Recomendado para você

AO VIVO F1: Acompanhe o Treino Livre do GP de São Paulo em Tempo Real

AO VIVO F1: Acompanhe o Treino Livre do GP de São Paulo em Tempo Real

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
AO VIVO F1: Acompanhe o Treino Livre do GP de São Paulo em Tempo Real
Colapinto fala sobre amizade com Bortoleto e descarta rivalidade: "Brasil e Argentina estão unidos na Fórmula 1"

Colapinto fala sobre amizade com Bortoleto e descarta rivalidade: "Brasil e Argentina estão unidos na Fórmula 1"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Colapinto fala sobre amizade com Bortoleto e descarta rivalidade: "Brasil e Argentina estão unidos na Fórmula 1"
Após a confirmação de Colapinto, veja como está grid da F1 2026, com três vagas ainda em aberto

Após a confirmação de Colapinto, veja como está grid da F1 2026, com três vagas ainda em aberto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Após a confirmação de Colapinto, veja como está grid da F1 2026, com três vagas ainda em aberto
F1: Alpine confirma renovação de Franco Colapinto para 2026

F1: Alpine confirma renovação de Franco Colapinto para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Alpine confirma renovação de Franco Colapinto para 2026
MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026

MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026
F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026

F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

Stock Car
Stock Car
A Definir
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026
Últimas notícias

Brawn: "F1 está em encruzilhada" sobre relevância para ruas

Ross Brawn diz que categoria precisa repensar tecnologia atual de motores, questionando relevância para a indústria automotiva

Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08, Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H

Em 2014, a Fórmula 1 introduziu os motores híbridos, com as fabricantes na expectativa de transferir tecnologia das pistas para as ruas.

Mais cedo neste ano, entretanto, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e as fabricantes - tanto as atualmente no grid como outras que não estão - concordaram que a tecnologia atual deve ser substituída por motores mais baratos, simples e barulhentos.

As discussões sobre a futura tecnologia seguem em andamento, com Brawn destacando que a F1 deve tomar a liderança das conversas da indústria automotiva - que se direciona para carros autônomos e energias alternativas.

"O motor é um elemento fundamental que precisamos acertar", disse Brawn aos repórteres no Canadá. "Junto à FIA, às equipes e às fabricantes de motores interessadas, discutimos no momento para entender que tipo de motor queremos para o futuro.

"A F1 está em uma encruzilhada. O mundo automotivo caminha para rumos totalmente diferentes agora, com energias alternativas, carros elétricos, condução autônoma e isso não é a F1. Como podemos encontrar um caminho relevante para o futuro?

Na Pesquisa Global de Fãs, conduzida pelo Motorsport Network, os fãs disseram que há o desejo de que a F1 dite o ritmo em termos de tecnologia. Desde a pesquisa anterior, de 2015, houve um aumento de 19,1% na quantidade de fãs que destacam a importância da tecnologia na F1.

Brawn concorda com a tese de que a tecnologia segue sendo um elemento importante da F1, mas insiste em balancear isso com boas corridas.

"Precisamos de um caminho que engaje os fãs - se não temos fãs acompanhando e assistindo, não temos nada", afirmou.

"Existe um cuidadoso equilíbrio envolvendo o desafio técnico que precisamos manter na F1, pois isso é um elemento importante, mas não podemos levar isso a um nível que tal elemento se torne uma distração e tire o foco das corridas.

"Eu diria que a atitude dos times tem sido bastante positiva. Com a FIA, estamos trabalhando para encontrar soluções para o futuro", comentou Brawn, que não estabeleceu um prazo para tomar uma decisão, mas destacou o desejo de procurar uma solução pensada e planejada em vez de decisões sem muita análise.

As conversas sobre mudanças nos motores surgiu após Helmut Marko, consultor da Red Bull, dizer que os chefes da F1 precisam aparecer com uma solução de motor independente para 2021 neste ano, ressaltando que a categoria corre o risco de perder o time austríaco.

Artigo anterior Arrivabene ri de rumores sobre favorecimento a Vettel
Próximo artigo Alonso diz que sexta-feira foi um "total desperdício"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros