F1: Após marca de 100 poles, veja como números de Hamilton se comparam a outros campeões

Hamilton chegou à marca centenária de poles no GP da Espanha, a 270ª etapa que disputou em 15 temporadas na F1

Lewis Hamilton, Mercedes, in Parc Ferme after securing his 100th F1 pole position

Lewis Hamilton, Mercedes, in Parc Ferme after securing his 100th F1 pole position

Steve Etherington / Motorsport Images

Neste sábado, Lewis Hamilton chegou à marca histórica de 100 pole positions na Fórmula 1. O britânico conquistou a distinção após uma ótima classificação para o GP da Espanha, em Barcelona, sendo o primeiro piloto no Mundial a atingir tal patamar. 

Para atingir tal marca, foram necessários 270 GPs para o heptacampeão. Isso dá uma taxa de aproveitamento de 37,04%, ou seja: a cada três etapas disputadas na F1, Hamilton largou na pole em aproximadamente uma delas.

Leia também:

No grid desde 2007, Hamilton vem acumulando recordes na F1, principalmente após sua ida à Mercedes, em 2013, e o início da era turbo híbrida, na temporada seguinte. Até aqui, o britânico já acumula sete títulos mundiais, empatado com Michael Schumacher, além de ser o recordista de poles (100), vitórias (96) e pódios (167).

Hamilton é o recordista absoluto de poles na F1 desde 02 de setembro de 2017, quando conquistou a primeira posição na classificação para o GP da Itália daquele ano, superando a marca que pertencia a Schumacher até então. Na ocasião, o então tricampeão chegou a Monza sete pontos atrás do líder Sebastian Vettel, mas saiu três à frente após a vitória.

Lewis Hamilton, Mercedes-Benz F1 campeón del mundo

Lewis Hamilton, Mercedes-Benz F1 campeón del mundo

E os números do britânico apenas em sua era na Mercedes impressionam. Desde que chegou à equipe alemã, no começo de 2013, Hamilton já acumula 74 pole positions. Somente esse período de pouco mais de oito anos seria suficiente para colocá-lo na ponta desta tabela.

Ao longo das 15 temporadas disputadas na F1, incluindo a atual, Hamilton foi superando as marcas de outros grandes nomes da história do esporte. Schumacher segue atualmente em segundo lugar, com 68 poles, pouco a frente do brasileiro Ayrton Senna, que completa o top 3 com 65.

Entre os pilotos que estão no grid da F1 em 2021, o segundo melhor colocado é o tetracampeão Sebastian Vettel, que vem em quarto na lista, com 57 poles. 

O crescimento do calendário da F1 nos últimos 20 anos colocam em perspectiva o tamanho do feito de pilotos de décadas anteriores, como é o caso de Senna, que segue em terceiro mesmo 27 anos após sua morte. Por isso, existe uma grande distância entre Vettel e os quintos colocados: Jim Clark e Alain Prost, com 33 cada. 

Como já era de se esperar, o top 20 é formado, em sua maioria, por alguns dos maiores campeões da história da F1, com Nigel Mansell (32), Nico Rosberg (30), Juan Manuel Fangio (29) e Mika Hakkinen (26), completando os dez primeiros colocados. Há apenas três exceções: René Arnoux, em 15º e Felipe Massa e Stirling Moss, empatados em 19º.

O top 20 ainda traz outro brasileiro: o tricampeão Nelson Piquet, na 11º posição, com 24 poles, empatado com Niki Lauda.

Juan Manuel Fangio, Maserati 250F

Juan Manuel Fangio, Maserati 250F

Photo by: Michael Tee / Motorsport Images

Apesar de ser o recordista absoluto de poles na F1, os números de Hamilton ainda são superados por outros grandes campeões do passado quando olhamos para a porcentagem de aproveitamento. Neste quesito, o pentacampeão Juan Manuel Fangio segue reinando absoluto. O argentino fez 29 poles em 52 provas disputadas, totalizando um aproveitamento de 55,77%.

Fangio é o único acima da marca de 50%. Em segundo vem o bicampeão Jim Clark, cujas 33 poles fecham um aproveitamento de 45,21%. Fechando o top 3, está outro piloto do grid original da F1: Alberto Ascari, com 42,42%. Com seus 37,04%, Hamilton se encontra na quinta posição, atrás ainda de Senna, com 40,12%.

Hamilton ainda se encontra atrás de outros campeões em mais algumas listas de recordes na F1, como o maior número de poles em uma mesma temporada, com um máximo de 12 em 2016, mas atrás ainda dos 15 de Vettel em 2011, 14 de Nigel Mansell em 1992, e 13 de Senna em 1988 e 1989 e Prost em 1993.

Outra delas é a sequência consecutivas de poles. Atualmente, o recorde de Hamilton é de sete, entre os GPs de Mônaco e da Itália de 2017, uma a menos que a marca de Senna, obtida entre Espanha 1988 e Estados Unidos 1989.

Por outro lado, Hamilton divide hoje com Schumacher e Senna o recorde do maior número de poles em um mesmo GP: oito. Enquanto a marca do piloto da Mercedes foi obtida na Austrália, o brasileiro chegou a esse número em Ímola, enquanto o alemão trinfou em Suzuka.

ThePlayer.com, a maior comunidade de apostas esportivas do mundo, está lançando o Desafio F1, o fantasy game que promete agitar a internet e distribuir muitos prêmios.

Para participar, basta se inscrever no ThePlayer.com e entrar na página do Fantasy, clicando aqui. Os vencedores serão conhecidos durante o programa PÓDIO MOTORSPORT, transmitido ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube.

F1 AO VIVO: HAMILTON bate VERSTAPPEN e chega a 100 POLES e os DESTAQUES do grid do GP DA ESPANHA |Q4

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST #103: TELEMETRIA - Tudo sobre o GP da Espanha com Rico Penteado

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Confira como ficou grid de largada do GP da Espanha, com a 100ª pole de Hamilton
Próximo artigo F1: Reutemann é transferido para UTI após piora em quadro de saúde

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil