Recomendado para você

MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026

MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026
F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026

F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

Stock Car
Stock Car
A Definir
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

F1: CEO da McLaren tem opinião diferente sobre entrada de 11ª equipe

Para Zak Brown, desde que novo time traga taxa e comprometimento certos, haverá aumento do valor das equipes atuais

Zak Brown, CEO, McLaren Racing, in the team principals Press Conference

O CEO da McLaren, Zak Brown, explicou por que a Fórmula 1 aceitar uma 11ª equipe de “qualidade” não diluirá, mas agregará valor para as equipes existentes nas condições certas.

A FIA recebeu vários pedidos de entrada para expandir o grid além das atuais 10 equipes.

Leia também:

Acredita-se que a candidatura de Michael Andretti esteja perto de ser aprovada pelo corpo diretivo. Mas Andretti ainda enfrenta forte resistência da F1, que também terá que aprovar qualquer inscrição, e da maioria das equipes devido a preocupações com a diluição de seu fundo de prêmios.

Falando ao Motorsport.com e ao site irmão da Autosport, Motorsport-Total, Brown acredita que, desde que a atual taxa anti-diluição de US$ 200 milhões seja pelo menos triplicada no próximo Pacto de Concórdia de 2026, uma equipe poderia ser financeiramente benéfica para as já existentes.

Quando questionado sobre porque apoiaria uma 11ª equipe diluindo o prêmio em dinheiro, Brown respondeu: “Porque acredito que não vou desistir desse dinheiro.

"Tem que ser a equipe certa com os recursos certos. Vamos supor por um momento que sim. Se eles pagarem a taxa de franquia certa - que não é 200 milhões, digamos que seja 700 milhões - então eu recebo 70 milhões.

“A diluição de uma 11ª equipe é de cerca de 10 milhões por ano. Então, se eu conseguir 70, isso vai me cobrir por sete anos.

“Então, se custar 700 só para entrar, serão criados 700 milhões a mais em valor de franquia. Então, seja lá o que eu valha hoje, escolha um número... dois bilhões, agora valho 2,7 bilhões.

The new Andretti Global logo

The new Andretti Global logo

Photo by: Andretti Autosport

Ele acrescentou: “Além disso, se você tem uma 11ª equipe, a escassez é ainda maior porque só há espaço para 12 equipes. Assim que são 12, você está esgotado, o que aumenta a demanda”.

A Andretti da IndyCar, que rebatizou sua organização mundial de corridas para Andretti Global, contratou a General Motors para seu programa de F1, embora ainda não esteja claro quão envolvida a GM estaria.

Mas Brown destacou que mesmo que a GM tratasse a F1 apenas como um exercício de branding, parte do dinheiro de marketing que gasta na categoria também iria para as equipes.

“As equipes recebem 70% do dinheiro que entra no esporte. Se a General Motors entrar e gastar publicidade, patrocinar uma corrida, digamos que gastem algum Paddock Club, gastam 100 milhões por ano, recebemos 70 disso," ele explicou.

“Então, de repente, os 100 que eles estão retirando do sistema, eles estão colocando 70 ou 50 de volta. E então, com o número de franquia certo, não estou me diluindo.

“Não sei o suficiente sobre a oferta da Andretti para ter uma opinião sobre se eles deveriam ou não ser aceitos. Ninguém viu a oferta.

“Mas se alguém está preparado para pagar a taxa de franquia certa, é uma equipe de corrida de qualidade, sabemos quem eles são e de onde vem seu dinheiro, estão trazendo um fabricante e estão pagando a taxa certa, então eu não vejo isso como uma diluição. Eu vejo isso como um aditivo."

 

TELEMETRIA: RICO PENTEADO aponta chances de RED BULL no Japão e quem pode ser ZEBRA em Suzuka

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #248 – Ferrari ‘passa pano’ para Leclerc e subestima Sainz?

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

 

Artigo anterior F1: Quem pode se dar bem no GP do Japão, em Suzuka?
Próximo artigo F1 - Verstappen: Se você não gosta da dominância da Red Bull você não é um fã de verdade

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros