Equipes da F1 vão decidir sobre corridas de classificação nesta quarta-feira
Times se encontrarão para debater regras de 2021 e devem discutir também alguns temas da próxima temporada
As equipes de Fórmula 1 vão se encontrar em Paris nessa quarta-feira para discutir o futuro da categoria e devem votar os planos para realizar três corridas experimentais de qualificação aos sábados em 2020, e aqueles que atualmente se opõem à ideia terão que mudar de opinião para que a medida seja aprovada.
Uma mudança nos Regulamentos Esportivos da FIA para a próxima temporada exige unanimidade, já que o prazo para a votação majoritária passou em 30 de abril.
Várias equipes continuam se opondo à ideia de corridas de classificação, com a Mercedes tendo reservas sobre potencialmente ter seus carros com dificuldades de progredir do fundo do grid.
Simulações realizadas por equipes indicaram que será difícil para os pilotos que estiverem atrás passarem os rivais, pois os carros imediatamente à frente deles serão apenas um pouco mais lentos - se houver algum na corrida - e todos provavelmente começarão com pneus novos e do mesmo tipo.
Temor de grandes equipes é terem carros presos entre rivais mais lentos.
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
O chefe de equipe da Haas, Gunther Steiner, apoia o plano e acredita que os dissidentes ainda podem mudar de ideia.
"Ainda não decidimos isso", disse Steiner. "Se não for unânime, não acontecerá. E não sei se essas pessoas serão convencidas, mas essa é uma decisão para quarta-feira”.
“Houve mais de uma vez que alguém não queria algo, e ainda assim aconteceu. Então, eu não me adiantaria a dizer que não vai acontecer. Há pessoas que têm opiniões e preocupações sobre isso. Mas a decisão é na quarta-feira, então vamos ver o que acontece na reunião”.
“Eu não sou contra a ideia. Se a maioria quer, eu estou de acordo. Porque às vezes você tem que experimentar fazer as coisas de maneira diferente. Se não der certo, devemos dizer: 'Ei, não deu certo, vamos voltar ao que tínhamos antes'”.
“Ficaria feliz em experimentar as classificações aos sábados e ver como realmente funciona, que impacto teria. Quais são os custos? atrairemos mais espectadores? De novo, minha maior preocupação é: estamos tornando o show melhor? Se não melhorar, se for apenas para agradar a nós mesmos, não há sentido em fazê-lo. Porque tudo só daria mais trabalho”.
Se a votação para realizar corridas experimentais de classificação não for aprovada para 2020, o regulamento ainda poderá ser alterado para 2021 sem a necessidade de unanimidade entre os times.
Efeito solo
Em meio às discussões sobre o novo regulamento da F1 para a temporada 2021, sabe-se que a principal mudança prevista é a reintrodução do efeito solo. O controverso sistema que 'gruda' os carros no chão e beneficia as ultrapassagens já foi banido da F1 no passado por ser considerado perigoso. No entanto, os entusiastas lembram que a competição era mais acirrada no período em que a tecnologia esteve presente. Relembre as curiosidades sobre o efeito solo:
Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.