Recomendado para você

Raul Fernández vence pela primeira vez na MotoGP no GP da Austrália

Raul Fernández vence pela primeira vez na MotoGP no GP da Austrália

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
Raul Fernández vence pela primeira vez na MotoGP no GP da Austrália
Moto2: Moreira é terceiro em corrida insana na Austrália e reduz diferença para líder González; Agius vence

Moto2: Moreira é terceiro em corrida insana na Austrália e reduz diferença para líder González; Agius vence

Moto2
Moto2
Moto2: Moreira é terceiro em corrida insana na Austrália e reduz diferença para líder González; Agius vence
F1 - Norris se diz surpreso com P2 no grid em Austin: "Simplesmente impossível de pilotar"

F1 - Norris se diz surpreso com P2 no grid em Austin: "Simplesmente impossível de pilotar"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Norris se diz surpreso com P2 no grid em Austin: "Simplesmente impossível de pilotar"
F1: Piastri aponta falta de confiança em resultado da classificação

F1: Piastri aponta falta de confiança em resultado da classificação

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Piastri aponta falta de confiança em resultado da classificação
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida principal no GP dos Estados Unidos, em Austin

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida principal no GP dos Estados Unidos, em Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida principal no GP dos Estados Unidos, em Austin
NASCAR Xfinity: Austin Hill vence na caótica Talladega, com duas bandeiras vermelhas; Motorsport transmite categoria

NASCAR Xfinity: Austin Hill vence na caótica Talladega, com duas bandeiras vermelhas; Motorsport transmite categoria

NASCAR XFINITY
NASCAR XFINITY
Talladega II
NASCAR Xfinity: Austin Hill vence na caótica Talladega, com duas bandeiras vermelhas; Motorsport transmite categoria
F1: Brown volta atrás após criticar Hulkenberg por abandono das McLarens na sprint; piloto responde

F1: Brown volta atrás após criticar Hulkenberg por abandono das McLarens na sprint; piloto responde

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Brown volta atrás após criticar Hulkenberg por abandono das McLarens na sprint; piloto responde
F1: Verstappen elogia carro perfeito em todo o Circuito das Américas após pole

F1: Verstappen elogia carro perfeito em todo o Circuito das Américas após pole

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen elogia carro perfeito em todo o Circuito das Américas após pole

F1: Entenda por que a Red Bull é beneficiada pelo ar rarefeito do México

Mesmo sem ter um carro capaz de lutar por títulos em anos anteriores, equipe austríaca venceu 2 dos últimos 3 GPs na capital mexicana

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B

A Red Bull chega ao Autódromo Hermanos Rodríguez neste fim de semana como os favoritos para vencerem o GP do México de Fórmula 1, tendo como base a boa forma que já exibiu no circuito em anos anteriores.

Líder do campeonato, Max Verstappen venceu no México em 2017 e 2018, mas uma punição na classificação e um contato com os pilotos da Mercedes fizeram com que ele não pudesse buscar um terceiro triunfo consecutivo, com a vitória ficando com Lewis Hamilton.

Leia também:

Uma característica chave do circuito mexicano tem sido decisiva para a boa forma da Red Bull lá, que é a anulação de sua desvantagem no motor em comparação aos rivais. A Cidade do México está 2.240 metros acima do nível do mar, o que significa que a densidade do ar é consideravelmente menor que a beira-mar.

Em altitude zero, ou seja, à beira-mar, a densidade do ar é considerada 1,225kg/m3, enquanto a da Cidade do México é cerca de 78% desse total, 0,96kg/m3.

Assim, lugares do tipo fazem os componentes do turbocompressor trabalhar mais. Assumindo que o mesmo volume de ar passe pela entrada, então a turbina precisa girar mais para entregar a mesma massa de ar para o compressor.

O compressor aumenta a densidade do ar, introduzindo uma concentração maior de oxigênio, para garantir que o ar pressurizado tire mais potência do motor de combustão interna.

Em temporadas anteriores, a Red Bull teve que se virar com unidades de potência de menor performance que os da Mercedes, mas o México sempre nivelou a situação.

A Honda sempre tirou de sua própria expertise em outras áreas para otimizar seu turbo, usando ideais da turbina dos jatos HondaJet, em busca de melhorar a taxa de alimentação do ar no compressor.

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B

Photo by: Charles Coates / Motorsport Images

Naturalmente, isso dá à Honda uma certa vantagem, já que motores de jatos são projetados para funcionar em altas altitudes, e isso significa que as pás da turbina podem ser moldadas de forma a entregar um volume maior de ar.

Na segunda metade dos anos 1980, quando motores turbo e aspirados corriam ao mesmo tempo na F1, a altitude mexicana sempre favorecia os primeiros, com os segundos tendo uma perda de potência na casa de 20%.

Em 1988, o último ano do velho motor turbo, Alessandro Nannini foi o melhor colocado entre os pilotos sem motor turbo na classificação, ficando 3s2 atrás da pole de Ayrton Senna, 01min17s468.

Outro fator é que a densidade do ar afeta as leis da aerodinâmica, de forma a reduzir drasticamente a quantidade de arrasto que um carro de F1 geralmente produz.

Isso significa que a equipes podem ter os carros ajustados para o maior nível de downforce possível sem muitas penalizações. Mas isso também vem a um nível reduzido de downforce, produzido graças ao efeito da densidade também.

Apesar disso afetar cada equipe igualmente, o pacote de alto rake da Red Bull tem uma penalização reduzida, já que naturalmente produz mais arrasto que a Mercedes.

Considerando que a Red Bull sempre foi forte no México com carros que não eram capazes de lutar pelo título, não precisa dizer muito para explicar porquê o RB16B deve ser a estrela do fim de semana.

F1 2021: RED BULL se dando bem no MÉXICO e BRASIL? Entenda por que ALTITUDE ajuda time de Verstappen

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #142 – Verstappen e Hamilton vão bater como Senna e Prost?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Hulkenberg rejeita ida à Indy por "motivos pessoais" e faz mistério sobre futuro
Próximo artigo F1: Andretti diz que controle, e não dinheiro, matou compra da Alfa Romeo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros