Com ritmo superior, Fernando Alonso vence o GP da China
Espanhol supera Raikkonen e Hamilton; com estratégia diferente, Vettel pula de 9º para 4º e segura liderança
Demonstrando um forte ritmo com ambos os compostos de pneus, Fernando Alonso foi absoluto para vencer o GP da China. O ferrarista superou Kimi Raikkonen na largada e Lewis Hamilton ainda na primeira parte da prova para conquistar a primeira vitória após 12 GPs, desde o GP da Alemanha de 2012. Raikkonen foi o segundo colocado, retomando a liderança do campeonato, e Hamilton chegou em terceiro. Felipe Massa chegou em sexto lugar.
Na largada, Hamilton manteve a ponta e levou consigo as duas Ferrari, com Alonso em segundo e Massa, partindo de quinto a terceiro. Raikkonen, Rosberg, Grosjean, Ricciardo, Button, Vettel e Hulkenberg.
No início da quinta volta, Alonso e Massa ultrapassaram Hamilton na reta dos boxes, enquanto Vettel foi superado por Hulkenberg, mas vinha abrindo caminho e superou Rosberg, subindo para sétimo. Hamilton trocou os pneus ao final da quinta volta.
Mais atrás, Gutierrez perdeu a freada da curva 14 e encheu a traseira de Sutil. Na volta seguinte, Alonso e Raikkonen fizeram sua primeira parada. Massa parou na volta seguinte. O brasileiro voltou atrás de Raikkonen e de Webber, que largou em último e parou na primeira volta, colocando pneus médios.
Na décima volta, Massa passou Webber, ocupando a 11ª posição. O líder da prova era Hulkenberg, que largara em décimo com pneus médios e superara Vettel.
Dois giros depois, Alonso ultrapassou Di Resta e Perez e assumiu o quinto lugar, a apenas 8s dos líderes, que pararam na 15ª volta. A parada da Sauber foi mais lenta e Hulkenberg perdeu a posição para Vettel.
Logo depois, Webber se estranhou com Ricciardo a acabou abandonando a prova. Outra briga forte aconteceu com Raikkonen, que se tocou com Perez antes de ultrapassá-lo. Pressionado por Vettel, Massa fez sua segunda parada na 20ª volta. Nesse ponto da prova, Button ainda não havia parado e liderava a prova, sendo ultrapassado na volta seguinte por Alonso. Vettel, por sua vez, ultrapassou a outra McLaren que seguia na pista, de Perez, e subiu ao quinto lugar. Neste momento, Massa já havia feito a segunda parada.
Na 22ª volta, Hamilton e Raikkonen entraram juntos no box. Dois giros depois, Alonso fez sua segunda parada e Button, a primeira. O espanhol voltou atrás de Hulkenberg e Vettel, superando Perez, que também tentava uma estratégia de duas paradas, a exemplo de seu companheiro.
Na 29ª volta, Hamilton superou Button e Alonso ultrapassou Vettel pela liderança. O alemão, que havia parado sete voltas antes, e não brigou pela posição. Duas voltas depois, foi para o box para sua segunda parada, voltando logo atrás de Massa. Neste mesmo momento, Raikkonen também superou Button.
Vettel demorou menos de uma volta para passar Massa e Di Resta, mas, parando uma volta depois, também havia perdido uma posição para Hulkenberg, que estava na mesma estratégia do alemão, mas colocou pneus macios na segunda parada. A Red Bull passou a Sauber na segunda volta, mostrando a queda de rendimento do composto mais rápido.
Na 35ª volta, Raikkonen foi o primeiro a fazer sua terceira parada. Hamilton e Alonso seguiram e Massa parou duas voltas depois. No giro seguinte, foi a vez de Hamilton, que acabou voltando atrás do finlandês.
Alonso só fez sua última parada na volta 42, voltando logo atrás de Vettel, em segundo, e ultrapassando o alemão já na volta seguinte. O alemão, contudo, ainda teria de usar os pneus macios. Atrás da dupla, Button seguia em terceiro em sua estratégia semelhante à de Vettel, com Hamilton mais rápido que Raikkonen, tentando superar o finlandês. Massa vinha em sétimo, atrás também de Di Resta, outro que buscava a estratégia de duas paradas.
Raikkonen e Hamilton ultrapassaram Button com 10 voltas para o final. O inglês só colocou os pneus macios com seis voltas para o final. Dois giros depois, foi a vez de Vettel, que voltou em quarto lugar, mantendo a liderança no campeonato. No final, o alemão tentou ainda uma pressão para cima de Hamilton, sem sucesso.
A próxima etapa da temporada será no final de semana que vem, no Bahrein.
Classificação final do GP da China
1 |
Fernando Alonso |
Ferrari |
|
2 |
Kimi Räikkönen |
Lotus-Renault |
+10.1s |
3 |
Lewis Hamilton |
Mercedes |
+12.3s |
4 |
Sebastian Vettel |
Red Bull Racing-Renault |
+12.5s |
5 |
Jenson Button |
McLaren-Mercedes |
+35.2s |
6 |
Felipe Massa |
Ferrari |
+40.8s |
7 |
Daniel Ricciardo |
STR-Ferrari |
+42.6s |
8 |
Paul di Resta |
Force India-Mercedes |
+51.0s |
9 |
Romain Grosjean |
Lotus-Renault |
+53.4s |
10 |
Nico Hulkenberg |
Sauber-Ferrari |
+56.5s |
11 |
Sergio Perez |
McLaren-Mercedes |
+63.8s |
12 |
Jean-Eric Vergne |
STR-Ferrari |
+72.6s |
13 |
Valtteri Bottas |
Williams-Renault |
+93.8s |
14 |
Pastor Maldonado |
Williams-Renault |
+95.4s |
15 |
Jules Bianchi |
Marussia-Cosworth |
+1 volta |
16 |
Charles Pic |
Caterham-Renault |
+1 volta |
17 |
Max Chilton |
Marussia-Cosworth |
+1 volta |
18 |
Giedo van der Garde |
Caterham-Renault |
+1 volta |
|
Nico Rosberg |
Mercedes |
+35 voltas |
|
Mark Webber |
Red Bull Racing-Renault |
+41 voltas |
|
Adrian Sutil |
Force India-Mercedes |
+51 voltas |
|
Esteban Gutierrez |
Sauber-Ferrari |
+52 voltas |
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