F1: Equipes terão unidade de potência extra em 2023 sem punição; entenda
Cada piloto poderá usar quatro exemplares em vez de três antes que as punições entrem em vigor
As equipes de Fórmula 1 e a FIA concordaram em aumentar a alocação de quatro dos principais elementos da unidade de potência para a temporada 2023 sem os times receberem qualquer penalidade por isso.
A mudança, que ocorre no meio de uma temporada recorde de 23 corridas, deve reduzir o número de penalidades com perda de posição no grid aplicadas pelo uso de elementos extras na última parte do calendário. A partir de agora, cada piloto pode usar quatro em vez de três exemplares do motor de combustão interna, turbo, MGU-H e MGU-K nesta temporada, antes que as punições entrem em vigor.
A alocação para o armazenamento de energia e a eletrônica de controle, sendo que a última já pegou Charles Leclerc, da Ferrari, com uma penalidade na segunda corrida do ano na Arábia Saudita, permanece em dois exemplares de cada por temporada. A mudança foi uma das várias questões acordadas pela Comissão da F1 e aprovadas pelo Conselho Mundial de Automobilismo hoje.
Em atualização do regulamento esportivo, o tempo alocado para o procedimento de grid foi estendido de 40 para 50 minutos, a fim de permitir mais tempo para cerimônias antes das corridas. A FIA refere que “em determinadas corridas, este tempo adicional será utilizado para a apresentação dos pilotos aos fãs”.
A nova definição de 'trabalho' em um carro em um pit stop que tenha penalidade, que foi colocada em evidência com a punição aplicada a Fernando Alonso na Arábia Saudita e que foi posteriormente rescindida, foi agora formalmente adotada nos regulamentos. As equipes já haviam sido informadas na Austrália que o fato de os macacos tocarem o carro constituiria 'trabalho'.
Em um desenvolvimento intrigante, a FIA concordou em analisar possíveis exclusões de limite de custo relacionadas à atualização da infraestrutura da fábrica da equipe de F1, mas apenas no contexto de melhoria da sustentabilidade.
A Williams, em particular, vem pedindo um pouco de espaço para atualizar as instalações de Grove, já que a equipe ficou para trás dos rivais ao longo dos anos, quando tinha um orçamento limitado. Ainda não se sabe que tipo de mudanças a nova iniciativa permitirá que as equipes façam sem afetar o limite.
Uma declaração da FIA afirmou: "Um grupo de trabalho especificamente dedicado dentro do Comitê Consultivo Financeiro (FAC) desenvolveu uma proposta para a introdução de uma exclusão de custos em relação a determinadas iniciativas de sustentabilidade a partir de 2023, com foco especial em preocupações ambientais."
"Após o apoio dos membros da FAC e a aprovação da comissão, determinados custos de iniciativas de sustentabilidade serão agora excluídos do limite de custos. Essas exclusões abrangem, entre outras coisas, os custos associados à instalação de infraestrutura sustentável, auditoria e monitoramento da pegada de carbono dos concorrentes, doações a instituições de caridade envolvidas na promoção de projetos de sustentabilidade ambiental e programas de compensação de carbono. A FAC continuará a aperfeiçoar esse regulamento."
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