Recomendado para você

F1: Tsunoda reage a rumores de Hadjar na Red Bull em 2026

F1: Tsunoda reage a rumores de Hadjar na Red Bull em 2026

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Tsunoda reage a rumores de Hadjar na Red Bull em 2026
Indy: Penske anuncia Malukas como substituto de Power para 2026

Indy: Penske anuncia Malukas como substituto de Power para 2026

Indy
Indy: Penske anuncia Malukas como substituto de Power para 2026
Embalado por vitória, Clerot chega confiante em Barcelona para seguir entre os primeiros na FRECA

Embalado por vitória, Clerot chega confiante em Barcelona para seguir entre os primeiros na FRECA

Geral
Embalado por vitória, Clerot chega confiante em Barcelona para seguir entre os primeiros na FRECA
Alexander Jacoby retorna a Jerez, palco de sua estreia em 2025

Alexander Jacoby retorna a Jerez, palco de sua estreia em 2025

Geral
Alexander Jacoby retorna a Jerez, palco de sua estreia em 2025
Vice-líder da F4 Italiana, Gabriel Gomez corre em Barcelona para manter série de pódios

Vice-líder da F4 Italiana, Gabriel Gomez corre em Barcelona para manter série de pódios

Geral
Vice-líder da F4 Italiana, Gabriel Gomez corre em Barcelona para manter série de pódios
F1 - Norris sobre ordens de equipe da McLaren: Somos liberados para correr "99% das vezes"

F1 - Norris sobre ordens de equipe da McLaren: Somos liberados para correr "99% das vezes"

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1 - Norris sobre ordens de equipe da McLaren: Somos liberados para correr "99% das vezes"
MotoGP: Ducati bate martelo e Álex Márquez 'rouba' vaga de di Giannantonio ao lado de Márquez e Bagnaia em 2026; entenda

MotoGP: Ducati bate martelo e Álex Márquez 'rouba' vaga de di Giannantonio ao lado de Márquez e Bagnaia em 2026; entenda

MotoGP
Misano Official Testing
MotoGP: Ducati bate martelo e Álex Márquez 'rouba' vaga de di Giannantonio ao lado de Márquez e Bagnaia em 2026; entenda
Piloto de 28 anos se torna candidata à presidência da FIA

Piloto de 28 anos se torna candidata à presidência da FIA

Geral
Piloto de 28 anos se torna candidata à presidência da FIA

Após polêmica com Alonso, FIA proíbe definitivamente toque de macacos em carros que pagam punição em pit stops da F1

A decisão foi tomada após reunião de representantes do órgão com as equipes antes dos treinos livres desta sexta-feira, primeiro dia do GP da Austrália

Fernando Alonso, Aston Martin AMR23, is returned to the garage

Após polêmica envolvendo o espanhol Fernando Alonso, da Aston Martin, no GP da Arábia Saudita de Fórmula 1, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu proibir de forma definitiva o toque de macacos em carros que estão 'pagando' punições durante pit stops.

O editor recomenda:

Em Jeddah, Alonso tomou uma penalidade de cinco segundos por se posicionar de maneira errada no grid de largada do circuito de Corniche. O piloto, então, pagou a punição em seu primeiro stop, de modo que a Aston não 'trabalhou' no carro do espanhol nos primeiros cinco segundos de sua parada. Entretanto, foi verificado que um mecânico acabou cometendo um deslize e tocou o AMR23 do bicampeão mundial da F1 com um macaco.

Após a prova, na qual Alonso foi terceiro, ele acabou punido em 10s, perdendo o pódio. A Aston, porém, argumentou aos comissários que o regulamento proibia um 'trabalho' no carro durante o período de 'pagamento' da punição, o que não teria acontecido no caso de Jeddah, ainda que o mecânico tenha tocado o monoposto com o macaco. Os comissários, então, 'reverteram' a segunda punição, após também serem confrontados por casos similares em que não houve 'gancho'.

De qualquer forma, agora a FIA proibiu definitivamente quaisquer toques de mecânicos/macacos em carros de pilotos que estão pagando penalidades, de modo que a nova medida já passa a valer no GP da Austrália, disputado no circuito de Albert Park, em Melbourne, neste fim de semana. A decisão foi tomada após reunião de representantes do órgão com as equipes antes dos treinos livres desta sexta-feira.

GIAFFONE opina: Verstappen não quer ter amigos e lembra Alonso, RBR vai 'liberar' Pérez. E Hamilton?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Treinos que valem pontos? F1 vai 'longe demais' com entretenimento?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 AO VIVO: Acompanhe o primeiro treino livre para o GP da Austrália em Tempo Real
Próximo artigo F1: Verstappen roda, mas lidera TL1 na Austrália; Hamilton é segundo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros