Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Barulho da Fórmula 1 pode causar perda de audição, alerta pesquisador

Especialista em engenharia acústica da Universidade de Austin ensina como sair com "o ouvido inteiro" das corridas

Assistir a corridas de Fórmula 1 ao vivo causa danos à audição, comprovou pesquisador norte-americano. O doutor em engenharia acústica da Universidade do Texas, Craig Dolder, afirmou que o nível de decibéis de um carro da categoria “é o suficiente para potencialmente causar perda da audição.”

Dolder mediu o nível de barulho durante o GP dos Estados Unidos deste ano e, no local mais barulhento, chegou a um número próximo de 140 decibéis, considerado suficiente para causar perda permanente de parte da audição.

Além disso, os níveis de barulho cumulativos passaram, e muito, do que as entidades norte-americanas consideram seguro para um dia normal. Dependendo do lugar do circuito, este índice de exposição diária era ultrapassado em apenas uma volta. Segundo o pesquisador, isso significa que quem estava neste local ultrapassou em 85 vezes a dosagem diária recomendada de barulho.

Dolder também estudou qual seria o melhor método de curtir a corrida sem se expor a tanto barulho e concluiu que o ideal é usar os protetores auriculares em conjunto com um fone redutor de ruído, semelhante ao que profissionais da Fórmula 1 utilizam nos boxes.

Artigo anterior Com grandes mudanças técnicas, Rosberg espera obter vantagem em 2014
Próximo artigo Force India confirma Perez ao lado de Hulkenberg em 2014

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros