Ferrari: "Fizemos sacrifícios para equipes menores ganharem mais dinheiro"
CEO da marca italiana defende que limites orçamentários sejam mais rígidos e acredita que novo Pacto da Concórdia deve sair em breve
Mattia Binotto, Team Principal Ferrari and Louis Camilleri, Ferrari Chairman at the Ferrari
Ferrari
A Ferrari acredita que a Fórmula 1 precisa desenvolver um limite orçamentário mais rígido ao longo do tempo para garantir a viabilidade econômica da categoria, caso contrário, "vai morrer lentamente".
Um limite de orçamento de US$ 175 milhões (Aproximadamente R$ 700 milhões) será implementado a partir de 2021, mas não se aplicará ao desenvolvimento de motores e aos salários dos pilotos, enquanto outras isenções, como os três principais salários da equipe, também estarão fora do controle.
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Além dos novos regulamentos financeiros e das novas regras técnicas e esportivas para 2021, os proprietários da F1 precisam fechar novos acordos comerciais com as equipes, já que os acordos atuais devem expirar no fim do próximo ano.
A F1 quer que as equipes retornem a um Pacto da Concórdia unificado, em vez de continuarem a fechar acordos individuais, algo que acreditam que distorceu o cenário financeiro da F1. A Ferrari acredita que as negociações moldaram mais igualmente a riqueza das 10 equipes.
O CEO da empresa, Louis Camilleri, disse durante uma coletiva, que contou com o motorsport.com, antes do almoço de Natal da Ferrari que a "credibilidade" da marca significava que queriam garantir que a capacidade de "inovar" da F1 permanecesse enquanto os custos precisam ser reduzidos.
Ele disse que, eventualmente, serão necessárias mudanças financeiras ainda maiores.
"Acho que alcançamos um compromisso relativamente bom em termos de teto de gastos, que hoje se aplica ao chassi", disse ele. “Fomos a favor disso porque achamos que é bom para a sustentabilidade econômica da Fórmula 1.
“Com o tempo, esse limite de orçamento deveria abranger mais áreas, unidades de potência, pilotos e várias outras coisas. Porque, em última análise, se o esporte não for economicamente viável, lentamente morrerá".
Chefes de equipe negociaram em 2019, mas não fecharam novo acordo
Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
“Portanto, consideramos que é nossa responsabilidade garantir que seja [um esporte] economicamente viável. E, tenho de dizer que nós e outros times, mas principalmente nós, fizemos certos sacrifícios para que as equipes menores possam ganhar mais dinheiro".
“Ainda não fechamos muitos detalhes, mas acho que, em termos dos princípios atuais, estamos bem. Quando você tem 10 equipes com visões diferentes, sempre haverá discussões contínuas".
O bônus histórico da Ferrari será cortado como parte do novo acordo, tendo anteriormente desfrutado de um acordo que significava que era a equipe que mais ganhava, apesar da seca de títulos. Camilleri reiterou que o papel central da Ferrari nas negociações de 2021 era o cenário geral, bem como seus próprios interesses.
"Este ano foi crítico em termos de tentativas para finalizar o Pact da Concórdia e os vários capítulos dos regulamentos financeiros e técnicos", disse Camilleri. “E depois, há os aspectos de governança. Acho que houve um progresso significativo. Nós, como Ferrari, assumimos um papel de liderança devido à nossa história, devido à importância da Fórmula 1 para a Ferrari".
Ele acrescentou que estava feliz com o progresso feito e acha que as 10 equipes vão assinar. "Estou bastante confiante de que um acordo será alcançado pelo melhor interesse de todos", disse ele.
“Minha experiência no passado em outros negócios é de que, quando você tem concorrentes, é sempre muito difícil corresponder às expectativas de todos. Mas, em última análise, eles veem o benefício geral".
“Mattia [Binotto, diretor da equipe], em particular, desempenhou um papel de liderança na FIA, com as outras equipes. "Então, acho que estamos bastante satisfeitos com o progresso nessa frente".
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.
Foto de: Ferrari
1950: Ferrari 125
Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375
Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500
Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625
Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801
Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246
Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P
Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156
Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512
Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66
Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312
Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67
Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68
Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69
Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B
Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2
Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73
Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T
Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2
Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3
Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4
Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5
Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK
Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2
Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B
Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3
Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4
Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87
Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C
Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640
Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641
Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642
Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT
Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B
Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2
Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310
Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B
Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300
Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399
Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000
Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001
Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002
Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA
Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004
Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005
Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150
Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T
Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H
Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H
Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90
Foto de: Ferrari
2020 em foco:
Com o fim da temporada da Fórmula 1, fizemos um balanço do ano que está se encerrando e traçamos um panorama sobre o que está por vir em 2020. Confira esse e outros assuntos no episódio dessa semana do podcast do Motorsport.com:
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