F1: Aston Martin confirma Drugovich no último dia de testes da pré-temporada
Brasileiro correrá pela manhã enquanto Fernando Alonso fará a sessão da tarde
A Aston Martin confirmou a presença de Felipe Drugovich no último dia de testes da pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein. O brasileiro irá correr pela manhã no sábado enquanto Fernando Alonso fará a sessão da tarde.
O brasileiro esteve na pista nessa quinta-feira, onde participou dos testes na sessão pela manhã e conseguiu fechar o dia na sétima posição mesmo com problemas elétricos no carro no início. Após o fim do dia, a Aston Martin ficou de confirmar se o brasileiro participaria ou não da sessão avisando que apenas Alonso iria testar nesta sexta.
Sobre Stroll
De qualquer forma, sabe-se que há muitas dúvidas sobre a participação de Stroll no GP do Bahrein, no próximo dia 5 de março, uma vez que há pouco tempo hábil para a recuperação do canadense. Segundo apurou o Motorsport.com, o piloto fraturou os dois punhos enquanto treinava em Málaga e, então, foi de avião para Barcelona, onde fez operação médica com o Dr. Xavier Mir, o mesmo que operou o espanhol Marc Márquez, competidor da Honda na MotoGP e hexacampeão da categoria rainha da motovelocidade.
Entretanto, o que ainda não se sabe com exatidão é a data do acidente de Stroll, o que poderia ajudar na definição do prazo de recuperação do piloto do Canadá. De acordo com fontes consultadas pela reportagem, caso o incidente com o titular da Aston Martin tenha ocorrido poucos dias antes dos testes de pré-temporada -- a notícia veio à tona nesta segunda-feira, dia 20 de fevereiro --, é pouco provável que Lance possa se recuperar a tempo de disputar o GP do Bahrein.
Por outro lado, se tal contratempo se deu no começo de fevereiro, sendo na verdade ocultado até os dias antecedentes aos testes de Sakhir, o tempo de recuperação deve ser mais do que suficiente para que Stroll participe da corrida.
Felipe Drugovich, Aston Martin AMR23
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
Drugovich de sobreaviso
De todo modo, Drugovich está de sobreaviso e participa da pré-temporada ao lado de Alonso, correndo com o AMR23 na manhã inaugural dos testes nesta quinta-feira, o primeiro de três dias de atividades no Circuito Internacional de Sakhir. Porém, o brasileiro teve problemas no ECU (unidade de controle eletrônico) e teve seu tempo de pista limitado, ainda que tenha conseguido terminar o período inicial da sessão de hoje com o sétimo melhor tempo. À tarde, Alonso no volante.
Independentemente disso, caso Stroll não possa correr, 'Drugo' deve ser seu substituto, uma vez que o outro reserva, Stoffel Vandoorne, está ocupado no fim de semana da pré-temporada da F1 pois está na África do Sul para o ePrix da Cidade do Cabo da Fórmula E, categoria da qual é campeão.
O ex-McLaren na F1 até estará no Bahrein no próximo fim de semana, quando acontece a corrida de abertura da categoria máxima do automobilismo em 2023, mas o belga não terá quilometragem se comparado ao brasileiro e até admitiu à imprensa de seu país que Felipe deve ser o substituto.
O que também se sabe é que um rumor segundo o qual o alemão Sebastian Vettel -- que se aposentou da F1 pela Aston Martin na última prova de 2022 -- pode substituir Stroll não faz muito sentido e não seria seriamente cogitado pela escuderia caso Stroll não esteja apto a correr o GP.
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.