Chefe da Mercedes: Comemorações não influenciaram no resultado da corrida
Para Toto Wolff, escolha errada de pneus e erros dos pilotos são os fatores responsáveis pelo desempenho ruim na Alemanha
Chefe de equipe da Mercedes na Fórmula 1, Toto Wolff desmentiu as sugestões de que as comemorações pelos 125 anos da montadora no esporte a motor tenham algum peso no mau desempenho do time no GP da Alemanha. O dirigente também negou que a escuderia tenha sido impactada de alguma forma pela presença dos produtores da série da F1 na Netflix, que puderam registrar os bastidores do time germânico pela primeira vez neste fim de semana.
A Mercedes, que lidera o campeonato, correu em Hockenheim com uma pintura especial para celebrar o aniversário da fabricante no esporte. Além disso, o staff da equipe vestiu roupas tradicionais germânicas como uniforme.
No entanto, a escuderia passou pela sua pior corrida na temporada. Líder do campeonato, Lewis Hamilton cometeu erros e terminou a prova apenas na nona posição (sendo beneficiado por punição à dupla da Alfa Romeo). Já Valtteri Bottas bateu quando disputava o pódio e teve que abandonar, jogando fora uma boa oportunidade de se aproximar do companheiro na tabela.
Analisando o resultado deste domingo, Wolff disse que foi um “dia terrível” para a equipe, mas rapidamente negou qualquer sugestão de que o time tenha sido comprometido pelas celebrações do fim de semana ou por ter dado acesso aos produtores da Netflix para gravarem cenas da segunda temporada da série Dirigir para Viver.
Wolff também foi questionado sobre o constrangimento de toda a situação: “Não é embaraçoso, é o esporte a motor. E às vezes você precisa levar uma porrada, apenas para aprender. Esses são os dias que nos fazem melhores. Nós temos que pensar em tudo que deu errado hoje. Isso tudo acabou em um fim de semana do Armagedom para nós”.
“E quanto a estarmos celebrando os 125 anos, ou recebermos o pessoal da Netflix conosco no fim de semana, não fez diferença alguma para nós. Provavelmente até demos mais conteúdo para eles do que em um fim de semana 'normal'. Nós precisamos colocar as cabeças para funcionar amanhã e tentar aprender as lições”.
A corrida da Mercedes começou com os dois pilotos nas duas primeiras posições, mas “uma magnitude de coisas” deu errado ao longo da prova. Hamilton teve seu carro danificado após escorregar com pneus novos de pista seca e colidir contra a barreira de pneus, o que levou a um pit stop não planejado em que a equipe precisou substituir a asa dianteira do carro e colocar novos compostos intermediários.
A troca foi confusa e causou grande perda de tempo. Além disso, na entrada dos boxes, Hamilton tomou uma punição de cinco segundos por cortar caminho. Ele acabou em 11º, mas contou com a sorte para pontuar: após o término da corrida, os dois carros da Alfa Romeo foram punidos por irregularidades na embreagem e Hamilton acabou subindo para nono, somando 2 pontos.
“Tudo começou bem no início e então foi obviamente difícil fazer as escolhas certas. O dilema foi: colocar pneus de pista seca ou não. Mas, obviamente, assim como Charles Leclerc, Lewis bateu o carro no muro", comentou Wolff sobre a trapalhada no pit stop.
"Foi difícil para ele entrar nos boxes da forma correta, por isso ele foi punido, e então nós escolhemos os pneus errados, já que os corretos não estavam prontos. Isso pode acontecer, mas nós perdemos muito tempo".
Veja a pintura comemorativa dos carros da Mercedes na Alemanha:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.