Últimas notícias
Fórmula 1 GP da Itália

Confira como foi o GP da Itália de F-1 em frases

Veja a corrida realizada em Monza por outros olhos, os dos pilotos, e entenda melhor os detalhes que marcaram a vitória de Vettel

Sebastian Vettel é abordado pelos jornalistas em Monza

O primeiro dia do GP da Itália viu Sebastian Vettel superar Lewis Hamilton por apenas 0s036, com Michael Schumacher em um bom terceiro, à frente de Felipe Massa, que superou Fernando Alonso, Mark Webber e Jenson Button. Bruno Senna superou Petrov e foi décimo. Todos preferiram a cautela.

"Estou bem feliz com o carro. A McLaren está rápida em particular. É difícil julgar a sexta-feira, que é uma bagunça no tráfego, o tempo de volta é apenas um pedaço de papel" - Sebastian Vettel.
 
"Acho que estamos em uma posição forte, mas não sei o que as Red Bull estão fazendo. Eles estão muito rápidos, será difícil batê-los, mas não acho que será impossível" - Lewis Hamilton.
 
"As coisas estão indo bem, haja vista minha posição hoje, e estou feliz com isso, mas só vamos descobrir amanhã se é isso mesmo" - Michael Schumacher.
 
"Os rivais começaram muito bem e a gente não, mas melhoramos bastante na segunda sessão. Mas ainda temos o que trabalhar e entender o melhor caminho, principalmente na aerodinâmica" - Felipe Massa.
 
"Quando colocarmos tudo o que foi positivo no carro amanhã, esperamos estar mais competitivos" - Fernando Alonso.
 
"Acho que vamos ver os caras de sempre na frente, sem grandes surpresas amanhã. Nós estaremos brigando com certeza, mas em qual ordem, não dá para saber" - Mark Webber.
 
"Precisamos trabalhar na consistência do acerto e ainda não sei o limite do carro, mas estou animado. O dia foi positivo, e estar perto do Vitaly é uma grande vitória" - Bruno Senna.
 
A classificação viu Vettel colocar quase meio segundo de diferença em Hamilton (e poderia ter sido mais, não fosse um erro), com Button e Alonso na segunda fila; Webber e Massa fecharam o "top 6", com Schumacher somente em oitavo, enquanto Senna foi décimo sem andar no Q3, Barrichello o 13º e Pastor Maldonado bateu no Q1, mas saiu em 14°.
 
“Parecia que seria muito mais apertado. Já iria melhorar na segunda volta da primeira saída, mas cometi um erro" - Sebastian Vettel.
 
“Não foi um bom resultado, acho que eu poderia tirar mais alguns décimos do carro" - Fernando Alonso.
 
“Terceiro é bom, mas aqui não tem muito espaço para passar na primeira curva. Não tínhamos carro para competir com Seb, ele está muito rápido" - Jenson Button.
 
"A velocidade em reta é muito importante em Monza. Este ano a diferença é que na classificação se pode usar o DRS a vontade e na corrida não. Então, há acertos que te fazem andar rápido em classificação e outros em corrida. Veremos amanhã quem acertou" - Fernando Alonso. 
 
"Os pneus estavam fortes o bastante na primeira volta, então duas tentativas eram o melhores caminhos, mas no final das contas não tirei tudo do carro com apenas uma saída" - Mark Webber.
 
"Para estar na frente faltou carro, mas podia ter feito uma volta melhor. Peguei um vácuo bom do Schumacher na minha segunda tentativa, mas quis demais e passei do ponto", - Felipe Massa.
 
"Não acho que conseguiríamos mais do que fizemos na classificação hoje – talvez só mais uma posição. Não tive uma volta ideal porque tentei usar o vácuo de Lewis, mas ele fritou os pneus na segunda chicane e eu também" - Michael Schumacher.
 
"Sabia que seria difícil andar melhor que a Mercedes na segunda saída do pneu, então decidi poupar pneus" - Bruno Senna.
 
"Claro que não me deixa feliz [largar em 13º], mas sabemos o limite do carro. O tempo todo nós andamos em 15° e 16°, então foi melhor do que esperávamos" - Rubens Barrichello.
 
"Os pneus não estavam aquecidos, então acho que fui otimista demais com a asa traseira móvel e toquei no muro" - Pastor Maldonado.
 
O dia da corrida viu um banho de Vettel, com Button, Alonso, Hamilton e Schumacher fazendo uma ótima exibição, enquanto Webber se enroscava com Massa. Senna somou os primeiros pontos e Barrichello não conseguiu escapar do caos da largada.
 
Mas a prova viu outros lances, como o pedido de desculpas de Vitantonio Liuzzi pelo acidente da partida, as críticas de Jarno Trulli a Felipe Massa por uma disputa e Schumacher classificar seu "carro largo" como um "caminhão".
 
"Estou muito emocionado, esse circuito significa muito para mim. Lembrei de tudo o que aconteceu em 2008 assim que cruzei a linha de chegada, me senti abençoado no pódio, com tanta gente" - Sebastian Vettel.
 
"Se conseguirmos acertar um final de semana podemos lutar com a Red Bull" - Jenson Button.
 
"Temos feito algumas boas largadas, mas sempre começarmos em quinto ou sexto, o que não é suficiente. Sabia que tinha espaço em Monza para passar, liderei por algumas voltas, mas obviamente não era rápido o bastante" - Fernando Alonso.
 
"Tive que lutar realmente com Schumacher, mas o fato de ter terminado à frente dele mostra que tudo foi OK. É corrida" - Lewis Hamilton.
 
“Nós dois sabemos guiar no limite e foi o que fizemos. Tive de tornar o carro tão largo quanto um caminhão, mas no final, como esperado, ele [Lewis Hamilton] ainda era mais rápido" - Michael Schumacher. 
 
"Sem dúvida, perdi muito tempo. O Webber acabou me batendo, rodei e perdi nem sei quantas posições. Acabei recuperando, mas estaria brigando na frente se não fosse esse problema. Tenho certeza que seria possível" - Felipe Massa.
 
"Este resultado tirou um peso enorme das minhas costas. A corrida corrida não começou fácil, mas estou contente em ultrapassar" - Bruno Senna.
 
"Na relargada, consegui ultrapassar Jenson e, na próxima volta, estava alinhado com Felipe por fora na curva 1, buscando a linha interna na curva seguinte. Mas a zebra de dentro é muito alta, acabei tocando e acertando Felipe" - Mark Webber.
 
"A estratégia estava bem legal e fiz uma ótima largada, me colocando no lugar perfeito e ficando de espectador quando, de repente, passou um carro voando e tive de parar" - Rubens Barrichello.
 
"Enquanto corria com Heikki [Kovalainen], acho que Massa se atrapalhou na primeira chicane, então tive de sair da pista para não acertá-lo. Quando voltei, ele fechou a porta, eu vim por dentro, procurando ultrapassá-lo. Indo para a chicane, tinha dois carros rápidos atrás com o Kers, e Massa perdeu o ponto na freada o que me forçou a acertar outro carro, danificando a frente. Fiquei contente com minha performance" - Jarno Trulli.
 
"Tive uma boa largada, passando ambas as Virgins, Lotus e Daniel, mas tentei outra ultrapassagem e fui fechado. Isso me jogou para a grama e, uma vez tentando diminuir a velocidade, perdi todo o controle do carro e acertei outros carros. Sinto muito por Petrov, Rosberg e outros pilotos" - Vitantonio Liuzzi.
 
Confira os áudios no blog de Felipe Motta: http://f1.jovempan.com.br/

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Senna analisa atuação: "Foi divertido pra caramba!"
Próximo artigo "Corridas noturnas dão motivação extra", comenta Kobayashi

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil