Comissário na F1, Giaffone crê que FIA saberá usar punição a Verstappen
Piloto, que também faz parte do corpo de comissários de prova da FIA, confia na utilidade da punição a Max Verstappen após o GP do Brasil, com o holandês tendo que pagar dois dias de serviços comunitários
Uma das grandes polêmicas da F1 em 2018 foi o entrevero entre Max Verstappen e Esteban Ocon após o término do GP do Brasil em Interlagos. Os empurrões do holandês sobre o francês ganhou vida nas telas dos fãs rapidamente, o que fez a FIA tomar a decisão de punir o piloto da Red Bull em dois dias de serviços comunitários.
Além de organizador das 500 Milhas de Kart e piloto da Copa Truck, Felipe Giaffone também divide seu tempo como comissário da FIA. Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com Brasil, ele comentou o que pôde – já que o cargo impõe limitações – sobre o caso.
“Eu estive lá e estive também em Abu Dhabi, que foi bem mais tranquilo”, disse Giaffone. “Sobre isso eu não posso falar porque o trabalho de comissário é sigiloso. São três comissários, mas eu não posso falar o que aconteceu dentro da sala.”
“Acho que tudo que aconteceu, aconteceu porque foi gravado, foi para a mídia. Se fosse tudo a portas fechadas, era muito mais o caso de pedir calma, ele estava muito de cabeça quente, não houve uma agressão muito forte, mas infelizmente tomou uma proporção enorme.”
Verstappen chegou a comentar que não quer ser feito de idiota com o pagamento da punição pela agressão a Ocon, mas Giaffone acredita que o que pode acontecer poderia se estender a todos os pilotos do grid.
“Isso aí (a punição) a FIA vai usar muito bem. Ele pode ser usado para uma ação de segurança no trânsito da FIA que está muito forte, uma das alternativas dele é participar do treinamento dos comissários, então tem várias possibilidades.”
“Mas não está mais na nossa mão, a FIA vai decidir. Tenho certeza de que se tivesse dois dias de cada piloto da Fórmula 1 pra fazer isso, seria ótimo, tem muito o que ajudar.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.