Hamilton vs Bottas, Ferrari vs Red Bull: o que está em jogo no GP de Mônaco de F1
Briga interna entre os dois pilotos da Mercedes e batalha entre escuderias italiana e austríaca por um lugar no pódio devem agitar etapa monegasca. Veja destaques
O famoso GP de Mônaco da Fórmula 1 acontece neste fim de semana e tem a Mercedes como grande favorita. O carro alemão se adaptou bem às ruas do Principado, como evidenciado nos dois primeiros treinos livres, e suas duas concorrentes ainda não mostraram força para destronar a equipe que lidera o Mundial de Construtores.
Ferrari e Red Bull, aliás, devem protagonizar boa disputa por um lugar no pódio em Monte Carlo. A prova neste ano também será marcada por homenagens a Niki Lauda, tricampeão mundial, que faleceu na última segunda-feira (Veja galeria abaixo que mostra todos os carros com os quais o austríaco correu na F1).
O Motorsport.com Brasil destaca essas e outras questões em jogo na corrida deste domingo. Confira:
Mercedes firme em busca de mais uma dobradinha
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
Photo by: Glenn Dunbar / LAT Images
O time começou 2019 arrasador. Em cinco corridas, cinco dobradinhas. E a equipe comandada por Toto Wolff certamente vem forte para chegar à sexta. Isso porque o carro da Mercedes tende a voar em Mônaco por causa de sua velocidade nas curvas de baixa. E os dois primeiros treinos livres deram uma amostra de que essa deve ser a tônica, já que Lewis Hamilton liderou as duas sessões. A ver se os alemães darão mais um passo em busca de mais recordes.
Mais um capítulo da batalha entre Hamilton e Bottas
Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
Photo by: Dom Romney / LAT Images
O pentacampeão mostrou força nas primeiras atividades em Monte Carlo, mas seu companheiro Valtteri Bottas está muito bem nesta temporada e certamente tentará ameaçar o britânico. No segundo treino livre, o finlandês ficou bem perto do atual bicampeão. No sábado, Bottas certamente tentará impor nova derrota a Hamilton na busca pela pole position. Vale ficar de olho, já que a disputa nos treinos classificatórios está acirrada e a vantagem é do finlandês. Nas corridas a história é outra, mas largar do primeiro lugar do grid em Mônaco é um grande diferencial.
Ferrari e Red Bull em briga acirrada pelo pódio
Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Photo by: Zak Mauger / LAT Images
Se as tendências se confirmarem, restará ao time de Maranello e à equipe austríaca a briga pelo terceiro lugar do pódio. Com a Mercedes firme na ponta, Ferrari e Red Bull devem agitar a disputa pela segunda fila. No primeiro treino livre, Max Verstappen foi bem e se colocou entre Hamilton e Bottas, em segundo. Na outra sessão, porém, o holandês teve problemas e pouco correu. Quem aproveitou foi Sebastian Vettel, que levou o carro vermelho ao terceiro lugar, ainda que a mais de sete décimos do líder. Será interessante observar quem se sai melhor nos treinos de sábado.
Verstappen vs Mônaco
Max Verstappen, Red Bull Racing RB15
Photo by: Gareth Harford / Sutton Images
Se por um lado o jovem tem uma boa oportunidade de pódio, por outro o holandês terá que se livrar de um passado não tão positivo no Principado. Basta lembrar de sua temporada de estreia na F1, em 2015, pela Toro Rosso, na qual Verstappen encheu a traseira de Romain Grosjean antes da Sainte Devote. No ano seguinte, ele abandonou a prova por conta de um acidente. Já em 2018, o holandês bateu no treino classificatório e ficou de fora da briga pela pole, conquistada por seu então companheiro Daniel Ricciardo, que venceu a corrida. A ver o que Verstappen apronta em 2019.
Batalha no pelotão intermediário
Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38
Photo by: Dom Romney / LAT Images
Por enquanto, a McLaren é a 'melhor do resto' no grid da Fórmula 1, mas a equipe britânica não foi tão bem nos treinos livres. E suas rivais estarão fortes na briga pelo primeiro posto após Mercedes, Ferrari e Red Bull. É o que aponta o resultado das sessões práticas. No treino inaugural, a Renault apareceu bem, com Nico Hulkenberg em sétimo, logo à frente da Haas de Grosjean. Já no TL2, que teve tempos bem mais rápidos, Alex Albon levou a Toro Rosso a um excelente quinto posto. Difícil prever quem chega melhor para as atividades deste sábado. A disputa certamente será agitada, e Kimi Raikkonen tentará uma boa colocação para o seu GP de nº 300 na elite do automobilismo.
As homenagens a Lauda
A F1 anunciou nesta sexta-feira que haverá um minuto de silêncio em memória a Niki Lauda, que faleceu na última segunda-feira. Abaixo, veja todos os carros com os quais o austríaco competiu.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.