Recomendado para você

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

Stock Car
Stock Car
A Definir
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

FIA F2
FIA F2
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

F1: A mudança técnica da Ferrari que beneficiou a Red Bull em Miami

Time de Maranello tentou corrigir deficiência, mas tiro saiu pela culatra e acentuou vantagem comparativa dos rivais austríacos; entenda

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18 overtakes Charles Leclerc, Ferrari F1-75

O holandês Max Verstappen, da Red Bull, voltou a superar o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, no GP de Miami de Fórmula 1, mas o que poucos sabem é que uma mudança técnica do time de Maranello no meio do fim de semana nos Estados Unidos beneficiou a equipe dos energéticos.

O editor recomenda:

De todo modo, com base no que se viu nos primeiros GPs da temporada 2022 da F1, tudo parecia indicar que a luta pela vitória na Flórida voltaria a ser muito equilibrada entre os dois pilotos, o que de fato se viu desde a classificação.

Em função das características do traçado norte-americano, a configuração mais adequada teria uma baixa carga de downforce e, de fato, a escuderia italiana preparou um novo pacote aerodinâmico baseado em uma asa traseira de menor arrasto específica para Miami.

Entretanto, na metade do fim de semana do evento, os engenheiros da Ferrari tomaram a decisão de mudar de rumo, apostando novamente na asa traseira de maior arrasto, com a mesma especificação usada em Ímola, onde o time de Maranello não pôde igualar o ritmo da Red Bull.

Carlos Sainz Jr, detalle del Ferrari F1-75

Por outro lado, a equipe austríaca foi fiel à sua filosofia de menor downforce e manteve essa ideia durante todo o fim de semana norte-americano, centrando-se num pacote aerodinâmico de arrasto mais baixo.

No caso da Ferrari, a mudança se deveu a um dos fatos que ocorreram em Ímola: na Itália, a Red Bull teve um desgaste de pneus menor que a rival. Para evitar tal desvantagem, os vermelhos voltaram a optar por downforce, crendo que, apesar da menor velocidade, os pneus ficariam mais 'inteiros'.

Na classificação, aliás, a aposta até deu certo, já que Leclerc e seu companheiro espanhol Carlos Sainz garantiram a primeira fila. Mas no GP tudo mudou. Na 'hora H', a Ferrari voltou a sofrer com  os pneus -- desde Ímola, a RBR está mais leve, levando vantagem até então inédita nas gomas.

Além disso, como esperado, a Ferrari perdeu velocidade de reta, que é justamente o ponto forte da Red Bull desde o começo da temporada, quando o RB18 ainda estava 'gordo'. Com isso, Verstappen pôde atacar Sainz e Leclerc com relativa facilidade, além de se defender com tranquilidade no fim.

Tanto no ataque a Charles quanto na defesa contra o monegasco, o holandês saiu vitorioso. Aliás, nem com a abertura da asa móvel, Leclerc pôde atacar de facto no fim do GP. O que se deveu não só à vantagem austríaca nas retas, mas também à maior conservação de pneus do time de energéticos.

Vitória de Verstappen muda cenário da F1 2022 ou temporada está 'em aberto'?

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Ouça o podcast Motorsport.com:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Veja por que Ocon negou ordem da Alpine e não ajudou Alonso em Miami
Próximo artigo Jogo de futebol com pilotos da F1 volta para GP de Mônaco

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros