Relato do treino livre

Bottas lidera ‘possível quali’ e depende de mau tempo para ser pole no Japão

Piloto finlandês repetiu feito do TL1 e foi o mais rápido do dia, após liderar segundo treino livre em Suzuka. Caso classificação não aconteça no domingo, ele será o pole position

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Enquanto a Fórmula 1 fica na expectativa da passagem do supertufão Hagibis, Valtteri Bottas vem dominando as ações de pista. Nesta sexta-feira, o finlandês voltou a ser mais rápido no segundo treino livre, com vistas à corrida de domingo.

"Ainda bem que o tempo ficou bom, conseguimos correr bastante. Me senti bem desde o início e muito feliz com o carro em geral, com apenas pequenas coisas para ajustar. Ambas os treinos foram bons", disse o piloto da Mercedes.

Leia também:

Os comissários da F1 definiram que caso a realização do treino de classificação não seja possível na manhã dominical, por conta do mau tempo, a tabela de tempos do TL2 servirá como ordem do grid de largada, o que daria a pole a Bottas.

Lewis Hamilton ficou na segunda posição, configurando mais uma vez a dobradinha da Mercedes, que parece ter se aproveitado das "pequenas atualizações" anunciadas pelo chefe de equipe, Toto Wolff, para a etapa deste fim de semana. Veja abaixo:

Car of Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
Mercedes F1 AMG W10 technical detail
Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail
Mercedes AMG F1 W10, detail front wing
Mercedes F1 AMG W10 front wing detail
Mercedes F1 AMG W10 sidepods detail
Mercedes F1 AMG W10, cover
Mercedes F1 AMG W10, cover
Mercedes F1 AMG W10, rear
Mercedes F1 AMG W10, rear
Red Bull RB15
Front suspension of Red Bull Racing RB15
Aero details on the Red Bull Racing RB15
Front Suspension of Red Bull Racing RB15
Front Suspension of Red Bull Racing RB15
Front wing of Red Bull Racing
Front wing of Red Bull Racing RB15
Front wing of Red Bull Racing RB15
Front wing of Red Bull Racing RB15
Red Bull Racing pit stop practice
Red Bull Racing pit stop practice
Red Bull Racing RB15 front detail
Red Bull Racing RB15 front detail
Red Bull Racing RB15 front detail
Red Bull Racing RB15 front detail
Red Bull Racing RB15 front detail
Red Bull Racing RB15 rear wing detail
Red Bull Racing RB15 rear wing detail
Red Bull Racing RB15 rear wing detail
Red Bull Racing RB15 rear wing detail
Red Bull Racing RB15 front detail
Front Wing of Renault R.S.19
Front Wing of Renault R.S.19
Front Wing of Renault R.S.19
Front Wing of Renault R.S.19
Front wing of Renault R.S.19
Front wing of Renault R.S.19
Front wing of Renault R.S.19
Front wing of Renault R.S.19
Front wing of Renault R.S.19
Front wing of Renault R.S.19
山本尚貴/Naoki Yamamoto, Scuderia Toro Rosso
Naoki Yamamoto,Toro Rosso
Naoki Yamamoto, Toro Rosso STR14
McLaren MCL34, rear detail
McLaren MCL34 rear detail
Front wing of McLaren MCL34
Front wing of Alfa Romeo Racing C38
Front wing of Alfa Romeo Racing C38
Front suspension of Alfa Romeo Racing C38
Mercedes F1 AMG W10
Red Bull Racing RB15
McLaren MCL34
Haas F1 Team VF-19
Engine Cover of Red Bull Racing RB15
Car of Sergio Perez, Racing Point RP19
Car of Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Rear wing of the Red Bull Racing RB15
Diffuser details on the Red Bull Racing RB15
Aero details on the Red Bull Racing RB15
Williams Racing FW42 front wing detail
Williams Racing FW42 front wing detail
Toro Rosso STR14 with sensors
Red Bull Racing RB15 rear floor detail
Racing Point RP19 front wings
Mercedes AMG F1 W10 front detail
Mercedes AMG F1 W10 front detail
Ferrari SF90 diffuser detail
Ferrari SF90 rear detail
Steering wheel of Red Bull Racing RB15
Front wing of Renault R.S.19
Aero on Renault R.S.19
72

Atrás das 'Flechas de Prata', Max Verstappen colocou a Red Bull à frente das Ferraris, que tiveram rendimento discreto. Charles Leclerc foi o quarto e Sebastian Vettel completou os cinco mais rápidos na segunda sessão prática em Suzuka.

 

O treino

O segundo treino para o GP do Japão livre começou com Sebastian Vettel sendo o primeiro a entrar na pista, com pneus médios, e marcou 1min30s386. Apesar de baixar a marca nas voltas seguintes, ele foi facilmente superado pela dupla da Mercedes, novamente liderada por Valtteri Bottas, que foi o mais rápido do TL1.

Se Vettel foi o primeiro a entrar na pista, seu companheiro, Charles Leclerc, e também Max Verstappen, foram os últimos, dando suas primeiras voltas com mais de 20 minutos de sessão.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Logo em seguida, Vettel fez 1min28s392, mais de um segundo sobre Bottas. O holandês da Red Bull começou bem, conseguindo o segundo posto.

Na tentativa de recuperar a ponta, utilizando pneus macios, Bottas rodou na curva que antecede a reta de chegada, com 28 minutos de sessão. O finlandês não bateu e retornou aos boxes.

 

Mas Lewis Hamilton estragou a festa dos concorrentes, com 1min27s896, quase meio segundo sobre Vettel.

Bottas retornou e tomou a segunda posição do alemão da Ferrari. Leclerc, que começou a dar suas primeiras voltas com o composto macio, conseguiu apenas o quarto lugar.

Na metade da sessão, Verstappen surpreendeu e ficou entre as Mercedes, na segunda posição, a 0s181 de Hamilton.

Inspirado, Bottas não deixou barato e retomou a ponta com 1min27s785, quando restavam 44 minutos.

As equipes decidiram realizar suas simulações de corrida na segunda metade da sessão, sem grandes mudanças na ordem dos tempos.

A Ferrari tentou utilizar pneus novos nos minutos finais para tentar avançar, mas Leclerc conseguiu apenas a quarta colocação. Vettel foi o quinto.

Caso o treino de classificação aconteça, ele será às 22h deste sábado. O GP do Japão terá a largada às 2h10, de domingo, horários de Brasília.

Resultado

Cla # Piloto Chassi Motor Voltas Tempo Diferença Intervalo km/h
1 77 Finland Valtteri Bottas Mercedes Mercedes 33 1'27.785     238.140
2 44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 34 1'27.885 0.10 0.10 237.869
3 33 Netherlands Max Verstappen Red Bull Honda 24 1'28.066 0.281 0.181 237.381
4 16 Monaco Charles Leclerc Ferrari Ferrari 28 1'28.141 0.356 0.075 237.179
5 5 Germany Sebastian Vettel Ferrari Ferrari 37 1'28.376 0.591 0.235 236.548
6 23 Thailand Alexander Albon Red Bull Honda 34 1'28.402 0.617 0.026 236.478
7 55 Spain Carlos Sainz Jr. McLaren Renault 29 1'29.051 1.266 0.649 234.755
8 11 Mexico Sergio Perez Racing Point Mercedes 28 1'29.299 1.514 0.248 234.103
9 10 France Pierre Gasly Toro Rosso Honda 34 1'29.354 1.569 0.055 233.959
10 4 United Kingdom Lando Norris McLaren Renault 35 1'29.358 1.573 0.004 233.948
11 7 Finland Kimi Raikkonen Alfa Romeo Ferrari 29 1'29.477 1.692 0.119 233.637
12 26 Russian Federation Daniil Kvyat Toro Rosso Honda 35 1'29.512 1.727 0.035 233.546
13 8 France Romain Grosjean Haas Ferrari 28 1'29.553 1.768 0.041 233.439
14 18 Canada Lance Stroll Racing Point Mercedes 27 1'29.597 1.812 0.044 233.324
15 99 Italy Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari 33 1'29.651 1.866 0.054 233.184
16 20 Denmark Kevin Magnussen Haas Ferrari 31 1'29.749 1.964 0.098 232.929
17 3 Australia Daniel Ricciardo Renault Renault 30 1'29.859 2.074 0.110 232.644
18 27 Germany Nico Hulkenberg Renault Renault 29 1'30.334 2.549 0.475 231.421
19 88 Poland Robert Kubica Williams Mercedes 35 1'30.916 3.131 0.582 229.939
20 63 United Kingdom George Russell Williams Mercedes 36 1'31.071 3.286 0.155 229.548

Confira imagens do segundo treino livre para o GP do Japão de F1

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Pierre Gasly, Toro Rosso STR14
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
Lando Norris, McLaren MCL34
Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19
Charles Leclerc, Ferrari SF90
Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34
Alex Albon, Red Bull RB15
Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
Sergio Perez, Racing Point RP19
Sergio Perez, Racing Point RP19
Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19
Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19
Robert Kubica, Williams FW42
Robert Kubica, Williams FW42
Max Verstappen, Red Bull Racing RB15
Max Verstappen, Red Bull Racing RB15
25

F1 chega ao Japão pegando fogo

O supertufão Hagibis é apenas mais um ingrediente ao campeonato eletrizante de 2019, muito pela ascensão de pilotos como Max Verstappen e Charles Leclerc, além das trapalhadas estratégicas da Ferrari.

O podcast do Motorsport.com debateu a relação entre os pilotos da escuderia após o GP da Rússia. Confira:

 

 

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Grid de largada do GP do Japão poderá ser definido pelos tempos do 2º treino livre
Próximo artigo "Danos morais": Chefe da Haas é multado após chamar comissário de idiota na Rússia

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil