F1: Ferrari envia motor de Leclerc para investigação em Maranello
Expectativa da equipe é que os danos sejam limitados ao turbo, já que Leclerc conseguiu voltar aos boxes e nenhuma fumaça foi vista saindo do escapamento


A Ferrari está investigando a causa da falha do motor de Charles Leclerc no GP da Espanha de Fórmula 1. A unidade de potência foi enviada para Maranello para ser desmontada pelos engenheiros comandados por Enrico Gualtieri. A esperança é que o V6 não tenha sofrido nenhum problema, com os danos limitados ao turbo.
"Ficamos sabendo do problema do motor primeiro com Charles pelo rádio, antes da telemetria. Foi uma surpresa, que veio de repente", disse Mattia Binotto sobre a falha que levou ao abandono do então líder do campeonato, enquanto liderava em Barcelona com uma larga distância para os rivais.
Apesar da perda de potência, o monegasco conseguiu voltar ao pitlane, sinal de que o motor de combustão interna não deve ter sofrido nenhum dano, e há uma grande possibilidade de que ele possa ser salvo para continuar sua vida, já que está apenas no segundo de sete GPs previstos.
A segunda unidade de potência de 2022, nomeada 066/7, foi imediatamente retirada do carro e enviada para Maranello para análise.
É grande as chances da falha ter se concentrado em apenas uma seção particular do turbo, já que nenhuma fumaça foi vista saindo do escapamento para justificar algo maior.
A confiabilidade será uma questão muito importante neste campeonato e, dificilmente, você verá as equipes de ponta terminarem a temporada com apenas três unidades de potência, sem estourar a alocação permitida em 2022, diferentemente do que a Ferrari conseguiu fazer em 2021.
VÍDEO: Qual é o melhor piloto da temporada 2022 da F1 até agora?
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST #178: Será o fim da linha para Vettel e Alonso na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

F1: Wolff rasga elogios a Hamilton e Russell e vê Mercedes ainda viva na luta pelo título
F1: Marko justifica ordens sobre Pérez e Verstappen e ironiza melhora da Mercedes: "Ainda não nos desafiam"

Últimas notícias
F1 - Wolff: Ainda penso em Abu Dhabi todos os dias
Mas chefe da Mercedes diz não ter problemas com o título de Verstappen, afirmando que o holandês mereceu o título
F1- Marko: "Ferrari mais rápida que a Red Bull? Não é verdade"
Mas consultor do time austríaco destaca uma corrida em particular em que o F1-75 do time italiano teve uma vantagem clara sobre o RB18
F1 - Verstappen está "frustrado" com FIA sobre limites de pista: "Nos tratam como amadores"
Holandês disse que pilotos querem ajudar a direção de prova, mas não são ouvidos
Apesar dos "dias difíceis", Masi disse que experiência o tornou uma pessoa mais forte