Honda: Atingir metas foi crucial para ganhar confiança da Red Bull
Diretor da fabricante japonesa diz que ter alcançar metas de confiabilidade potência dentro do cronograma fez de 2019 um ano de sucesso
Masashi Yamamoto, General Manager, Honda Motorsport, and Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing, celebrate in Parc Ferme
Andy Hone / Motorsport Images
A Honda acredita que sua capacidade de atingir seus objetivos para seu motor na Fórmula 1 em 2019 foi fundamental para criar uma relação de confiança mútua com seu novo parceiro, a Red Bull.
Leia também:
A fabricante japonesa foi elogiada pela Red Bull por entregar os ganhos prometidos ao longo da temporada, graças a um agressivo programa de desenvolvimento que incluiu três grandes atualizações.
O diretor da Honda na F1, Masashi Yamamoto, disse ao Motorsport.com: “Temos reuniões regulares com Red Bull, Christian [Horner] e Helmut [Marko], eu e o [chefe de pesquisa e desenvolvimento] Yasuaki Asaki-san. Lá, compartilhamos nossos planos e a situação atual, e eles fazem o mesmo".
“O fato de estar quase tudo dentro do cronograma planejado é muito importante, porque temos confiança mútua um com o outro, o que fortalece o relacionamento. Estamos realmente ansiosos pelo próximo ano”.
A Honda evitou estabelecer metas específicas para a temporada, embora em particular esperasse que ajudasse a Red Bull a alcançar melhores resultados do que a equipe conseguiu com a parceira anterior Renault.
Já Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, começou o ano dizendo que esperava ver seu time vencer cinco corridas. Já Christian Horner, chefe da equipe, se limitou a afirmar que esperava resultados positivos, sem definir um número específico.
Mesmo com a grande vantagem imposta pela Mercedes no início da temporada, Yamamoto disse que jamais se sentiu estressado ou pressionado. O saldo final foram três vitórias, na Áustria, na Alemanha e no Brasil.
"Conheço Christian e Helmut, nos comunicamos muito bem e visitei a fábrica da Red Bull", disse ele. “Então eu confio neles. Pensei que talvez pudéssemos vencer em Mônaco, o que não conseguimos no final. No entanto, isso não nos irritou nem nada. Ficamos bastante relaxados com a situação. Nós pensamos que tudo iria correr bem”.
Red Bull e Honda encerraram a temporada com nenhum abandono devido a problemas no motor, o que significou que a fabricante havia derrotado seus rivais pela primeira vez em termos de confiabilidade.
"Este ano, tivemos um grande resultado em termos de desenvolvimento da unidades de potência", acrescentou Yamamoto. “Como você pode ver no resultado da corrida, a confiabilidade é um ponto, e o outro é potência. Estamos perto da Mercedes, mas estamos atrás. Este ano foi muito bom para nós e estamos satisfeitos com isso. ”
Relembre a trajetória da Honda na Fórmula 1
A fabricante japonesa, que foi do céu ao inferno na F1, venceu pela primeira vez desde que voltou à categoria e parece ter encontrado o caminho para a glória. Em galeria exclusiva, o Motorsport.com conta a história da marca na elite do automobilismo mundial. Confira abaixo:
1964 A estréia da Honda na F1
Foto de: David Phipps
1965 - O primeiro Triunfo
Foto de: LAT Images
1966 - resultados pouco expressivos
Foto de: LAT Images
1967 - Segunda vitória
Foto de: David Phipps
1968 - Bons resultados antes da saída
Foto de: LAT Images
Jo Schlesser, Honda RA301
Foto de: LAT Images
1983 - O retorno
Foto de: Sutton Motorsport Images
1983 - Parceria com a Williams
Foto de: LAT Images
1984 - O início de uma era
Foto de: Williams F1
1984 - O início de uma era
Foto de: Williams F1
1985 - A chegada de Mansell
Foto de: LAT Images
1986 - O título de Construtores
Foto de: LAT Images
1987 - O Tri de Nelson Piquet
Foto de: LAT Images
1987 - Título e discórdia
Foto de: Sutton Motorsport Images
1987 - Lotus, Honda e Senna
Foto de: LAT Images
1988 - Piquet e Senna trocam de volante
Foto de: LAT Images
1988 - Terceiro título da Honda
Foto de: Sutton Motorsport Images
1989 - Japoneses vencer a quarta seguida
Foto de: LAT Images
1990 - Pentacampeonato da Honda
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
1991 - Hexa da Honda e tri de Senna
Foto de: LAT Images
1992 - A Honda anuncia a saída da F1
Foto de: LAT Images
2000 - Retorno ao lado da BAR
Foto de: BAR
2001 - O primeiro Pódio da BAR Honda
Foto de: British American Racing
2001 - Honda equipa a Jordan
Foto de: Jordan Grand Prix
2002 - Mais decepções
Foto de: British American Racing
2002 - Último ano com a Jordan
Foto de: Honda GP
2003 - Chegada de Button e mais decepções
Foto de: LAT Images
2004 - O ano dos pódios
Foto de: LAT Images
2004 - Pódio de Takuma Sato nos EUA
Foto de: LAT Images
2005 - Nova decepção
Foto de: XPB Images
2006 - Honda assume com grandes ambições
Foto de: XPB Images
2006 - Início com pole
Foto de: XPB Images
2006 - Vitória Histórica
Foto de: Sutton Motorsport Images
2006 - Primeira e última
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
2006 - Super Aguri Honda
Foto de: XPB Images
2007 - O início do fim
Foto de: Gareth Bumstead
2007 - Super Aguri
Foto de: LAT Images
2008 - Falência da Super Aguri liga sinal de alerta
Foto de: XPB Images
2008 - Honda também deixa F1
Foto de: XPB Images
2008 - Último pódio com carro próprio
Foto de: XPB Images
2009 - O sucesso que não foi
Foto de: XPB Images
2009 - O sucesso que não foi
Foto de: XPB Images
2015 - O terceiro retorno
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016 - Os fracassos se acumulam
Foto de: McLaren
2017 - Fim do amor
Foto de: LAT Images
2018 - Novos ares, resultados promissores
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
2019 - O laboratório
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
2019 - A redenção
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
2019 - Lavando a alma com champagne.
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Honda Racing
Foto de: XPB Images
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
Chefe da Honda na F1 compara Verstappen a Senna: "Impressionante"
Ferrari: "Fizemos sacrifícios para equipes menores ganharem mais dinheiro"
Verstappen: Inconsistência dos comissários da F1 é como a de árbitros de futebol
Cláusula Marko teria sido incluída no contrato de Max pelo próprio Helmut sem anuência da RBR; funcionária deve recorrer
F1: Ralf Schumacher afirma que Verstappen é melhor do que Hamilton
F1: Marko aponta duas corridas em que a Red Bull será mais vulnerável em 2024
Últimas notícias
RETA FINAL: Cláusula Verstappen, Alpine em crise, Drugovich e NASCAR
NASCAR Brasil: Victor Andrade celebra vitória na estreia em Campo Grande
Ralf Schumacher pede mais espaço para jovens pilotos: "A F1 não pode ficar cada vez mais velha"
F1: De saída, Sainz não descarta possível retorno à Ferrari no futuro
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments