Ex-dirigentes da Manor lamentam “chance perdida” em 2017
Luca Furbatto, desenhista chefe, e Nikolas Tombazis, líder na aerodinâmica, acreditam que time poderia ter dado salto no pelotão intermediário caso competisse











A Manor, que entrou em falência poucos meses antes da temporada de 2017 da F1, desperdiçou uma boa oportunidade de dar um salto no grid e se estabelecer de vez como equipe do pelotão intermediário. Pelo menos é o que acreditam os antigos dirigentes de destaque do time, Luca Furbatto e Nikolas Tombazis.
Depois de adotar os motores Mercedes na temporada passada, a Manor passou a aparecer com frequência no miolo do grid, inclusive com Pascal Wehrlein terminando na zona de pontuação no GP da Áustria. A equipe já trabalhava em estágio avançado em seu carro de 2017, com todas as mudanças de regulamento, quando fechou suas portas por problemas financeiros.
Leia também:
Furbatto, desenhista chefe, confiava no potencial de seu projeto. “Em termos de habilidade para rodar com o peso mínimo, estávamos muito confiantes de que poderíamos usar uma quantidade considerável de lastro, parecido com o que fazíamos em 2016. Ao ganhar 5s por volta de 2015 para 2016, ficamos confiantes de que nossas ferramentas para medir o ritmo da concorrência eram muito precisas, então não tenho dúvidas de que a Manor estaria no pelotão intermediário. Nossa expectativa era estar cerca de 3s atrás dos ponteiros”, disse, em entrevista ao site Formula Passion. Como referência, 3s foi praticamente o que separou Lewis Hamilton, pole position no GP da Austrália, de Nico Hulkenberg, o 12º no grid em Melbourne.
Já Tombazis, chefe de aerodinâmica, compartilha da opinião. “Eu também estava otimista de que poderíamos ter dado passos à frente no pelotão intermediário. É claro que sempre pensamos nos cenários do ‘e se...’.”
“Minha sensação é de que foi uma oportunidade perdida. Acredito que poderíamos ter sonhado alto com nosso carro de 2017, o que poderia ter garantido o futuro da equipe a longo prazo. Todos na Manor trabalharam muito duro e estávamos ansiosos para ver os resultados desse esforço”, completou.

Hamilton espera que briga por título não seja na estratégia
Verstappen lidera TL1 abreviado por mau tempo; Massa é 2º
