Recomendado para você

ANÁLISE: Quem vem forte ou não nas últimas cinco etapas da F1 em 2025?

ANÁLISE: Quem vem forte ou não nas últimas cinco etapas da F1 em 2025?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
ANÁLISE: Quem vem forte ou não nas últimas cinco etapas da F1 em 2025?
MotoGP: Marc Márquez não correrá mais na temporada 2025 após lesão

MotoGP: Marc Márquez não correrá mais na temporada 2025 após lesão

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Marc Márquez não correrá mais na temporada 2025 após lesão
F1: O que a história nos diz sobre a reviravolta de Verstappen na corrida pelo título?

F1: O que a história nos diz sobre a reviravolta de Verstappen na corrida pelo título?

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: O que a história nos diz sobre a reviravolta de Verstappen na corrida pelo título?
Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E

Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E

Fórmula E
Fórmula E
CITROEN Formula E
Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E
F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull
OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam

OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam
F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

Danica Patrick relembra fala machista de Bernie Ecclestone e diz que Europa está atrasada em relação a mulheres na F1

Experiente piloto da Indy e NASCAR acredita que comentários negativos no velho continente desencorajam jovens à tentarem carreira na categoria máxima

Danica Patrick, Premium Motorsports Chevrolet Camaro

A atual temporada da Fórmula 1 é a 45ª consecutiva que uma piloto mulher não participa de um GP e a 29ª após a última contratada por uma equipe como titular. Sobre isso, a experiente Danica Patrick, que já venceu corrida na Indy e conquistou uma pole na NASCAR, comentou que a receptividade às atletas femininas na Europa, principal rota para chegar à categoria máxima, não foi boa como em seu país natal (Estados Unidos) e citou algumas falas de Bernie Ecclestone.

Segundo ela, em entrevista à revista americana Racer, o ex-chefão da série desdenhou o papel das garotas no esporte e se os comentários negativos fossem menos frequentes, poderiam se sentir mais encorajadas a construir uma carreira no automobilismo no velho continente.

Leia também:

"Eu lembro de algumas coisas ruins que Bernie Ecclestone disse sobre mim. Falar coisas legais poderia fazer as pessoas se sentirem bem-vindas", recordou Danica. "Posso falar sobre em cada país. Eu não me sentia bem-vinda na Inglaterra quando era jovem, sempre senti que a Europa estava mais atrasada em suas estruturas sociais e na hierarquia de quem faz o quê e a dinâmica de gênero."

"Me senti muito mais bem recebida quando voltei para casa. Sentia que as pessoas estavam animadas por me ter por perto, não era assim por lá. Talvez seja parte do motivo por não ver mulheres chegando e passando pela escada da Fórmula 1."

A fala controversa de Bernie, dita em 2005 após os bons resultados de Danica em seu ano de estreia na Indy, dizia: "mulheres deveriam se vestir de branco, como todos os outros aparelhos domésticos".

A primeira piloto na categoria máxima foi a italiana Maria Teresa de Filippis, que correu entre 1958 e 1959. A última a correr um GP foi Lella Lombardi, em 1976, e a mais recente a ser contratada como titular é Giovanna Amati, em 1992. No entanto, ela não correu por não ter conseguido se classificar nas provas que disputou.

F1 - RESSURREIÇÃO: FERRARI mais PRÓXIMA de alcançar POTÊNCIA do motor MERCEDES? Entenda a teoria

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #141 – É o fim da linha para Mercedes e Hamilton após GP dos EUA?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Artigo anterior Resultado de pesquisa global retrata pensamento da F1 sobre nova geração de fãs
Próximo artigo F1: Com volta de público, Sainz "começou a entender" força de torcida da Ferrari

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros