Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st Position, with his trophy
Andrew Hone / Motorsport Images
Único brasileiro a chefiar o departamento de motores de uma montadora da Fórmula 1, Ricardo Penteado tem autoridade para falar sobre aquele é apontado como o futuro multicampeão da categoria: Max Verstappen, da Red Bull.
O engenheiro, que deixou a Renault no fim de 2019 para desenvolver projeto mantido em segredo, trabalhou com o piloto no começo da trajetória do holandês na elite do automobilismo, pela equipe Toro Rosso, ainda em 2014.
Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com via live de Instagram, Penteado rasgou elogios a Verstappen e o comparou a Senna: "É tipo o Ayrton, nunca vai 'levantar' o pé para deixar alguém passar". Confira o imperdível depoimento na íntegra no vídeo abaixo:
"Cara, o moleque é 'pauleira'. Ele é bruto que nem o pai dele, em termos de caráter (personalidade). Não sei se o pessoal viu a live com o [Enrique] Bernoldi, mas é exatamente o que ele falou [sobre Jos Verstappen, pai de Max e companheiro do brasileiro na Arrows em 2001]."
"Conversei muito com o Max porque eu fui engenheiro dele na Toro Rosso quando ele andou pela primeira vez de F1. Era eu o engenheiro dele, em 2014, no Japão. Conversei muito com ele e com o pai dele, aprendi a conhecer os dois. E tem histórias fenomenais."
"Eles quase saíram na porrada: pai, mãe e os moleques com o [Daniil] Kvyat em coisas de kart, sabe? Então você vê que a galera é mais bruta. Quando conversei com ele em 2014, você via que o moleque tinha não só o talento, mas acho que o Jos fez um trabalho muito bom nele de formação. De saber onde melhorar, de saber priorizar... E uma coisa que marcou muito é que ele é tipo o Ayrton [Senna] no sentido de que nunca vai ser ele que vai 'levantar' o pé."
"Tipo assim, se tiver que ir todo mundo para a brita, vai, mas não vai ser ele que vai levantar o pé, quando vai para o fight. Foi muito interessante ver que, tão novo, ele percebeu que isso era o segredo, a marca registrada dele."
"Você vê em qualquer briga na pista, às vezes até ridícula, tipo ele ir 'no fight' com o [Esteban] Ocon no Brasil (em 2018) e perder a vitória para brigar com o cara na pista. Mas você sabe que se você tiver que ultrapassar ele, ou você ultrapassa bem, ou vão terminar os dois na brita, porque ele nunca vai levantar o pé para deixar alguém passar ele. E eu lembro que, no final da temporada 2014, eu até escrevi uma mensagem para ele e falei: 'Não basta ser rápido, tem que trabalhar'."
"Quando ele viu o negócio, ele olhou assim tipo: 'Quem foi que botou isso na minha mesa?'. Quando eu falei que fui eu, você via a descontraída. Então você vê que o moleque tem aquele caráter no sentido de comportamento: é 'punk', é violento e 'toca' muito. Sanguinário."
"Você percebe justamente na maturidade dele. Quando ele chegou lá, o engenheiro de performance fez um trabalho muito bom com ele na parte de pneu. E você vê que ele já tem maturidade para entender bem disso tudo. Quando ele chegou na F1, ele tinha 16 anos e parecia que ele já tinha 22, em termos de bagagem técnica. É impressionante. Pelo fato de ele ter começado bem cedo, ele já tem muita maturidade."
"Acho que realmente é um dos caras que, se não tiver uma escolha de caminho errada como aconteceu com o Fernando [Alonso], ele vai ser campeão do mundo pelo menos uma vez. Com certeza", seguiu o engenheiro brasileiro.
Comparação entre Verstappen, Ricciardo e Kubica
"O [Robert] Kubica, com certeza absoluta, é mais inteligente tecnicamente falando. Em termos de entender motor, ele entende tudo. Em termos de engenharia em volta do carro. Na Coréia, chegou um escapamento novo e eu tive que fazer o mapa (do motor) inteiro na mão ali, na sexta-feira de manhã, e ele me ajudou muito. O cara manja muito, é técnico. E ele entende muito de regulamentação, ele é malandro, tem um raciocínio de game muito pesado."
"Mas, em termos de talento, eu acho que eu colocaria o Max um pouco mais 'na mão'. Quando você vê aquela corrida dele em Interlagos no molhado (2016), meu... É difícil achar alguém que 'toque' mais do que ele, que tenha mais autoconfiança do que ele tinha."
"A gente escutava o rádio do Daniel [Ricciardo] na mesma corrida dele e o engenheiro dele falou assim: 'Na curva 3, o Max passa por fora. Tenta por fora'. Ele tentou uma vez e falou: 'Não, não, não, estou tranquilo aqui'. Por fora, tinha menos borracha, então o carro tinha mais aderência, só que tinha mais água também, porque tinha menos carros passando, então era meio difícil ali. Mas o Max 'toca' muito", completou Penteado.
GALERIA: Relembre as vitórias espetaculares do holandês Max Verstappen na F1
GP da Espanha de 2016
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
A corrida foi a primeira de Verstappen na Red Bull. O holandês substituiu Daniil Kvyat, rebaixado para a Toro Rosso.
GP da Espanha de 2016
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Na largada, Rosberg ultrapassou o pole Hamilton, que tentou retomar a liderança na sequência. O britânico, porém, errou o bote e tirou as duas Mercedes da prova.
GP da Espanha de 2016
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
O caminho ficou aberto para a vitória de Verstappen, que soube administrar bem a vantagem à frente.
GP da Espanha de 2016
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Com o triunfo, o holandês se tornou o mais jovem vencedor da história da Fórmula 1.
GP da Espanha de 2016
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Raikkonen e Vettel completaram o pódio da agitada etapa espanhola.
GP da Malásia de 2017
Foto de: Sutton Motorsport Images
Verstappen herdou a posição de largada de Raikkonen, que teve problemas com sua Ferrari, atrás do pole Hamilton.
GP da Malásia de 2017
Foto de: Red Bull Content Pool
Com ritmo melhor que o da Mercedes, o holandês superou Hamilton e venceu em Sepang.
GP da Malásia de 2017
Foto de: Sutton Motorsport Images
Daniel Ricciardo completou o pódio na segunda vitória de Verstappen pela Red Bull.
GP da Malásia de 2017
Foto de: Sutton Motorsport Images
Verstappen vibra com o triunfo na Malásia.
GP da Malásia de 2017
Foto de: Red Bull Content Pool
O holandês já se colocava como rival de Ricciardo dentro da Red Bull, dando pontapé à tensão com o australiano.
GP do México de 2017
Foto de: Sutton Motorsport Images
Verstappen largou em segundo, atrás do pole Vettel, que tentava sobrevida na briga pelo título com Hamilton.
GP do México de 2017
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
Verstappen ultrapassou o tetracampeão no início da prova e despontou na liderança.
GP do México de 2017
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
O holandês chegou a ultrapassar Hamilton como retardatário antes de vencer no Hermanos Rodríguez.
GP do México de 2017
Dominante vitória de Verstappen no circuito mexicano, no qual ele voltaria a vencer no ano seguinte.
GP do México de 2017
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Bottas chegou em segundo, à frente do conterrâneo ferrarista Raikkonen.
GP da Áustria de 2018
Foto de: Manuel Goria / Motorsport Images
Na corrida do ano passado em Spielberg, Verstappen largou em quarto.
GP da Áustria de 2018
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Logo no começo da prova, o holandês ascendeu uma posição, superando Raikkonen.
GP da Áustria de 2018
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
No fim das contas, as duas Mercedes abandonaram e Verstappen triunfou. Nesta foto, ele conversa com o pai Jos no Red Bull Ring.
GP da Áustria de 2018
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Mais uma grande vitória de Verstappen, que já vivia forte tensão com o ex-companheiro Ricciardo.
GP da Áustria de 2018
Foto de: Manuel Goria / Motorsport Images
Raikkonen chegou em segundo, à frente do companheiro Vettel.
GP do México de 2018
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Em sua segunda vitória no México, Verstappen largou em segundo, atrás de Ricciardo.
GP do México de 2018
Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
O holandês despachou o então companheiro no começo da prova e despontou na liderança após sofrer ataque de Hamilton.
GP do México de 2018
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Verstappen conseguiu abrir distância para o britânico e rumou para mais uma dominante vitória.
GP do México de 2018
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Vettel chegou em segundo e Raikkonen completou mais um pódio em sua extensa carreira.
GP do México de 2018
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Festa com champanhe para Verstappen, consolidado como primeiro piloto da Red Bull.
GP da Áustria de 2019
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
As coisas começaram ruins para Verstappen, que caiu de segundo para sétimo após péssima largada. No entanto, ele se recuperou e brilhou com várias ultrapassagens. A foto acima antecede o bote do holandês sobre Vettel a 20 voltas do fim da prova em Spielberg.
GP da Áustria de 2019
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Logo após, Verstappen não tomou conhecimento de Bottas e assumiu a segunda posição.
GP da Áustria de 2019
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
A 3 voltas do fim, o holandês foi com tudo para cima de Leclerc. Com direito a toque entre os pilotos, Verstappen conseguiu ultrapassar para vencer no Red Bull Ring.
GP da Áustria de 2019
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
A manobra foi mais um motivo de delírio para a torcida da Red Bull na casa da equipe. Os trajes laranjas comprovam a idolatria ao holandês.
GP da Áustria de 2019
Foto de: Honda
O pódio mostra Leclerc contrariado. O monegasco não concordou com a manobra do vencedor. Após três horas de reuniões, os comissários decidiram que o 'lance' foi normal e confirmaram a vitória do holandês.
GP da Alemanha de 2019
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Verstappen teve uma largada ruim e caiu para a quarta posição após se classificar em segundo para a prova de Hockenheim. Mas logo nas primeiras voltas o holandês conseguiu ultrapassar Kimi Raikkonen e assumir o terceiro posto.
GP da Alemanha de 2019
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Na sequência, o piloto da Red Bull passou a perseguir a dupla da Mercedes. No entanto, o vem e vai da chuva acabou bagunçando o grid e o holandês chegou a ficar mais para trás após as trocas de pneus.
GP da Alemanha de 2019
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Mas uma série de incidentes com os rivais, aliado às boas decisões da Red Bull na escolha dos pneus para cada momento da 'corrida maluca' e a constante entrada do safety car, permitiram que Verstappen assumisse a ponta, enquanto os adversários colecionavam erros.
GP da Alemanha de 2019
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Após assumir a liderança, o holandês foi preciso em sua pilotagem. Sem cometer erros e ainda anotando a melhor volta da corrida, Verstappen precisou apenas manter o controle da distância sobre os rivais para garantir a segunda vitória em 2019.
GP da Alemanha de 2019
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Foi a sétima vitória do "Mad Max" e a 61ª da Red Bull. E mais uma vez, o jovem holandês superou os rivais em uma prova cheia de emoção. De quebra, a Honda faturou a segunda vitória como fornecedora de motores desde o retorno à categoria.
GP do Brasil de 2019
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
O holandês largou na ponta após se afirmar no classificatório e não deu chances para Hamilton.
GP do Brasil de 2019
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
A batalha passou para a estratégia, mas Max fez valer seu talento e repassou Hamilton após perder a posição nos boxes.
GP do Brasil de 2019
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
No fim das contas, novo pit stop demoveu Hamilton para quarto, mas o britânico bateu em Albon, tirando o companheiro de Verstappen do pódio. Melhor para Pierre Gasly, que chegou atrás de seu ex-parceiro.
GP do Brasil de 2019
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Festa da Red Bull e da Toro Rosso no pódio. Hamilton ainda tomaria punição pela batida e caiu para sétimo, saindo do top-3.
GP do Brasil de 2019
Foto de: LAT Images
O pódio foi completado por Carlos Sainz, da McLaren. O espanhol foi o primeiro companheiro de Verstappen na F1, ainda na Toro Rosso.
40
VÍDEO: Engenheiro brasileiro de Raikkonen afirma: "Teria 8 títulos se corresse antes"
PODCAST Motorsport.com debate a influência de Lewis Hamilton para além das pistas
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Top Comments