Últimas notícias
Fórmula 1 GP da Espanha

Aumento de ultrapassagens nas provas diminui importância da classificação

Esta é a opinião de Paul Hembery, diretor esportivo da Pirelli, que elogiou a ação da empresa durante o GP da Espanha

Mark Webber largou na pole e terminou em quarto na Espanha

Foi-se o tempo em que os treinos classificatórios muitas vezes eram mais emocionantes que as próprias corridas. O cenário mudou graças aos pneus Pirelli, cuja degradação obriga as equipes a fazerem mais paradas, e às novas regras, que limitam os times a usarem apenas seis jogos de pneus no sábado e no domingo.

Para o diretor esportivo da Pirelli, Paul Hembery, a classificação não perdeu completamente o sentido.

“A classificação se tornou importante porque quase não havia ultrapassagem nas corridas. Agora, é menos importante porque se pode passar mais durante as provas. Mas ainda têm sua relevância porque, se você fica preso no tráfego durante a corrida, como aconteceu com Button na Espanha, pode perder contato com os pilotos da ponta”, afirmou em entrevista exclusiva com o TotalRace.

De qualquer forma, o fato é que, para poupar pneus durante a prova, é importante se envolver o mínimo possível em lutas por posição durante a classificação.

“Não subestime o valor de andar com pista livre. É obviamente melhor largar na frente, você precisa fazer menos ultrapassagens e pode escolher melhor suas linhas. No Q3, a posição é menos importante que no Q1 e no Q2, mas isso depende do circuito. Agora, vamos para pistas em que a classificação vai se tornar importante novamente.”

Falando sobre o GP da Espanha, o dirigente se mostrou satisfeito.

“É muito bom ver a disputa entre dois grandes pilotos nas últimas dez voltas, é muito emocionante. Também vimos boas brigas no meio do pelotão, bem como a performance de Nick Heidfeld, semelhante ao que Webber fez na China.”

Hembery destacou que a corrida em Barcelona foi bem menos monótona que em anos anteriores.

“Não houve problemas com pneus. Tivemos muitas mudanças e ultrapassagens e, para um circuito famoso por ter corridas em procissões, acho que vimos algo mais emocionante. Fizemos a nossa parte e estamos muito felizes.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Nick Heidfeld mostra que largar atrás pode ser lucrativo
Próximo artigo Burti: "Red Bull tem vantagem nos treinos, mas não é o caso na corrida"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil