F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez
Equipe americana será a 11ª do grid da categoria em 2026
Os primeiros testes dos novos carros de Fórmula 1, aqueles nascidos sob os novos regulamentos que entrarão em vigor em 1º de janeiro de 2026, estão marcados para 26 a 30 de janeiro na pista de Montmelo, a poucos quilômetros de Barcelona, mas a Cadillac planejou estrear seu monoposto bem antes dos testes na Catalunha.
O objetivo, de fato, é estrear o primeiro carro de F1 da Cadillac - que, lembramos, será movido com motores Ferrari - no início do ano, nas duas primeiras semanas de janeiro. A partida do motor, no entanto, será feita ainda em dezembro.
O carro aproveitará os 200 quilômetros disponibilizados pelos regulamentos esportivos para o dia de filmagem, onde geralmente são feitas imagens promocionais e, ao mesmo tempo, todos os sistemas podem ser verificados para garantir que estejam funcionando corretamente.
"Tudo é cronometrado", disse o chefe da equipe de Cadillac, Graeme Lowdon. "Na verdade, faremos a primeira partida do motor em menos de 50 dias [começando a contar a partir do último fim de semana] e o monoposto fará sua estreia na pista em janeiro. Depois de tudo isso, participaremos dos testes em Barcelona".
"Em um projeto como o nosso, o tempo é o inimigo, pois sabemos que temos que realizar a primeira corrida em Melbourne no início de março de 2026. E esse prazo não pode ser prorrogado. Há muito o que fazer. O anúncio de nossa estreia foi feito em março de 2025, portanto, a margem é muito apertada. Entre essa data e a atual, tivemos que projetar o carro, construí-lo, contratar funcionários, construir as fábricas. Em resumo, fazer tudo. É um verdadeiro desafio".
Graeme Lowdon, diretor de equipe da Cadillac Formula 1 Team
Foto de: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images
A equipe liderada por Lowdon começará sua aventura na Fórmula 1 ao mesmo tempo em que os novos regulamentos técnicos entram em vigor. Para o gerente, isso pode ter vantagens e desvantagens.
"A desvantagem é que, quando as regras são estáveis, você sabe claramente qual é o seu objetivo, porque hoje, por exemplo, sabemos que a McLaren é competitiva, assim como a Ferrari", explicou. "Mas para 2026, ninguém sabe quem será rápido. A desvantagem é que você não tem um ponto de referência claro, mas bem, isso é esporte, e é isso que mantém os fãs interessados".
"A vantagem para nós é que, com essa grande mudança de regra, todas as equipes enfrentam um novo desafio, inclusive a nossa. Ninguém sabe onde elas estarão. Se você perguntar a qualquer chefe de equipe, eles também não sabem. Essa é a parte empolgante: não sabemos onde estaremos".
"Nosso desafio é maior do que o de qualquer outra equipe porque temos que fazer muito mais em menos tempo. Temos milhares de anos de experiência combinada na F1 entre os funcionários, mas menos de um ano trabalhando juntos como uma equipe", concluiu.
"Esse será o primeiro desafio: fazer com que a equipe funcione sem problemas. E depois disso, independentemente de onde começarmos, o importante será a rapidez com que podemos melhorar. Esse será o nosso objetivo. Então, no geral, acho que é uma vantagem chegar durante uma mudança de regra".
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