Recomendado para você

Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência
F1 deixa de lado polêmico projeto de dois pit stops obrigatórios - por enquanto

F1 deixa de lado polêmico projeto de dois pit stops obrigatórios - por enquanto

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 deixa de lado polêmico projeto de dois pit stops obrigatórios - por enquanto
MotoGP - "Se me lesionar novamente, meu corpo não suportará", diz Martín sobre retorno em Valência

MotoGP - "Se me lesionar novamente, meu corpo não suportará", diz Martín sobre retorno em Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP - "Se me lesionar novamente, meu corpo não suportará", diz Martín sobre retorno em Valência
Dakar apresenta rota de 2026 pela Arábia Saudita com duas maratonas

Dakar apresenta rota de 2026 pela Arábia Saudita com duas maratonas

Dakar
Dakar
Dakar apresenta rota de 2026 pela Arábia Saudita com duas maratonas
Últimas notícias

Nick Heidfeld mostra que largar atrás pode ser lucrativo

Ricardo Penteado, engenheiro da Renault, diz que a economia de pneus ajudou o alemão a chegar em 8º depois de sair em último

Heidfeld chegou colado nas Mercedes

Nick Heidfeld tornou-se, no GP da Espanha, mais um exemplo de pilotos com carros bons que largam lá atrás e chegam na zona de pontos. O alemão partiu da 24ª para a oitava colocação, muito em função dos seis jogos de pneus novos que tinha à disposição por não ter participado do treino de classificação.

Com exclusividade ao TotalRace, Ricardo Penteado, engenheiro chefe de motores da Renault, que também trabalha diretamente no carro de Heidfeld, afirmou que a diferença de rendimento entre os compostos é o que faz estratégias como a do piloto funcionarem.

“Foi mais ou menos o que o Schumacher fez no Q3, deixando de rodar para guardar um jogo de pneus para a corrida. Depois da prova de Xangai, quando o Webber saiu de 18º para chegar no pódio, todo mundo viu que, em alguns circuitos nos quais a diferença entre os compostos é maior, é melhor guardar um pneu e não ir para a classificação;”

De acordo com o profissional, esse não deve ser o caso de Mônaco, já que os compostos usados no Principado – supermacio e macio – devem ser mais próximos em termos de rendimento. No entanto, isso é algo que só será definido nos treinos livres.

“É difícil prever. Temos uma base de dados coletados nas corridas realizadas até agora que permite estimar mais ou menos como vai ser a prova. O rendimento entre os compostos muda muito. Foi até por isso que optamos por parar quatro vezes com Nick. Mesmo somando dados na sexta-feira, sempre há algumas surprezinhas no domingo e acabamos nos baseando nos tempos dos outros para fazer nossa estratégia. Não é fácil”, finaliza.

Artigo anterior Whitmarsh: “queríamos que a corrida fosse um pouco mais longa”
Próximo artigo Aumento de ultrapassagens nas provas diminui importância da classificação

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros