F1 deve introduzir ponto por volta mais rápida em 2019
Campeonato pode aprovar a qualquer momento votação de última hora para que medida faça parte da temporada deste ano
O Conselho Mundial de Automobilismo da FIA aprovou os planos para dar aos pilotos um ponto extra no mundial de Fórmula 1 para quem fizer a volta mais rápida a partir da corrida de abertura da temporada 2019, em Melbourne.
A iniciativa, que não foi mencionada no boletim de quinta-feira do conselho, agora tem que ser aprovada por voto eletrônico da Comissão de Fórmula 1 para ser adicionada ao Regulamento Desportivo antes da primeira corrida.
Passando pelo Grupo de Trabalho do Esporte e pelo Grupo de Estratégia, normalmente a medida iria à Comissão antes do Conselho Mundial. No entanto, nesta ocasião, o voto eletrônico não foi concluído, então o processo de aprovação usual foi revertido.
A Fórmula E também concede um ponto para a volta mais rápida, mas ao contrário do campeonato elétrico, na F1 o ponto de bonificação só será concedido se o piloto em questão terminar entre os dez primeiros.
Isso é para impedir que pilotos que estejam fora dos pontos e com nada a perder façam uma parada de última hora para trocar para pneus novos.
A mudança leva F1 de volta às suas raízes. Um ponto foi concedido para a volta mais rápida durante os primeiros dez anos do campeonato mundial, de 1950 a 1959.
Isso foi crucial para o resultado do campeonato de 1958, quando Mike Hawthorn derrotou Stirling Moss pelo título.
Se um ponto extra tivesse sido concedido por estabelecer a volta mais rápida em 2008, Felipe Massa teria batido Lewis Hamilton pelo título mundial daquele ano.
Esse é o único exemplo desde 2000, onde pontos de volta mais rápida teriam alterado o campeão de pilotos.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.