Button: “o final é sempre complicado para o líder”
Torcendo para que Vettel não corra por pontos, inglês acredita que os pilotos da McLaren e Alonso têm mais chance contra o alemão
Jenson Button acredita que, se há alguém que pode bater Sebastian Vettel neste ano, ele tem ou uma McLaren ou uma Ferrari nas mãos. Para o piloto inglês, ainda que Mark Webber seja atualmente o segundo na tabela de classificação, sempre será mais difícil para ele tirar pontos do companheiro.
“Temos de batê-lo em todas as provas, mas é definitivamente possível. Quem estaria em melhor posição de batê-lo seria quem está mais próximo [na tabela]. Mas o problema para Mark [Webber] é que, se a Red Bull é rápida, Sebastian será rápido, então teria que superá-lo.”
O problema, para Button, é que os candidatos são muitos.
“Para nós, é mais fácil se o carro for tão competitivo quanto nas últimas provas. Acho que temos mais chance. Fernando, se o carro for rápido, terá uma chance porque obviamente o companheiro dele não vai tentar ultrapassá-lo pelo que vimos até agora. Honestamente, acho que há muitos de nós perseguindo-o. Isso complica as coisas.”
O inglês vai buscar motivação no campeonato do ano passado para acreditar que ainda pode chegar em Vettel, mesmo 110 pontos atrás.
“É muito difícil, estou mais de cem pontos atrás. Mas estava assistindo à corrida de Abu Dhabi outro dia e Sebastian [Vettel] ganhou o campeonato estando 15 pontos atrás na última corrida. Então pode ser feito.”
Com base em sua própria experiência em 2009, quando não venceu nenhuma prova na segunda metade do campeonato e quase complicou uma disputa que parecia definida na primeira parte do ano, Button afirmou que é difícil administrar a vantagem.
“A segunda metade do campeonato é sempre complicada para o cara que está na liderança. Ele tenta assegurar os pontos ou tenta a vitória? É uma decisão sempre difícil de tomar.”
O piloto da McLaren, que venceu duas provas no ano, acredita que, se Vettel arriscar ganhar todas as provas daqui para frente, as chances dos rivais aumentam.
“Não sei se a Red Bull vai mudar sua maneira de pensar, ou mesmo Sebastian, em termos de ir atrás de pontos e não vitórias. Espero que ele só pense nas vitórias. Mas temos muita luta pela frente.
Todas as corridas precisam ser boas para nós. Temos de tentar vencer todas e ver onde ficamos em relação ao campeonato. Se terminarmos atrás de Vettel nas próximas corridas, fica quase impossível.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.