Recomendado para você

F-E: Equipe de Drugovich, Andretti revela carro da temporada 2025-26

F-E: Equipe de Drugovich, Andretti revela carro da temporada 2025-26

Fórmula E
Fórmula E
F-E: Equipe de Drugovich, Andretti revela carro da temporada 2025-26
F1 - Bortoleto prevê GP de SP "incrível", mas minimiza expectativas: "Não andei muito"

F1 - Bortoleto prevê GP de SP "incrível", mas minimiza expectativas: "Não andei muito"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Bortoleto prevê GP de SP "incrível", mas minimiza expectativas: "Não andei muito"
F1: Bortoleto explica que 'inexperiência' em Austin foi 'culpada' por corrida difícil

F1: Bortoleto explica que 'inexperiência' em Austin foi 'culpada' por corrida difícil

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Bortoleto explica que 'inexperiência' em Austin foi 'culpada' por corrida difícil
MotoGP - Rossi comenta situação de Bagnaia: "Começou a ter dificuldades com um companheiro como Márquez"

MotoGP - Rossi comenta situação de Bagnaia: "Começou a ter dificuldades com um companheiro como Márquez"

MotoGP
MotoGP
MotoGP - Rossi comenta situação de Bagnaia: "Começou a ter dificuldades com um companheiro como Márquez"
F1: Hamilton lidera ranking de atletas mais comercias de 2025

F1: Hamilton lidera ranking de atletas mais comercias de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Hamilton lidera ranking de atletas mais comercias de 2025
ANÁLISE - Da frustração à vitória: Como Fernández evoluiu na MotoGP

ANÁLISE - Da frustração à vitória: Como Fernández evoluiu na MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
ANÁLISE - Da frustração à vitória: Como Fernández evoluiu na MotoGP
MotoGP: Ducati prepara teste com possível substituto de Marc Márquez em Portugal e Valência

MotoGP: Ducati prepara teste com possível substituto de Marc Márquez em Portugal e Valência

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Ducati prepara teste com possível substituto de Marc Márquez em Portugal e Valência
MotoGP estabelece nova regra que proíbe pilotos de voltar após quedas no final da classificação

MotoGP estabelece nova regra que proíbe pilotos de voltar após quedas no final da classificação

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP estabelece nova regra que proíbe pilotos de voltar após quedas no final da classificação
Entrevista

Burti: sem a morte de Senna, eu não teria sobrevivido em Spa

Brasileiro comentou grave acidente no GP da Bélgica de 2001 quando pilotava pela Prost

Luciano Burti, Prost AP04 chassis after his accident

Luciano Burti disse que sobreviveu ao acidente de 111 Gs no GP da Bélgica em 2001, graças às melhorias de segurança provocadas pela morte de Ayrton Senna.

O brasileiro bateu sua Prost nas barreiras de pneus da curva Blanchimont, depois de uma tentativa fracassada de passar seu ex-companheiro da Jaguar, Eddie Irvine.

Em uma entrevista na última edição do The Autosport Podcast, Burti relembrou o acidente e as mudanças que se seguiram para ajudar outros pilotos.

"É parte do ser humano que pensa que as coisas ruins devem acontecer para ter uma atitude melhor", disse Burti.

“Spa foi um enorme acidente quando eu bati na barreira a 270km/h, eu não tinha freios, então fui direto para o muro e foram 111 Gs de impacto, que é um número que eu nunca ouvi antes.”

"Se não fosse pela morte de Senna, eu não teria sobrevivido porque a Fórmula 1 se tornou muito melhor em termos de segurança.”

“Do meu acidente, algumas coisas mudaram. Por exemplo, você pode ver que desde então, todas as barreiras tem coberturas porque meu carro estava embaixo dos pneus.”

“Meu capacete estava quebrado na frente porque costumávamos ter um buraco para a garrafa da bebida ou para o rádio, mas desde então os buracos não são permitidos.”

“Eles sempre melhoram as coisas a partir de uma experiência ruim como eu tive”.

Apesar de apoiar essas melhorias de segurança, Burti foi contra a chegada do halo na temporada passada.

"Eu não gosto do halo, não acho que seja necessário", disse Burti.

“Talvez um dia alguém pudesse se machucar ou morrer [sem o halo], bem, se você não quer que isso aconteça, vamos fazer uma corrida com limite de velocidade de 160 km/h no máximo.”

“Uma vez que você está indo mais de 300 km/h você está assumindo um risco. A F1 é segura o suficiente e espero que eles não tentem torná-la à prova de balas, porque isso faz parte do programa.”

“O automobilismo deve ser um pouco perigoso. Eu não quero ver ninguém se machucando, é claro que eu não quero ver ninguém morrendo, mas deve ser assim.”

Artigo anterior Alonso: é difícil dizer se eu teria sido campeão com a Ferrari em 2018
Próximo artigo Ferrari planeja aumento no orçamento da F1 para 2019

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros