Recomendado para você

Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E

Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E

Fórmula E
Fórmula E
CITROEN Formula E
Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E
F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull
OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam

OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam
F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3
F3
Monza
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

MotoGP
MotoGP
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

F1: Entenda tamanho e contexto histórico da dobradinha da McLaren

Triunfo no GP da Itália vai entrar para a história em uma série de aspectos. Saiba quais

Daniel Ricciardo, McLaren, 1st position, celebrates on the podium with his trophy with his trophy and Champagne

O GP da Itália será lembrado como mais um round da batalha entre Max Verstappen e Lewis Hamilton em busca do título de 2021, mas o resultado final também pode ser considerado histórico. Tudo por causa do despertar de um gigante esquecido da Fórmula 1: a McLaren.

A vitória de Daniel Ricciardo, tendo o seu companheiro de equipe Lando Norris na segunda posição, encerrou um fim de semana hoje considerado dos sonhos, mas que era rotina para a segunda equipe que mais venceu na F1 há alguns anos.

Leia também:

Assim que o australiano cruzou a linha de chegada, ele pôs fim a uma espera de 170 corridas e um período de oito anos e 291 dias. O último triunfo do time britânico havia sido no GP do Brasil de 2012, quando Jenson Button foi o grande nome em Interlagos.

O jejum quebrado é o segundo maior da história da F1, perdendo apenas para a Ligier, quando Olivier Panis venceu o GP de Mônaco de 1996. Naquele momento, ele havia tirado a equipe de uma fila de 14 anos e 235 dias, tendo vencido a última no GP do Canadá de 1981, com feito realizado por Jacques Laffite.

Longa espera com pilotos e motores

Fernando Alonso, McLaren MP4-30 Honda

Fernando Alonso, McLaren MP4-30 Honda

Photo by: Alastair Staley / Motorsport Images

Podemos dizer que a jornada da McLaren foi árdua, tendo passado por várias ‘eras’ dentro de sua história em tão pouco tempo. Vale lembrar que Button venceu com um motor Mercedes, o mesmo que Ricciardo, mas entre as duas vitórias, o time contou com os serviços da Honda, que substituiu a Mercedes em 2014, ficando até o final da temporada 2017. De 2018 até o ano passado, a Renault forneceu as unidades, com a volta da Mercedes no atual campeonato.

Além de motores, a equipe contou com bons nomes que não conseguiram quebrar o jejum. Além de Button, Sergio Pérez, Kevin Magnussen, Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne, Carlos Sainz e Lando Norris vestiram (ou veste) as cores da equipe de Woking.

Dobradinha histórica

Alain Prost, Ayrton Senna, McLaren

Alain Prost, Ayrton Senna, McLaren

Photo by: Sutton Images

O 1-2 da McLaren, por incrível que pareça, foi o primeiro da temporada 2021 da F1. Nem as duplas da Mercedes ou Red Bull conseguiram tal feito, mesmo com mais da metade da temporada já percorrida.

A última vez que a McLaren fez uma dobradinha foi no GP do Canadá de 2010, quando Lewis Hamilton triunfou, seguido de Button, há mais de 12 anos. Esta foi a 48ª vez em que dois pilotos do time inglês cruzaram a linha de chegada em primeiro e segundo lugar.

Vale lembrar que o recorde da equipe pertence a Ayrton Senna e Alain Prost, que fizeram 1-2 em 14 oportunidades, seguidos de Mika Hakkinen e David Coulthard, com 13.

Pontos para que te quero

The McLren team cheer Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M, 1st position, over the line

The McLren team cheer Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M, 1st position, over the line

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

Enquanto Mercedes e Red Bull travam grande batalha pelo título de construtores deste ano, McLaren e Ferrari fazem o mesmo pelo terceiro posto. A dobradinha foi dos sonhos para a equipe britânica, mas um pesadelo para os ferraristas. Agora, a disputa vê o time de Ricciardo e Norris com 215 pontos, sobre 202 da escuderia italiana.

Somente em Monza a McLaren teve 45 pontos, contra 20 da Ferrari, a segunda maior soma da história da F1, perdendo apenas para o GP de Abu Dhabi de 2014, quando a categoria distribuiu pontuação dobrada e a Williams anotou 66 tentos.

'CAUSOS' de RICCIARDO com Marko e cia na palavra de Cesar Ramos

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST - Bottas: piloto que deixou a desejar ou talento 'sacrificado'?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior RETA FINAL: Caótica F1 na Itália, escalada da rivalidade Verstappen x Hamilton e glória de Ricciardo
Próximo artigo F1: Horner diz que pit stop lento da Red Bull causou acidente entre Verstappen e Hamilton

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros