Fórmula 1
29 ago
-
01 set
Evento encerrado
05 set
-
08 set
Evento encerrado
19 set
-
22 set
Evento encerrado
26 set
-
29 set
Evento encerrado
10 out
-
13 out
Evento encerrado
24 out
-
27 out
Próximo evento em
10 dias
31 out
-
03 nov
Próximo evento em
17 dias
14 nov
-
17 nov
R
GP de Abu Dhabi
28 nov
-
01 dez
Próximo evento em
45 dias

Com Werhlein, equipe espanhola quer entrar na Fórmula 1 em 2021

compartilhar
comentários
Com Werhlein, equipe espanhola quer entrar na Fórmula 1 em 2021
Por:
3 de out de 2019 12:47

Nova escuderia da categoria máxima do automobilismo seria vinculada à Campos Racing, da Fórmula 2 e da Fórmula 3

Uma nova equipe ligada à Campos Racing tem como alvo entrar na Fórmula 1 em 2021. Um dos pilotos apontados em caso de sucesso da empreitada é o alemão Pascal Wehrlein, ex-protegido da Mercedes que correu por Manor e Sauber e atualmente está na Fórmula E.

O Motorsport.com apurou que o proprietário Adrian Campos e seu sócio Salvatore Gandolfo querem usar as novas regras da F1 em 2021, incluindo o limite de orçamento, para ingressar na categoria.

Leia também:

Eles pretendem usar o apoio financeiro da Monaco Increase Management, uma empresa fundada por Gandolfo que tem Daniele Audetto, ex-membro de Ferrari, Arrows e Super Aguri, como consultor.

Campos já esteve envolvido em projetos da F1. Mais recentemente, ele foi a força motriz por trás da inscrição que deu origem à Hispania (HRT), mas vendeu a iniciativa antes da estreia da equipe na F1 em 2010.

O grupo composto por Campos, Gandolfo e Audetto afirma ter realizado reuniões com os chefes de F1 Chase Carey e Ross Brawn. Gandolfo diz que possui "a solidez financeira exigida pela FIA para tornar este projeto um sucesso".

Brawn disse em agosto que havia uma quantidade "surpreendente" de novas equipes com interesse em entrar na F1. Uma delas já estaria preparando uma entrada com o nome de Panthera Team Asia, mas foi instruída a esperar até pelo menos 2022.

Quer assistir F2, F3 e Indy de graça? Se inscreva no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

A perspectiva de uma nova equipe também foi minimizada durante o recente fim de semana do GP de Singapura, quando o presidente da FIA, Jean Todt, disse que queria algo "concreto" e ainda não havia recebido "forte contato de uma equipe relevante e sólida”.

Todt acrescentou que as equipes interessadas não estavam no mesmo "nível" que a Haas tinha antes de ingressar na F1 em 2016. No entanto, embora Gandolfo tenha dito que o "projeto de longo prazo" abrange "os grandes desafios que temos pela frente", a ideia é mesmo entrar em 2021.

"Com o novo limite de orçamento, a nova distribuição de renda e os novos regulamentos, há uma grande oportunidade para equipes menores competirem e, finalmente, tornar o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA mais interessante e equilibrado novamente", disse Gandolfo.

Staff

Complementarmente, o Motorsport.com apurou que o experiente guru aerodinâmico da F1 Ben Wood e o ex-designer-chefe da Super Aguri, Peter McCool, já foram recrutados para o projeto da Campos.

McCool foi contratado como diretor técnico e Wood deve ser o chefe de aerodinâmica, um papel que ele desempenhou enquanto trabalhava ao lado de McCool no Super Aguri e depois exerceu na Brawn e na Mercedes até o fim de 2010.

Um estudo realizado por "uma equipe de engenheiros profissionais com formação na F1" está em andamento desde o final de julho para estabelecer a viabilidade da inscrição e será concluído quando os novos regulamentos da F1 forem concluídos no final de outubro.

O projeto afirma que está em "um estágio avançado de negociações" para obter "a melhor parceria possível" para 2021. A Campos tem raízes na Espanha, mas faz desenvolvimento no Reino Unido, de modo que as instalações podem ser em moldes parecidos com as da Haas, dividida em diferentes países.

Jack Aitken, Campos Racing

Jack Aitken, Campos Racing

Photo by: Joe Portlock / LAT Images

No caso de garantir uma entrada, a Campos nomeou especificamente Wehrlein e o espanhol Alex Palou como possíveis pilotos. Ex-piloto da Manor e da Sauber, Wehrlein é conhecido por Campos pois corre na Fórmula E pela equipe Mahindra, que Campos apoia. Palou, que teve uma variada carreira júnior de monopostos, é atualmente o terceiro colocado na Super Fórmula em sua temporada de estreia na principal categoria do Japão.

A Campos Racing foi fundada em 1997 e atualmente compete na Fórmula 2 e na Fórmula 3. As equipes de F2 e F3 continuariam normalmente se a ideia de entrar na F1 prosseguisse, operando como times de formação.

A Renault pode representar a opção mais provável para o fornecimento de motores, já que a montadora só impulsionará sua equipe de fábrica em 2021, tornando-a uma escolha lógica para qualquer nova escuderia. Relembre todos os carros do time francês na F1:

Galeria
Lista

1977: Renault RS01

1977: Renault RS01
1/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Piloto: Jean-Pierre Jabouille

1978: Renault RS01

1978: Renault RS01
2/21

Foto de: LAT Images

Piloto: Jean-Pierre Jaboullie

1979: Renault RS10

1979: Renault RS10
3/21

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jabouille

1980: Renault RE20

1980: Renault RE20
4/21

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jaboullie

1981: Renault RE30

1981: Renault RE30
5/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost

1982: Renault RE30

1982: Renault RE30
6/21

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost

1983: Renault RE40

1983: Renault RE40
7/21

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Cheever, Alain Prost

1984: Renault RE50

1984: Renault RE50
8/21

Foto de: Jean-Philippe Legrand

Pilotos: Philippe Streiff, Patrick Tambay, Derek Warwick

1985: Renault RE60

1985: Renault RE60
9/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Francois Hesnault, Patrick Tambay, Derek Warwick

2002: Renault R202

2002: Renault R202
10/21

Foto de: Renault F1

Pilotos: Jenson Button, Jarno Trulli

2003: Renault R23

2003: Renault R23
11/21

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli

2004: Renault R24

2004: Renault R24
12/21

Foto de: LAT Images

Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli, Jacques Villeneuve

2005: Renault R25

2005: Renault R25
13/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella

2006: Renault R26

2006: Renault R26
14/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella

2007: Renault R27

2007: Renault R27
15/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Giancarlo Fisichella, Heikki Kovalainen

2008: Renault R28

2008: Renault R28
16/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Nelson Piquet Jr.

2009: Renault R29

2009: Renault R29
17/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Nelson Piquet Jr., Romain Grosjean

2016: Renault R.S.16

2016: Renault R.S.16
18/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Kevin Magnussen, Jolyon Palmer

2017: Renault R.S.17

2017: Renault R.S.17
19/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Jolyon Palmer, Carlos Sainz Jr.

2018: Renault R.S.18

2018: Renault R.S.18
20/21

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Carlos Sainz Jr.

2019: Renault R.S.19

2019: Renault R.S.19
21/21

Foto de: Renault Sport

Pilotos: Nico Hülkenberg, Daniel Ricciardo

Atualização

Nesta quinta-feira a F1 divulgou um comunicado oficial de que não negocia ou conversa com qualquer pessoa ou empresa com a finalidade de uma nova equipe entrar na categoria para 2021.

“Após a publicação nos últimos dias de várias entidades que indicaram suas ambição de participar do campeonato mundial de Fórmula 1 a partir de 2021, enquanto a Fórmula 1 aprecia o interesse, podemos confirmar que não há discussões sérias com pessoas ou empresas sobre a admissão de um novo time.”

 

Próximo artigo
Chefe da Haas não se opõe à ideia de corridas com grid invertido

Artigo anterior

Chefe da Haas não se opõe à ideia de corridas com grid invertido

Próximo artigo

Verstappen: calendário de 22 corridas da F1 causará divórcios

Verstappen: calendário de 22 corridas da F1 causará divórcios
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Scott Mitchell