F1 - "Esse é exatamente o carro que eu não quero": Como reunião pós-Singapura fez Norris vencer no GP do México
Britânico da McLaren conseguiu dominar a corrida no Autódromo Hermanos Rodríguez, liderando a prova de ponta a ponta
Foto de: Bryn Lennon / Formula 1 via Getty Images
Lando Norris atribuiu sua vitória no GP do México a uma reunião pós-GP de Singapura sobre o carro de Fórmula 1 da McLaren o qual não se sentia à vontade.
Norris dominou o fim de semana mexicano, conquistando a pole position com uma margem de 0,262s sobre o segundo colocado, Charles Leclerc, enquanto o companheiro de equipe Oscar Piastri ficou seis décimos atrás, antes de vencer a corrida com uma diferença de 30 segundos para Leclerc.
Essa foi, estatisticamente, a vitória mais dominante da F1 desde que Max Verstappen liderou Norris por 34 segundos sob a bandeira quadriculada no GP da Hungria de 2023.
Norris nem sempre se sentiu confortável com o modelo de 2025 da McLaren, pois às vezes tinha dificuldade para levar o MCL39 ao limite, especialmente na classificação; ele sentiu que não conseguia pilotar com o carro com seu estilo natural de guiar, devido à sua sensação com o eixo dianteiro.
"É que hoje me sinto melhor com o carro", disse Norris à Sky Sports F1 após sua vitória no México. "Tudo é uma questão de como eu me sinto com o carro. No ano passado, eu me sentia muito bem com o carro e podia ter um desempenho melhor. Este ano, tenho tido dificuldades para me familiarizar com ele".
"Ele tem sido incrivelmente rápido, mas é claro que ainda é difícil de pilotar. Mas, quando se chega ao ponto ideal, é possível fazer com que ele funcione, e ainda é algo com que tive dificuldades nos últimos finais de semana, mesmo em Singapura [onde ele se classificou em quinto e terminou em terceiro]".
"Quero dizer, tivemos nosso debriefing [reunião pós-corrida] e nos sentamos por meia hora e dissemos 'Pessoal, esse é exatamente o carro que eu não quero. Esse é o motivo pelo qual não podemos vencer mais corridas, pelo qual não vamos vencer no futuro, se continuarmos a ter um carro que não me dá o que eu preciso'. Neste fim de semana, eu tinha um pouco mais do que precisava, e posso ter o desempenho que tive neste fim de semana. É tão simples quanto isso".
Lando Norris, McLaren
Foto de: Sam Bloxham / LAT Images via Getty Images
A vitória de Norris pôs fim a uma sequência de cinco corridas sem vitórias, permitindo que ele retomasse a liderança do campeonato de Piastri pela primeira vez desde o GP do Bahrein em abril.
No entanto, Piastri está a apenas um ponto de distância, e Verstappen continua a ser uma ameaça crível ao título, com um déficit de 36 pontos - Norris estava 88 pontos à frente do holandês no início da pausa de verão.
Quando lhe questionaram se ele nunca duvidou de si mesmo, o britânico de 25 anos esclareceu: "Às vezes, no início do ano, eu certamente duvidei. Porque eu nunca quero culpar meu carro e, certamente, quando o carro estava ganhando e Oscar estava ganhando, a última coisa que eu poderia fazer era usar a desculpa de que meu carro não era bom o suficiente".
"Mas eu não estava conseguindo lidar com o carro e não estava encontrando uma maneira de fazê-lo funcionar, e estou encontrando uma maneira melhor de fazê-lo funcionar agora. É tão simples quanto isso. Não acho que uma corrida com bom desempenho signifique nada. Duas, três, quatro corridas seguidas, sim".
"Acho que os últimos meses têm sido bons. Max ainda me alcançou. Tive um bom fim de semana agora, mas Max ainda me alcançou nos últimos meses, e eu ainda tenho que manter minha cabeça baixa [focar]".
MOLINA analisa MAX x McLARENs pelo título, projeta MÉXICO e avalia BORTOLETO / HAMILTON no fim de 25
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.