F1: Aston Martin revela AMR23 "agressivo", carro de 2023 com Alonso e Stroll
Equipe britânica, que terá Fernando Alonso em 2023, mostrou carro pela primeira vez nesta segunda-feira
Menos de duas horas após a McLaren apresentar o MCL60, chegou a vez da Aston Martin mostrar ao público o seu carro para a temporada 2023 da Fórmula 1, sendo a sétima do grid.
O time de Silverstone terá como desafio apagar um 2022 ruim, apesar de no segundo semestre terem melhorado. Segundo fontes, a equipe fez uma ‘revolução’ completa com seu carro para 2023 e, segundo a própria equipe, é 90% novo, adicionando "inovações inteligentes" após encontrar brechas nos regulamento.
A unidade de potência continuará sendo da Mercedes, como os da equipe oficial da marca alemã, Williams e McLaren.
O nome AMR23 faz referência à sigla Aston Martin Racing (AMR) e ao ano, 23 para 2023. Com este carro, a equipe britânica espera dar um passo à frente depois de terminar em sétimo lugar no campeonato de construtores no ano passado, empatada em pontos, mas atrás da Alfa Romeo.
A equipe já tinha conseguido essa sétima posição no primeiro ano como Aston Martin, em 2021, quando, no entanto, conseguiram mais 22 pontos (77 contra 55) do que em 2022. O plano original era ganhar um Mundial em cinco anos, e para encurtar os prazos vem fazendo contratações importantes em todos os seus departamentos.
Como exemplo, o AMR23 é o primeiro a nascer das ideias de Dan Fallows, ex-chefe de aerodinâmica da Red Bull, e, claro, após a aposentadoria de Sebastian Vettel, eles se voltaram para outro campeão, Fernando Alonso, para liderar a equipe ao lado de Lance Stroll.
Apesar da extensa natureza das mudanças no carro, Fallows deixou claro que a equipe manteve muitos dos aspectos positivos do carro do ano passado.
“Entramos neste ano tentando ser ousados e agressivos, para tentar aprender as lições do ano passado”, disse ele.
“Fizemos bastante progresso através do AMR22. Queríamos ter certeza de que esta é uma evolução sensata disso, mas também nos dá uma plataforma muito boa para desenvolver.
“Mas, ao mesmo tempo, queríamos garantir que fosse agressivo: dar um grande desafio a toda a equipe de engenharia para garantir que eles realmente se esforçassem. E acho que você pode ver isso no design do carro”.
O AMR23 é o 21º carro de Alonso, que disputará sua 20ª temporada em 2023.
Como a Red Bull-Ford impacta Honda, Porsche e toda a F1; veja debate
Podcast: com 'boom' de montadoras, F1 vive melhor fase da história?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.