Dia de teste perdido não deve ser reposto
Chuva, frio intenso e neve fizeram com que a quarta-feira fosse um período perdido para as equipes e pilotos da F1 em Barcelona
Com o mau tempo previsto com bastante antecedência, algumas equipes começaram a pressionar por uma mudança no cronograma dos testes de pré-temporada da F1 no início desta semana.
As questões ficaram complicadas pelo fato da Williams ter um dia de filmagem em Barcelona reservado para sexta-feira e a Ferrari ter outro no sábado. A segunda-feira foi discutida como uma possível alternativa.
Qualquer alteração necessita a aprovação unânime de todas as 10 equipes, como o Regulamento Esportivo da FIA exige.
Enquanto alguns times estão pressionando por uma mudança, o Motorsport.com apurou que mais de uma equipe se recusou a concordar.
"Williams e Ferrari já disseram não, então isso não vai acontecer", disse a fonte de uma equipe ao Motorsport.com.
Existem problemas logísticos óbvios para as equipes, por exemplo em termos de pessoal viajando da Espanha para suas casas em vôos já agendados, tornando a semana impraticável.
Além disso, as regras da FIA indicam especificamente que nenhum teste pode ser superior a quatro dias: "Dois testes, abertos a todos os concorrentes, com duração não superior a quatro dias consecutivos, realizados entre 1º de fevereiro e dez dias antes do início do primeiro evento do campeonato", diz o regulamento.
Se adicionarem a segunda-feira antes do início da já programada segunda semana de testes de quatro dias, estendendo a cinco dias e mesmo que as equipes concordassem, a FIA ainda teria que verificar com seu próprio departamento jurídico para não ignorar suas próprias regras.
Embora os carros não estejam na pista, na verdade, o terceiro dia do teste é considerado como acontecido.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.