Fórmula 1 GP de Las Vegas

F1: Após fúria durante corrida de Las Vegas, Verstappen analisa punição ao empurrar Leclerc para fora da pista

Vencedor da corrida vê momento de “adrenalina” ao contestar penalidade após empurrar Charles Leclerc para fora da pista logo no começo

Charles Leclerc, Ferrari SF-23, battles with Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, ahead of George Russell, Mercedes F1 W14, Pierre Gasly, Alpine A523, Alex Albon, Williams FW45, Logan Sargeant, Williams FW45, the rest of the field at the start

Max Verstappen admitiu que os comissários da FIA “provavelmente tomaram a decisão certa” ao penalizá-lo por empurrar Charles Leclerc para fora da pista no início do GP de de Las Vegas de Fórmula 1.

Verstappen largou ao lado de Leclerc na primeira fila e mergulhou por dentro da curva 1 à esquerda para assumir a liderança.

Leia também:

Mas como a aderência era extremamente limitada na nova superfície, como evidenciado por Fernando Alonso rodando atrás deles e outros pilotos também fazendo contato, Verstappen foi fundo na área de escape, levando Leclerc com ele.

Verstappen manteve a liderança enquanto os comissários investigavam o incidente, e o piloto da Red Bull logo recebeu uma penalidade de cinco segundos por empurrar outro piloto para fora da pista.

O tricampeão mundial, que conquistou sua 18ª vitória na temporada após um duro desafio com o piloto da Ferrari, admitiu que provavelmente mereceu sua penalidade, embora ao volante inicialmente tivesse uma opinião diferente.

"Nós dois freamos bastante tarde para defender a posição, mas eu estava um pouco por dentro. A aderência é muito baixa. E foi isso que aconteceu. Eu freei e não havia aderência."

“Eu não queria empurrar Charles para fora da pista, mas não consegui desacelerar e continuei deslizando sobre as quatro rodas.

"Na hora, eu também estava cheio de adrenalina e insatisfeito com a decisão. Mas, olhando para trás, essa foi provavelmente a decisão certa."

Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 2nd position, Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position

Photo by: Jake Grant / Motorsport Images

Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 2nd position, Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position

Em vez de compensar a penalidade afastando-se de Leclerc, no final da primeira passagem com pneus médios, Verstappen viu sua diferença para ele diminuir novamente e o piloto monegasco o ultrapassou pouco antes do pit stop.

Mas depois de parar sob um safety car no meio da corrida, Verstappen usou seus pneus duros mais novos para pegar e ultrapassar Leclerc e garantir sua 18ª vitória na temporada de 2023, sobrevivendo ao contato com o piloto da Mercedes, George Russell, ao longo do caminho.

Verstappen tentou ultrapassar Russell na curva 12, mas um britânico fechou a porta e recebeu uma penalidade de cinco segundos por causar a colisão.

“Ele não fez isso de propósito”, sentiu Verstappen. “Acho que ele simplesmente não esperava que eu o ultrapassasse naquela curva.

"Porque foi assim que me senti, coloquei por dentro e ele simplesmente virou como se não houvesse ninguém lá. Então, acho que ele não me viu."

DEBATE sobre o GP de Las Vegas de F1

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

 

Podcast #256 – Quais as chances do GP de Las Vegas se tornar um fiasco?


ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Leclerc explica por que não parou no último safety car e comenta embate com Verstappen
Próximo artigo F1: Ferrari terá "discussão privada" sobre indenização por danos causados a Sainz em Vegas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil