Comissão rejeita proposta de motor alternativo para 2017
Equipes vetam proposta, mas terão de apresentar um novo plano para reduzir custos até 15 de janeiro
![Start: Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 and Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 lead](https://cdn-4.motorsport.com/static/img/amp/600000/650000/659000/659500/659553/s6_776068/f1-brazilian-gp-2015-start-nico-rosberg-mercedes-amg-f1-and-lewis-hamilton-mercedes-amg-f1.jpg)
![FIA flag](https://cdn-4.motorsport.com/static/img/mgl/4300000/4360000/4367000/4367300/4367359/s300/endurance-24-hours-of-the-nurburgring-2015-fia-flag.jpg)
![Dr Helmut Marko, Red Bull Motorsport Consultant com Jean Todt, FIA President e sua mulher Michelle Yeoh](https://cdn-2.motorsport.com/static/img/mgl/6000000/6030000/6039000/6039600/6039676/s300/f1-brazilian-gp-2015-l-to-r-dr-helmut-marko-red-bull-motorsport-consultant-with-jean-todt.jpg)
![Jean Todt, FIA President e Bernie Ecclestone,](https://cdn-9.motorsport.com/static/img/mgl/6000000/6040000/6041000/6041700/6041772/s300/f1-brazilian-gp-2015-l-to-r-jean-todt-fia-president-and-bernie-ecclestone-as-the-grid-obse.jpg)
![Daniil Kvyat, Red Bull Racing RB11](https://cdn-3.motorsport.com/static/img/mgl/6000000/6040000/6043000/6043500/6043507/s300/f1-brazilian-gp-2015-daniil-kvyat-red-bull-racing-rb11.jpg)
![Jenson Button, McLaren MP4-30](https://cdn-2.motorsport.com/static/img/mgl/6000000/6040000/6043000/6043500/6043503/s300/f1-brazilian-gp-2015-jenson-button-mclaren-mp4-30.jpg)
![Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W06](https://cdn-8.motorsport.com/static/img/mgl/6000000/6040000/6043000/6043400/6043489/s300/f1-brazilian-gp-2015-lewis-hamilton-mercedes-amg-f1-w06.jpg)
![Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB11](https://cdn-9.motorsport.com/static/img/mgl/6000000/6040000/6043000/6043400/6043488/s300/f1-brazilian-gp-2015-daniel-ricciardo-red-bull-racing-rb11.jpg)
![Mecachrome engine](https://cdn-6.motorsport.com/static/img/mgl/6000000/6070000/6074000/6074900/6074996/s300/f1-mecachrome-engine-2015-mecachrome-engine.jpg)
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou na manhã desta quarta-feira (25) que a Comissão da Fórmula 1 não aprovou os planos de um motor alternativo para 2017 em reunião realizada na última terça-feira (24), em Paris.
A rejeição já era esperada, pois as equipes formam a maioria da comissão e são em grande parte contra a proposta defendida pela FIA e pelo chefão da categoria, Bernie Ecclestone.
Em contrapartida, as fornecedoras concordaram em abordar as questões-chave para a redução de custos, em fornecer motores para um número mínimo de equipes - caso sejam convocadas para isso - e que um propulsor alternativo seja aprovado no futuro.
As fabricantes terão que apresentar uma proposta até 15 de janeiro, com as primeiras reuniões sobre o assunto a serem realizadas neste final de semana, entre as atividades do GP de Abu Dhabi.
Confira a nota da FIA:
"As reuniões tiveram como objetivo o reconhecimento de quatro pontos de interesse visando a fabricação e o fornecimento de motores alternativos, mais baratos. A Comissão da F1 optou por não seguir este caminho no momento. Entretanto, a ideia será recolocada em questão após as fabricantes apresentarem as respectivas propostas para o Grupo de Estratégia."
"As partes envolvidas chegaram a um acordo para abordar os seguintes aspectos-chave relacionado ao fornecimento das unidades de potência na F1, que são:
- Garantia de fornecimento de unidades de potência às equipes;
- A necessidade de reduzir o preço das unidades de potência para equipes clientes;
- Simplificação das especificações técnicas das unidades de potência;
- Buscar melhorias no som emitido pelas unidades de potência.
"As fabricantes, em conjunto com a FIA, apresentarão uma proposta até 15 de janeiro de 2016 que contenha soluções para as questões apresentadas. A proposta estabelecerá também um número mínimo de equipes que cada fabricante deverá atender, assegurando o acesso às unidades de potência para todos os times."
"Medidas também serão tomadas no sentido de reduzir o custo das unidades de potência para as equipes clientes, além de avanços no som emitido (pelos motores). Todos os acionistas concordaram que estas medidas visam a temporada 2017 ou, no máximo, a temporada 2018. A primeira reunião entre a FIA e as fabricantes para a discussão destes tópicos será realizada neste final de semana, durante o GP de Abu Dhabi."
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