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Análise

Confira o que muda nas conversas de rádio em 2016

Em meio ao aumento das restrições nas comunicações via rádio entre piloto e equipe, impostos para a temporada 2016 da Fórmula 1, a FIA divulga documento restringindo ainda mais conversas durante treinos e corridas

Funcionários da Sahara Force India F1 Team no pit wall

Em um comunicado enviado por Charlie Whiting, diretor de provas da Fórmula 1, antes da ida para a Austrália, foi divulgada uma nova lista de limitações referentes à comunicação via rádio entre equipes e pilotos. Na atualização, houve um aumento do rigor nas restrições.

Além de esclarecer alguns pontos discutidos anteriormente, outro destaque são as comunicações que antes eram permitidas e mudaram de patamar no novo documento disponibilizado por Whithing.

O documento

A. Restrições nas comunicações da equipe para o piloto

As restrições se aplicam:

- A todas as comunicações direcionadas ao piloto, incluindo - mas não se limitando - rádio e placas no muro do pitlane;

- Em todos os momentos em que o carro sair da garagem com o piloto, exceto nos momentos em que o carro passar pelo pitlane nas voltas de reconhecimento antes do posicionamento no grid de largada.

A seguir, a lista das mensagens permitidas.

Se qualquer outra mensagem, incluindo as listadas abaixo, for utilizada com um propósito distinto do original (incluindo um comando para o piloto), o ato será considerado como um desrespeito ao artigo 20.1 do regulamento esportivo e a situação será encaminhada para os comissários de prova:

1. Certificação de que mensagem do piloto foi compreendida;

2. Indicação de um problema crítico com o carro; qualquer mensagem neste sentido só poderá  ser utilizada se a falha de um componente ou sistema for iminente e levar o carro a parar;

3. Informações referentes a danos estruturais no carro;

4. Instruções para selecionar padrões com o intuito de impedir a perda de função de um sensor ou controle cuja degradação ou falha não tenha sido detectada de dentro do carro. De acordo com o artigo 8.2.4, qualquer novo ajuste neste sentido não pode melhorar o desempenho do carro antes de resolver o problema da perda de função;

5. Instruções para entrar nos boxes para reparar o carro ou abandonar a prova;

6. Indicação de um problema no carro de um adversário;

7. Informações referentes às decisões da direção de prova (bandeira vermelha, bandeira amarela, safety car, safety car virtual, largada cancelada ou instruções similares);

8. Repassar uma mensagem da direção de prova (exceto pela contagem regressiva para a volta de apresentação e o aviso para um piloto de que o último carro já se posicionou no grid ao final da volta de apresentação);

9. Pista molhada, óleo ou detritos em trechos da pista;

10. Informações sobre o clima;

11. Informações referentes aos tempos em cada setor da pista na volta do próprio piloto

12. Tempo de volta de um adversário;

13. Avisos sobre tráfego e diferenças em relação a outros competidores durante treinos ou corridas;

14. Instrução para troca de posições com outros pilotos;

15. Número de voltas ou tempo restantes durante uma corrida ou treino;

16. Posição durante os treinos ou a corrida;

17. 'Aumente o ritmo até o limite', 'acelere agora', 'você está disputando com xx', 'alivie o ritmo' ou mensagens similares (um aviso será dado sobre uso suspeito de mensagens de encorajamento como código para outras funções);

18. Para entrar nos boxes (ou ir para o grid durante as voltas de reconhecimento), qualquer mensagem neste sentido só poderá ser usada se o piloto entrar nos boxes naquela volta;

19. Lembretes para acionar o limitador de velocidade, mudança nas configurações de pneu para ajustar com o composto utilizado no momento ou para avisar sobre a linha de saída dos boxes, pequenos postes ou avisos para seguir para a pesagem obrigatória;

20. Descumprimento das regras de pista por parte do companheiro de equipe ou de outro competidor, como passar reto em chicanes, saídas de pista, punições a serem aplicadas, etc;

21. Aviso sobre permissão do uso da asa móvel, bem como o impedimento;

22. Lidar com uma falha no sistema de asa móvel;

23. Vazamento de óleo;

24. Sequência de comandos para teste durante treinos livres (exemplo: mapeamento aerodinâmico);

O que foi removido

Além de detalhar o que é permitido, o último documento divulgado pela FIA chama atenção por apresentar um entendimento sobre itens que anteriormente eram permitidos e agora não são mais.

Os itens removidos foram:

  • Diferenças para um adversário durante treinos ou corridas;
  • Fornecer informações sobre diferenças entre os carros na classificação para encontrar a melhor posição para uma volta limpa;
  • Escolha de pneus para o pit stop seguinte;
  • Quantidade de voltas que outro competidor completou com um jogo de pneus;
  • Composto utilizado por um adversário;
  • Informações referentes as possibilidades de estratégia de um competidor;
  • Janela de Safety Car
  • Mudança de ajuste na asa dianteira no pit stop seguinte;
  • Lembretes sobre os limites da pista;
  • Voltas restantes para o final da prova.
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