Carey: F1 precisa mudar regras para atrair novas equipes
CEO da Fórmula 1, Chase Carey, diz que os planos da Liberty de mudar os regulamentos dos motores em 2021 e de diminuir gastos são necessários para atrair novas equipes
As propostas para motores mais simples com mais padronização não foram bem recebidas pelos fabricantes atuais quando foram anunciadas no início deste mês.
No entanto, os novos chefes da Fórmula 1 veem as mudanças - juntamente com os planos ainda a serem finalizados para controlar os gastos das equipes -, como vitais para expandir o grid.
"Eu acho que a coisa mais importante que podemos fazer é mudar o modelo de negócios para possuir uma equipe muito melhor", disse Chase Carey, CEO da Fórmula 1.
"Hoje, quando falo com algumas das entidades que você gostaria de ter no esporte, ou pensam em estar no esporte, elas acabarão dizendo que hoje custa demais, ou que devemos ser mais disciplinados com que gastamos, estamos competindo na parte de trás do pacote”.
"Se essas são nossas duas escolhas, isso não é tão atraente. É por isso que estamos buscando iniciativas de custos e motores que ainda terão diferenças nos carros. Cada carro é único, mas a concorrência é mais equilibrada, e a economia é mais previsível”.
"Eu acho que se pudermos criar nosso modelo de negócios, isso irá beneficiar nossas equipes existentes, mas acho que será muito mais interessante para potenciais novos participantes".
Carey reconheceu que haverá compromissos, mas ele continua esperançoso de que as equipes atuais aceitam que deveriam gastar menos do que no momento.
"No passado, era um pouco cada um por si, que poderia mentir, trapacear e roubar [do] outro", disse ele.
"Queremos ter competição na pista, mas uma visão compartilhada do que pensamos e desejamos para esse esporte, e levar todos juntos conosco”.
"Obviamente, haverá diferenças, devemos encontrar os compromissos certos, mas podemos fazer ‘uma equação’. Certamente, dentro disso, as equipes são de singular importância”.
"Nós temos equipes hoje pagando a melhor parte de meio bilhão de dólares por ano para colocar um carro na pista ou dois carros na pista. Não oferece nenhum valor para os fãs, faz as coisas para competir com os outros caras”.
"Estamos buscando iniciativas de custos, motores, aerodinâmica, outros, e teremos uma oportunidade única para melhorar a concorrência e melhorar a economia”.
"Queremos que este seja um negócio rentável para as equipes, e, obviamente, queremos obter nossa participação dessa lucratividade melhorada. Isso torna mais saudável para as equipes, e certamente o torna mais atraente para as equipes entrarem".
Carey citou 2020, ano que antecede a entrada em vigor das novas regras do motor, como um prazo para sinais de progresso claro.
"É cedo para nós. 2017 e 2018 são, em muitos aspectos, construção de fundação, corrigindo alguns dos problemas que herdamos do passado, que penso que estamos confortáveis no topo”.
"A estaca no terreno que estamos olhando é 2020. Em 2020 ainda teremos iniciativas que são nos primeiros dias, crescer nos EUA e na China”.
"Mas nós realmente pensamos que, até 2020, podemos realmente levar este esporte, seja pela perspectiva de um fã ou pela perspectiva de negócios, e realmente transformá-lo, levá-lo para outro nível, e realmente ter o esporte no caminho para ser tudo o que pode e deve ser".
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