Ecclestone vende coleção de carros da F1 para herdeiro da Red Bull

Bernie era proprietário de 69 monopostos que foram usados por lendas do esporte, como Michael Schumacher

Bernie Ecclestone’s  Collection of Historic Grand Prix and Formula 1 Cars

Três meses depois de anunciar que estava à venda, Bernie Ecclestone vendeu sua incrível coleção de 69 monopostos de Fórmula 1. Avaliada em quase 600 milhões de euros, cerca de R$3,7 bilhões, a coleção estava inicialmente prevista para ser leiloada, mas um acordo privado foi finalmente alcançado.

Leia também:

As informações, incluindo a identidade do comprador, foram reveladas pelo Daily Mail. O comprador é Mark Mateschitz, amigo de Bernie Ecclestone, filho de Dietrich Mateschitz e acionista de 49% da Red Bull desde a morte deste último em 2022. 

A coleção de Ecclestone é composta por modelos excepcionais, incluindo a Ferrari F2002 de Michael Schumacher, a Brabham BT46 de Niki Lauda, o Vanwall VW10 de Stirling Moss, a Ferrari Dino de Mike Hawthorn, a Ferrari 375 F1 de Alberto Ascari, a primeira Ferrari 312 F1, uma Maserati 250 F e uma Lancia D50.

Les 69 Formule 1 vendues par Bernie Ecclestone.

Os 69 carros de Fórmula 1 vendidos por Bernie Ecclestone.

Foto de: Tom Hartley Jnr.

Aos 94 anos, o britânico decidiu vendê-los para preparar sua sucessão. Ele está particularmente satisfeito por ter encontrado um comprador, certo de que seu legado será respeitado e talvez ainda mais valorizado no futuro. Mark Mateschitz pretende, com o tempo, tornar esses carros lendários visíveis para o público. 

"Esses carros são únicos", disse Ecclestone ao Daily Mail. "Eles escreveram a história da F1 e representam desenvolvimentos técnicos significativos. Eles contam a história de 70 anos de F1. É muito importante para mim saber que essa coleção está agora nas melhores mãos. Mark é o proprietário mais digno que poderíamos ter imaginado".

"Tenho 94 anos e espero poder viver mais alguns anos. Quem sabe? Mas eu não queria deixar Fabi [sua esposa] se perguntando o que ela faria com esses carros se eu morresse. Adoro cada um dos meus carros, mas talvez eu devesse ter feito isso há cinco anos".

Embora o valor da transação entre os dois homens não tenha sido divulgado, Mark Mateschitz está muito satisfeito com a "confiança" depositada nele por Ecclestone e confirma seus planos para o futuro: "Esta coleção será cuidadosamente preservada, ampliada com o tempo e, em um futuro próximo, será disponibilizada ao público em um local apropriado".

Mark Mateschitz promet de rendre la collection accessible au public.

Mark Mateschitz promete tornar a coleção acessível ao público.

Foto de: Mark Sutton

COMO PODE? F1 ESQUECE PIQUET e FITTIPALDI em lista dos 20 MAIORES PILOTOS da HISTÓRIA!

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

F1 2025: Teve blefe? Alguém surpreenderá? RICO PENTEADO disseca pré-temporada e faz RANKING do grid

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo! 

In this article
Basile Davoine
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1: Como Hamilton deixou volante da Ferrari com 'jeitinho' da Mercedes
Próximo artigo F1 - Marko: "McLaren será a favorita em todos os circuitos"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros