Circuitos de Grau 1 da FIA: O que são e por que podem sediar corridas de F1
Fórmula 1 só pode correr em pistas de Grau 1 em todo o mundo, mas o que é necessário para que um circuito atenda a esse padrão?
Foto de: Erik Junius
A Fórmula 1 tem um calendário repleto de 24 pistas em 21 países nos cinco continentes, mas é preciso mais do que um belo asfalto para sediar o campeonato. A F1 e a FIA têm diretrizes rígidas sobre quais pistas podem receber uma etapa da categoria máxima do automobilismo.
Para que um circuito possa sediar uma corrida de F1, ele deve ser classificado como pista de Grau 1 pela FIA, que é o nível mais alto de seu sistema de sete níveis que abrange desde pistas de arrancada até estágios de rali.
O sistema de classificação da FIA estabelece as regras e os requisitos para diferentes locais, cada um abrangendo vários aspectos de segurança ou características da pista. Para os locais de Grau 1, todos eles têm o objetivo de tornar a pista segura para carros com uma relação potência/peso inferior a 1 cv/kg.
Os requisitos de layout de um circuito de Grau 1
A FIA tem um conjunto de requisitos básicos que uma pista deve atender para ser classificada como Grau 1, mas é importante ressaltar que alguns deles só se aplicam a locais recém-construídos.
Em primeiro lugar, o circuito em si deve ter pelo menos 3,5 km e não mais que 7 km no total. A FIA também determina que não deve haver retas com mais de 2 km - Baku e sua reta de 2,2 km são uma rara exceção a essa regra.
A reta de Baku tem mais de 2 km de extensão
Foto de: Pauline Ballet - Fórmula 1
Os próximos grandes requisitos estão relacionados à largura dos diferentes circuitos, de modo que o asfalto seja largo o suficiente para que os carros passem facilmente sem baterem em muros, passem pela grama ou por caixas de brita.
A FIA determina que os locais não tenham menos de 12 metros de largura de pista, embora circuitos de rua temporários, como a Mônaco, sejam uma exceção a essa regra. No principado, a pista tem em média cerca de 10 m de largura em toda a volta, o que leva alguns críticos a argumentar que ela não é adequada para os atuais carros de F1 de dois metros de largura.
A largada da corrida também deve atender a vários parâmetros, sendo que o grid deve ter pelo menos 15m de largura e a linha de largada deve ser colocada "preferencialmente" a 250 m da primeira curva. Os colchetes no grid devem ter um espaçamento de 6 m, embora para a F1 esse espaçamento aumente para 8 m, e a primeira curva deve proporcionar uma mudança de direção de pelo menos 45 graus e ter um raio de menos de 300 m.
Também há regras para o pitlane, que deve ter pelo menos 12 m de largura e ser adjacente à reta de largada e chegada. Os pontos de entrada e saída dos boxes não podem interferir na linha de corrida, para que os carros não batam ao retornar à pista.
Outras regras abrangem o gradiente de uma pista, que não pode ser superior a 2% na reta de largada/chegada, e qualquer inclinação na pista não deve exceder 5,7 graus, embora haja exceções a essa regra para as curvas 3 e 14 em Zandvoort.
Os requisitos de segurança de um circuito de Grau 1
Os regulamentos dos circuitos de F1 não se aplicam apenas ao layout da pista, a FIA também tem requisitos rigorosos no que diz respeito à segurança do circuito.
Os requisitos de escoamento e de barreiras de colisão variam em cada circuito
Foto de: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images
Em primeiro lugar, há regras sobre as barreiras e os requisitos de escape para pistas de Grau 1, que diferem dos circuitos de grau inferior devido às velocidades mais altas dos carros que correm nelas.
Esses requisitos variam de pista para pista e dependem dos layouts das curvas e dos tipos de saídas de pista usados - seja grama, brita ou uma longa pista de escape asfaltada antes de uma combinação de áreas de desaceleração, barreiras de parada e barreiras de absorção de energia.
Além da pista em si, a FIA também tem requisitos rigorosos sobre as instalações médicas no local. A partir do Grau 4, o centro médico deve ser um elemento permanente da pista e, para eventos de alto nível como a F1, é necessário que haja pelo menos dois médicos presentes durante o fim de semana da corrida. Também deve haver pelo menos dois cirurgiões no local, capazes de tratar lesões como queimaduras, lesões na coluna e concussões.
Em termos de tecnologia e instalações que devem estar presentes em todos os centros médicos, a FIA exige equipamentos como ventiladores, monitores de frequência cardíaca, suprimentos de oxigênio, raios X, equipamentos de ultrassom e muito mais.
Que outras regras as pistas de Grau 1 devem cumprir?
A FIA tem uma série de outras estipulações sobre os tipos de pistas que podem sediar corridas de F1. Há regras sobre a drenagem nas retas para que os circuitos não fiquem encharcados, o que inclui cortar sulcos no asfalto para ajudar no fluxo de água e ter uma inclinação de até 1,7 graus.
Há também uma fórmula complexa para calcular o número de carros que podem correr em uma pista de Grau 1, mas a F1 tem suas próprias regras para o número de corredores.
As placas de publicidade devem ser seguras
Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images
Além disso, há regras sobre equipamentos de publicidade nas corridas, com a FIA determinando que as placas de publicidade na parte externa do circuito devem ser estáveis e seguras, e não devem interferir na visibilidade dos pilotos ou oficiais. As superfícies da pista não podem ter anúncios, e qualquer anúncio nas áreas de escape não pode reduzir a resistência à derrapagem que reduz a velocidade dos carros em caso de colisão.
Por fim, no que se refere à experiência do torcedor, a FIA não tem um conjunto de regras sobre capacidade ou infraestrutura, mas exige que as áreas públicas sejam acessíveis aos torcedores com deficiência.
No mínimo, a FIA sugere a instalação de uma área designada para espectadores com deficiência, instalações sanitárias especializadas, vagas de estacionamento reservadas e caminhos pavimentados que permitam a locomoção de pessoas em cadeiras de rodas.
Todos os circuitos de Grau 1 da FIA no mundo
| Circuitos de Grau 1 no calendário da F1 de 2025 | Circuitos de Grau 1 que não estão no calendário da F1 de 2025 |
| Albert Park, Austrália | Circuito Internacional do Algarve, Portugal |
| Circuito Internacional de Xangai, China | Circuito Oasis do Bahrein, Bahrein |
| Suzuka, Japão | Circuito Externo do Bahrein, Bahrein |
| Circuito Internacional do Bahrein, Bahrein | Circuito Paddock do Bahrein, Bahrein |
| Circuito Jeddah Corniche, Arábia Saudita | Bahrein "Endurance", Bahrein |
| Autódromo Internacional de Miami, EUA | Circuito Paul Ricard, França |
| Imola, Itália | Circuito do Grande Prêmio de Dubai, Emirados Árabes Unidos |
| Circuito de Mônaco, Mônaco | Circuito Internacional de Dubai, Emirados Árabes Unidos |
| Circuito de Barcelona-Catalunha, Espanha | Estoril, Portugal |
| Circuito Gilles Villeneuve, Canadá | Fuji Speedway, Japão |
| Red Bull Ring, Áustria | Hockenheimring, Alemanha |
| Silverstone, Reino Unido | Igora Drive, Rússia |
| Spa-Francorchamps, Bélgica | Grande Prêmio de Indianápolis, EUA |
| Hungaroring, Hungria | Istanbul Park, Turquia |
| Circuito de Zandvoort, Holanda | Jerez, Espanha |
| Autodromo Nazionale Monza, Itália | Circuito Internacional da Coreia, Coreia do Sul |
| Circuito da cidade de Baku, Azerbaijão | Kuwait Motor Town, Kuwait |
| Marina Bay Street Circuit, Cingapura | Magny-Cours, França |
| Circuit of the Americas, EUA | Moscow Raceway, Rússia |
| Autódromo Hermanos Rodriguez, México | Motorland Alcaniz, Espanha |
| Autódromo José Carlos Pace, Brasil | Motorland Aragon Alcaniz - Aerotest, Espanha |
| Circuito de rua Las Vegas Strip, EUA | Motorland Aragon Alcaniz - FIM, Espanha |
| Circuito Internacional de Losail, Qatar | Motorland Aragon Alcaniz - Long, Espanha |
| Circuito de Yas Marina, Abu Dhabi | Mugello, Itália |
| Circuito Internacional de Buddh, Índia | |
| Grande Prêmio de Nurburgring, Alemanha |
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