Fórmula 1
19 mar
-
22 mar
Próximo evento em
30 dias
02 abr
-
05 abr
Próximo evento em
44 dias
16 abr
-
19 abr
Próximo evento em
58 dias
30 abr
-
03 mai
Próximo evento em
72 dias
07 mai
-
10 mai
Próximo evento em
79 dias
21 mai
-
24 mai
Próximo evento em
93 dias
R
GP do Azerbaijão
04 jun
-
07 jun
Próximo evento em
107 dias
11 jun
-
14 jun
Próximo evento em
114 dias
25 jun
-
28 jun
Próximo evento em
128 dias
R
GP da Áustria
02 jul
-
05 jul
Próximo evento em
135 dias
R
GP da Grã-Bretanha
16 jul
-
19 jul
Próximo evento em
149 dias
30 jul
-
02 ago
Próximo evento em
163 dias
R
GP da Bélgica
27 ago
-
30 ago
Próximo evento em
191 dias
03 set
-
06 set
Próximo evento em
198 dias
R
GP de Singapura
17 set
-
20 set
Próximo evento em
212 dias
24 set
-
27 set
Próximo evento em
219 dias
08 out
-
11 out
Próximo evento em
233 dias
R
GP dos Estados Unidos
22 out
-
25 out
Próximo evento em
247 dias
29 out
-
01 nov
Próximo evento em
254 dias
12 nov
-
15 nov
Próximo evento em
268 dias
R
GP de Abu Dhabi
26 nov
-
29 nov
Próximo evento em
282 dias

Brawn: F1 deve considerar redução de dados das equipes

compartilhar
comentários
Brawn: F1 deve considerar redução de dados das equipes
Por:
23 de out de 2018 20:21

Menor tempo de treino antes de uma corrida gera imprevisibilidade, é o que acredita diretor esportivo da F1

A sexta-feira de treinos livres do GP dos Estados Unidos em Austin foi realizada com pista molhada, mas o Circuito das Américas encarou tempo seco no sábado e domingo, com a corrida sendo considerada uma das melhores do ano.

Kimi Raikkonen, da Ferrari, derrotou Max Verstappen e a Mercedes de Lewis Hamilton, enquanto as três grandes equipes da F1 tinham três estratégias diferentes.

Ross Brawn acredita que há uma ligação entre os dados reduzidos que as equipes tiveram desde a sexta-feira e a corrida, e disse que deve se tornar parte das deliberações da F1 sobre como melhorar as corridas.

"Os três pilotos do pódio cruzaram a linha dentro dos mesmos três segundos", disse Brawn.

“Todos correram com diferentes estratégias de pneus, por escolha no caso de Raikkonen e Hamilton e por necessidade e Verstappen que começou a partir da penúltima fila.

“Isso é incomum na Fórmula 1, em que o nível de sofisticação em termos de simulação e estratégia é tão alto que geralmente não se obtém tal variação, especialmente quando envolve as três principais equipes.”

“Isso provavelmente se deveu ao fato de ninguém ter conseguido rodar com pneus de clima seco na sexta-feira, já que a pista estava molhada durante as três horas de treinos.”

“Isso significa que as equipes tinham menos dados do que o habitual para basear seus planos de corrida e, assim, a margem de erro aumentava.”

“Então, menos dados produzem um show melhor?”

"É definitivamente mais incerto e, portanto, outro tópico para discussão, quando procuramos maneiras de tornar nosso esporte ainda mais emocionante, da primeira volta até a última, como foi o caso neste domingo em Austin."

O formato atual da F1 dá às equipes três horas de tempo de pista na sexta-feira e outra hora de treino no sábado, antes da classificação.

Brawn disse que permitir tantas oportunidades para aperfeiçoar seus planos estava inevitavelmente tornando as coisas mais previsíveis.

"Para usar uma metáfora do futebol, quando dois times jogam perfeitamente, um empate zero é a conclusão lógica", disse ele.

"Na Fórmula 1, quando as simulações são elaboradas nos mínimos detalhes, todas convergem para a mesma estratégia possível."

Quando perguntado pelo Motorsport.com sobre o impacto de menos treinos na corrida, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, concordou que gera imprevisibilidade.

No entanto, ele suspeita que as equipes investiriam mais tempo e esforço em métodos “off-track” para contornar a perda do tempo de treino, se isso se tornasse uma mudança estabelecida.

"Eu acho que você só terá mais simulações e mais computadores rodando em segundo plano, tentando enfatizar como colocar o carro na pista", disse ele.

"Mas quanto mais você limita o tempo de rastreamento, mais variabilidade você tem."

Próximo artigo
GALERIA: Todas as 21 vitórias de Kimi Raikkonen na F1

Artigo anterior

GALERIA: Todas as 21 vitórias de Kimi Raikkonen na F1

Próximo artigo

Ferrari: os videogames são concorrentes da F1

Ferrari: os videogames são concorrentes da F1
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Scott Mitchell