Recomendado para você

Pedro Clerot disputará temporada 2026 da F3 pela Rodin Motorsport

Pedro Clerot disputará temporada 2026 da F3 pela Rodin Motorsport

F3
F3
Monza
Pedro Clerot disputará temporada 2026 da F3 pela Rodin Motorsport
F1: Vitória surpreendente de Russell em Singapura deixa Mercedes em busca de respostas

F1: Vitória surpreendente de Russell em Singapura deixa Mercedes em busca de respostas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Vitória surpreendente de Russell em Singapura deixa Mercedes em busca de respostas
F1: Vencedores e perdedores do GP de Singapura

F1: Vencedores e perdedores do GP de Singapura

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Vencedores e perdedores do GP de Singapura
NASCAR Cup: Gisbergen vence no ROVAL em corrida marcada por final insano com Chastain 'de ré'

NASCAR Cup: Gisbergen vence no ROVAL em corrida marcada por final insano com Chastain 'de ré'

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Charlotte II
NASCAR Cup: Gisbergen vence no ROVAL em corrida marcada por final insano com Chastain 'de ré'
Stock Car: Suzuki é desclassificado e perde triunfo na corrida II no Velocitta; Casagrande é o novo vencedor

Stock Car: Suzuki é desclassificado e perde triunfo na corrida II no Velocitta; Casagrande é o novo vencedor

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock Car: Suzuki é desclassificado e perde triunfo na corrida II no Velocitta; Casagrande é o novo vencedor
Stock Car: Suzuki segura Casagrande e vence a corrida principal no Velocitta

Stock Car: Suzuki segura Casagrande e vence a corrida principal no Velocitta

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock Car: Suzuki segura Casagrande e vence a corrida principal no Velocitta
F1: Piastri protagoniza momentos controversos após GP de Singapura; confira

F1: Piastri protagoniza momentos controversos após GP de Singapura; confira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Piastri protagoniza momentos controversos após GP de Singapura; confira
Bicampeã consecutiva, McLaren assume posto de segunda equipe com mais títulos de construtores na F1; veja números

Bicampeã consecutiva, McLaren assume posto de segunda equipe com mais títulos de construtores na F1; veja números

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Bicampeã consecutiva, McLaren assume posto de segunda equipe com mais títulos de construtores na F1; veja números

F1: Bottas é desclassificado do quali do GP da Grã-Bretanha; entenda

Carro da Alfa Romeo de Bottas não tinha amostra suficiente de combustível

Valtteri Bottas, Alfa Romeo C43

Valtteri Bottas foi desclassificado do quali para o GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 depois que sua Alfa Romeo foi considerada como tendo uma amostra insuficiente de combustível.

Leia também:

A exclusão da classificação é o resultado padrão para a infração, com Alex Albon sendo o último piloto a receber essa penalidade no GP da Austrália do ano passado.

Bottas parou na pista no Q1, relatando falta de potência, depois de já ter feito o suficiente para passar para o Q2 em 11º lugar. Ele não pôde participar da segunda sessão e, portanto, sem marcar tempo, foi classificado em 15º lugar.

No entanto, após a sessão, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) descobriu que não havia combustível suficiente no carro para cumprir o requisito obrigatório de deixar um litro para o teste.

Quando um carro para na pista durante a classificação, a FIA também calcula a quantidade de combustível que teria sido usada para voltar aos boxes, pois os carros são obrigados a voltar com sua própria potência, o que não acontece no final das corridas.

O delegado técnico da FIA, Jo Bauer, observou: "Após a sessão de classificação de hoje, foi verificado no carro número 77 que uma amostra de combustível de 1 litro mais a quantidade de combustível que seria consumida para voltar aos boxes poderia ser coletada (artigo 6.5.2 do regulamento técnico). Foi possível coletar uma amostra de 0,090 litro."

"Como a quantidade de combustível necessária para produzir uma amostra de 1 litro mais a devolução do carro à garagem foi calculada em 2,39 litros, estou encaminhando essa questão aos comissários de bordo para sua consideração."

Se a exclusão do piloto da Alfa for confirmada, ele poderá largar na parte de trás do grid, o que significa que Sergio Pérez, Yuki Tsunoda, Zhou Guanyu, Nyck de Vries e Kevin Magnussen ganharão lugares.

Valtteri Bottas, Alfa Romeo F1 Team, Pirelli Hot Laps

Valtteri Bottas, Alfa Romeo F1 Team, Pirelli Hot Laps

Foto de: Michael Potts / Motorsport Images

Quando questionado pelo Motorsport.com sobre o problema na classificação, Bottas disse que não sabia por que o carro havia parado.

"Ainda não", observou ele. "Precisamos descobrir. Obviamente, há muitos motivos que podem fazer com que o motor pare. Então, eu não sei. É uma pena, mas não há muito que eu possa fazer."

"Na verdade, não vi o tempo final do Q2, não sei a que distância estava do ponto de corte, mas pelo menos conseguimos passar para o Q2 desta vez e o tempo está muito próximo."

"Portanto, acho que demos alguns passos em relação a ontem. Agora, precisamos esperar até amanhã para ver como está o ritmo."

Bottas disse que o pacote de atualização mais recente melhorou o carro: "É um passo. Eu definitivamente sinto o passo e acho que hoje conseguimos extrair um pouco mais com uma configuração. Parece que ele precisava de uma configuração diferente em termos de altura do carro e tudo mais."

"Agora, de fato, sentimos um avanço, basicamente mais carga em alta velocidade, sem afetar o desempenho em baixa velocidade."

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate caos dos limites de pista na Áustria: qual a solução?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Verstappen destaca pole em treino 'maluco e frenético'
Próximo artigo F1: Leclerc explica rádio 'agressivo' para Sainz na classificação do GP da Grã-Bretanha

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros