
Análise técnica de Giorgio Piola
Como a Mercedes desenvolveu seu novo sistema de direção na F1
Especialistas em análise técnica do Motorsport.com, Giorgio Piola e Matthew Sommerfield destrincham a instalação do DED

O controverso sistema de direção de eixo duplo (DED) da Mercedes provavelmente seria a grande polêmica do GP da Austrália, até que a pandemia de coronavírus se tornou a única narrativa de Melbourne nos últimos dias.
Leia também:
Agora que a poeira baixou no início da temporada 2020 da Fórmula 1, vamos usar as fotos de Giorgio Piola, mago do desenho técnico do Motorsport.com, para dar uma olhada detalhada em como esse sistema inovador foi instalado no chassi W11.
Descobrimos subsequentemente na Austrália que a Red Bull estava pronta para protestar contra o sistema, que altera a cambagem das rodas dianteiras por meio do movimento de empurrar e puxar o volante por parte dos pilotos. Nós explicamos no vídeo abaixo:
Durante o trabalho de preparação realizado pelas equipes, capturamos as primeiras imagens do novo rack de direção que faz parte do sistema DED, um item que geralmente é oculto por uma cobertura de carbono quando o carro está completamente preparado para a pista.
Veja fotos comparativas abaixo:

Mercedes AMG F1 W11 front suspension detail highlighted
Photo by: Motorsport.com

Mercedes AMG F1 W10 front suspension detail highlighted
Photo by: Motorsport.com
Destacamos duas características importantes do novo e revolucionário sistema da Mercedes W11: primeiro, em verde, temos os braços de direção, que chegam ao conjunto da direção (destacados em vermelho).
Veja como são diferentes. No entanto, pontos de interrogação sobre a operação exata do sistema permanecem, com dúvidas sobre a teoria de que dois racks e pinhões opostos estão sendo montados dentro do conjunto.
Lendo as entrelinhas de como o DED foi aprovado pelo departamento técnico da FIA para 2020 e subsequentemente proibido em 2021, o artigo 2.5 dos regulamentos técnicos sugere que veremos pelo menos todos os detalhes do sistema divulgados em algum momento.
2.5 Novos sistemas ou tecnologias: Qualquer novo sistema, procedimento ou tecnologia que não seja especificamente coberto por esses regulamentos, mas que seja considerado permitido pelo Departamento Técnico da FIA de Fórmula 1, somente será admitido até o final do Campeonato durante o qual ele é introduzido. Depois disso, a Comissão de Fórmula 1 será solicitada a revisar a tecnologia em questão e, se acharem que não agrega valor à Fórmula 1 em geral, será especificamente proibida.
Qualquer equipe cuja tecnologia seja proibida dessa forma deverá publicar detalhes técnicos completos do sistema ou procedimento relevante.
GALERIA: Relembre outras inovações revolucionárias da história da F1

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Se perder para Leclerc, Vettel sai da F1, diz Pedro de la Rosa
Família dona da Ferrari doa 55 milhões de reais para combate ao coronavírus
