrari 412T2
48/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

1996: Ferrari F310

1996: Ferrari F310
49/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

1997: Ferrari F310B

1997: Ferrari F310B
50/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

1998: Ferrari F300

1998: Ferrari F300
51/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

1999: Ferrari F399

1999: Ferrari F399
52/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Eddie Irvine, Mika Salo, Michael Schumacher

2000: Ferrari F1-2000

2000: Ferrari F1-2000
53/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2001-2002: Ferrari F2001

2001-2002: Ferrari F2001
54/72

Foto de: Ferrari Media Center

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2002-2003: Ferrari F2002

2002-2003: Ferrari F2002
55/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2003: Ferrari F2003-GA

2003: Ferrari F2003-GA
56/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2004: Ferrari F2004

2004: Ferrari F2004
57/72

Foto de: Bridgestone Corporation

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2005: Ferrari F2005

2005: Ferrari F2005
58/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2006: Ferrari 248F1

2006: Ferrari 248F1
59/72

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Michael Schumacher

2007: Ferrari F2007

2007: Ferrari F2007
60/72

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen

2008: Ferrari F2008

2008: Ferrari F2008
61/72

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen

2009: Ferrari F60

2009: Ferrari F60
62/72

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Pilotos: Luca Badoer, Giancarlo Fisichella, Felipe Massa, Kimi Räikkönen

2010: Ferrari F10

2010: Ferrari F10
63/72

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2011: Ferrari F150

2011: Ferrari F150
64/72

Foto de: Ferrari Media Center

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2012: Ferrari F2012

2012: Ferrari F2012
65/72

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2013: Ferrari F138

2013: Ferrari F138
66/72

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2014: Ferrari F14 T

2014: Ferrari F14 T
67/72

Foto de: Rainier Ehrhardt

Pilotos: Fernando Alonso, Kimi Räikkönen

2015: Ferrari SF-15T

2015: Ferrari SF-15T
68/72

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2016: Ferrari SF16-H

2016: Ferrari SF16-H
69/72

Foto de: Pirelli

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2017: Ferrari SF70H

2017: Ferrari SF70H
70/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2018: Ferrari SF71H

2018: Ferrari SF71H
71/72

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2019: Ferrari SF90

2019: Ferrari SF90
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Foto de: Ferrari

Pilotos: Charles Leclerc, Sebastian Vettel

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CARRO MELHOR E PILOTOS EM ROTA DE COLISÃO

A melhora do carro é nítida. E junto dela uma crescente tensão entre os pilotos. No podcast do Motorsport.com, debatemos se é necessário que a Ferrari priorize um de seus pilotos.

 

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Categoria Fórmula 1
Autor Matthew Somerfield