Diferenças mínimas marcam treinos, com Vettel à frente
Alemão superou Alonso por 17 milésimos na Espanha; quatro primeiros ficaram separados por pouco mais de 0s2
Após a primeira sessão de treinos livres para o GP da Espanha ser atrapalhada pela chuva, os pilotos começaram o segundo treino dedicando-se a comparações entre peças velhas e aquelas programadas para estrear nesta prova usando prioritariamente os pneus protótipo cedidos pela primeira vez pela Pirelli, além da tradicional comparação entre o rendimento e durabilidade dos compostos duro e médio, que serão usados durante este final de semana.
Com um jogo a mais de pneus à disposição, além da necessidade de testar as novas peças, a sessão ficou mais movimentada, com pilotos batendo na marca de 14 voltas apenas com meia hora de treino realizado. Neste momento, a exemplo do treino da manhã, Fernando Alonso liderava com a Ferrari, com Felipe Massa em terceiro.
Na última hora de treino, os pilotos começaram a usar os pneus médios e tiveram dificuldade em melhorar seus tempos de maneira significativa. Mark Webber foi o primeiro a conseguir melhorar, tomando o primeiro lugar. Logo depois, Vettel superou o companheiro, mas por menos de um décimo. As Ferrari entraram na pista em seguida, e Alonso fechou com um tempo a 17 milésimos do alemão. Massa permaneceu em quarto.
Atrás de Ferrari e Red Bull, tanto com os compostos duros, quanto com os médios, apareciam as Mercedes, à frente das Force India e da surpresa do treino, as Toro Rosso. Como de costume, a Lotus fez um treino discreto até que Kimi Raikkonen colocou o carro em quarto com os médios.
Pelo menos até essa segunda sessão de treinos livres, os pacotes de mudanças de Williams e McLaren não geraram grande evolução, com os quatro pilotos fora do top 10.
Na parte final da sessão, os pilotos se dedicaram às simulações com tanque cheio e, demonstrando a dúvida a respeito de qual será o composto preferido na corrida, a dupla da Ferrari, por exemplo, se dividiu: Alonso simulou a primeira parte da prova com os médios e Massa, com os duros. Os pneus, especialmente dianteiros esquerdos, sofreram grande degradação.
Nos minutos finais, Paul Di Resta teve um pneu dechapado e terminou o treino mais cedo. A cena foi parecida com o que aconteceu na terceira sessão de treinos livres do Bahrein com Lewis Hamilton e na corrida do país árabe com Felipe Massa.
A terceira sessão de treinos se inicia às 6h da madrugada deste sábado. O treino classificatório está marcado para as 9h.
Confira a classificação do segundo treino livre para o GP da Espanha
1 |
Sebastian Vettel |
Red Bull Racing-Renault |
1:22.808 |
34 voltas |
|
2 |
Fernando Alonso |
Ferrari |
1:22.825 |
0.017 |
35 |
3 |
Mark Webber |
Red Bull Racing-Renault |
1:22.891 |
0.083 |
36 |
4 |
Kimi Räikkönen |
Lotus-Renault |
1:23.030 |
0.222 |
32 |
5 |
Felipe Massa |
Ferrari |
1:23.110 |
0.302 |
37 |
6 |
Lewis Hamilton |
Mercedes |
1:23.140 |
0.332 |
35 |
7 |
Nico Rosberg |
Mercedes |
1:23.398 |
0.590 |
45 |
8 |
Adrian Sutil |
Force India-Mercedes |
1:23.840 |
1.032 |
37 |
9 |
Jean-Eric Vergne |
STR-Ferrari |
1:24.058 |
1.250 |
31 |
10 |
Paul di Resta |
Force India-Mercedes |
1:24.104 |
1.296 |
25 |
11 |
Daniel Ricciardo |
STR-Ferrari |
1:24.175 |
1.367 |
32 |
12 |
Jenson Button |
McLaren-Mercedes |
1:24.306 |
1.498 |
35 |
13 |
Sergio Perez |
McLaren-Mercedes |
1:24.854 |
2.046 |
31 |
14 |
Valtteri Bottas |
Williams-Renault |
1:24.888 |
2.080 |
38 |
15 |
Nico Hulkenberg |
Sauber-Ferrari |
1:25.167 |
2.359 |
38 |
16 |
Pastor Maldonado |
Williams-Renault |
1:25.321 |
2.513 |
32 |
17 |
Esteban Gutierrez |
Sauber-Ferrari |
1:25.441 |
2.633 |
37 |
18 |
Romain Grosjean |
Lotus-Renault |
1:25.851 |
3.043 |
36 |
19 |
Giedo van der Garde |
Caterham-Renault |
1:25.963 |
3.155 |
30 |
20 |
Jules Bianchi |
Marussia-Cosworth |
1:26.078 |
3.270 |
31 |
21 |
Charles Pic |
Caterham-Renault |
1:26.930 |
4.122 |
35 |
22 |
Max Chilton |
Marussia-Cosworth |
1:26.970 |
4.162 |
26 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.