Brawn: morte de presidente teve “grande impacto” na Ferrari
Atual diretor técnico da F1 e ex-membro da Ferrari aconselha a equipe italiana a permanecer unida: “Pilotos, engenheiros e chefia vencem e perdem juntos”
Diretor técnico da F1, Ross Brawn acredita que a morte de Sergio Marchionne, presidente da Ferrari, teve grande interferência no desempenho da equipe durante a temporada de 2018.
Marchionne faleceu no fim de julho, após sofrer complicações durante uma cirurgia realizada no ombro. Dali para frente, Lewis Hamilton ampliou sua vantagem sobre Sebastian Vettel no Mundial de 17 para 67 pontos, enquanto que, entre os construtores, a Mercedes aumentou a diferença de oito para 78.
Brawn, que também ocupou o cargo de diretor técnico da Ferrari no passado, considera que a tragédia do dirigente teve seu peso na disputa.
“É óbvio, mesmo por uma análise breve de como o carro da Ferrari se comporta, que se trata de um conjunto técnico muito forte, graças aos esforços dos últimos anos que viram a equipe reduzir a diferença que a Mercedes criou desde a introdução das unidades de potência híbridas, em 2014”, analisou.
“Em comparação ao ano passado, a confiabilidade da Ferrari melhorou. Então, onde está o problema? Não há dúvidas de que a chocante morte de seu líder, Sergio Marchionne, que era uma forte referência na equipe, tem um grande impacto, e isso é totalmente compreensível.”
No entanto, Brawn considera que o momento para a Ferrari é de ter sobriedade e evitar fazer mudanças emocionais para sair da fase difícil.
“Tendo vivenciado muitas crises durante minha época na Ferrari, o que sei é que este é o momento de se juntar, permanecer unidos e olhar para a frente, sem recorrer a recriminações e jogar o jogo da culpa”, comentou.
“Pilotos, engenheiros e chefia vencem e perdem juntos, o que é uma regra não-escrita de qualquer esporte, não só da F1. Todos em Maranello sabem disso. Agora é a hora de tentar dar a volta por cima e tentar terminar com estilo uma temporada que tem muitos pontos positivos.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.