Recomendado para você

F1: FIA absolve Lawson após incidente com comissários no México

F1: FIA absolve Lawson após incidente com comissários no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: FIA absolve Lawson após incidente com comissários no México
Moto3: Dettwiler sai da UTI e mostra progresso na recuperação

Moto3: Dettwiler sai da UTI e mostra progresso na recuperação

Moto3
Moto3
Sepang
Moto3: Dettwiler sai da UTI e mostra progresso na recuperação
Circuitos de Grau 1 da FIA: O que são e por que podem sediar corridas de F1

Circuitos de Grau 1 da FIA: O que são e por que podem sediar corridas de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Circuitos de Grau 1 da FIA: O que são e por que podem sediar corridas de F1
Aos 53 anos, Rubinho revela novo sonho nas pistas: "24h de Le Mans com meus filhos"

Aos 53 anos, Rubinho revela novo sonho nas pistas: "24h de Le Mans com meus filhos"

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Aos 53 anos, Rubinho revela novo sonho nas pistas: "24h de Le Mans com meus filhos"
F1 - Steiner ironiza McLaren por reviravolta de Verstappen: "Regras papaia são para Max"

F1 - Steiner ironiza McLaren por reviravolta de Verstappen: "Regras papaia são para Max"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Steiner ironiza McLaren por reviravolta de Verstappen: "Regras papaia são para Max"
F1 - Villeneuve: Liderança do campeonato de 2025 deixou Piastri acomodado

F1 - Villeneuve: Liderança do campeonato de 2025 deixou Piastri acomodado

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Villeneuve: Liderança do campeonato de 2025 deixou Piastri acomodado
F1 - Massa revela: Ferrari me proibiu de falar sobre Alonso em 2009

F1 - Massa revela: Ferrari me proibiu de falar sobre Alonso em 2009

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Massa revela: Ferrari me proibiu de falar sobre Alonso em 2009
Advogado de Massa afirma: Ecclestone, FIA e F1 'esconderam os fatos'

Advogado de Massa afirma: Ecclestone, FIA e F1 'esconderam os fatos'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Advogado de Massa afirma: Ecclestone, FIA e F1 'esconderam os fatos'

Equipes foram alertadas sobre pneus antes de acidente com Rosberg

FIA enviou diretiva técnica avisando que os times deveriam respeitar os limites de segurança dos pneus indicados para o GP da Bélgica antes de incidente com piloto da Mercedes

Pirelli pneus
Pneus empilhados nos boxes
Pneus Pirelli
Nico Rosberg, Mercedes sofre falha de pneu
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W06, e Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso STR10
Jenson Button, McLaren MP4-30
A Lotus de Pastor Maldonado, Lotus F1 Team, após a batida no primeiro treino livre

O assunto do dia em Spa-Francorchamps é, sem dúvida, o acidente sofrido por Nico Rosberg na parte final do segundo treino livre desta sexta-feira (21). Na aproximação para a Blanchimont, o pneu traseiro direito da Mercedes do alemão simplesmente se despedaçou, gerando um grande susto para o piloto e preocupação em todo o paddock.

Charlie Whiting, delegado de segurança da FIA, enviou uma diretiva técnica às equipes logo após o primeiro treino livre do dia. No documento, Whiting destacou trechos relacionados à segurança.

Na diretiva, constam os parâmetros relacionados aos compostos – pressão mínima na traseira e na dianteira, limites de cambagem, considerações sobre inversão de pneus de um lado para outro do carro e a respeito dos cobertores dos compostos. O comunicado ainda acrescenta que as condições se aplicam às etapas subsequentes até que uma nova diretiva técnica seja divulgada.

No documento, há o seguinte trecho: "A pedido da Pirelli e por razões de segurança, trataremos de nos certificar de que todos os pneus serão utilizados de acordo com o ‘Preview 15R11SPA’, distribuído às equipes no dia 28 de julho. A verificação dos parâmetros será feita de forma aleatória”.

O comunicado é praticamente o mesmo que foi divulgado no GP da Hungria de 2013 e foi trazido novamente à tona após a FIA ter verificado cobertores de pneus com temperaturas elevadas na prova deste ano em Budapeste.

Ainda que não exista nenhum indicativo de que os compostos da Mercedes de Rosberg estivessem fora dos parâmetros indicados pelo documento, o momento em que a FIA divulgou a diretiva sugere que a fabricante italiana enfrentou certa preocupação após a primeira sessão desta sexta-feira. Nos últimos anos em Spa, houve certa controvérsia – especialmente em relação à cambagem.

No entanto, um porta-voz da Pirelli disse ao Motorsport.com que a diretiva técnica é resultado de uma reunião de rotina, realizada na última quinta-feira, e que nada de anormal foi descoberto durante o primeiro treino livre na pista belga.

Artigo anterior McLaren sofre punição de 55 posições no grid na Bélgica; entenda
Próximo artigo Toro Rosso trocará motor e Verstappen perde dez posições no grid

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros